Você sabia que, de acordo com uma análise da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), as mulheres correspondem a 35% do total das CNH’s (Carteira Nacional de Habilitação) válidas no Brasil?
Os números mostram que ainda existe espaço para que mais mulheres assumam o volante, inclusive exercendo profissões que, geralmente, são ocupadas por homens. Um exemplo é o cargo de motoristas de veículos pesados. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), apenas 6,5% da população feminina tem CNH categoria E, exigida para dirigir carretas e caminhões.
A Unidas Frotas está entre as companhias que atua para reverter este cenário no país. A empresa conta com o programa Mulheres Motoristas, que estimula a contratação e o treinamento para ampliar a participação feminina entre os profissionais que conduzem os caminhões da companhia em todo o país. O projeto faz parte da agenda ESG e estimula a inclusão e fortalecimento da presença feminina nas operações da companhia.
Entre as colaboradoras que integram o programa estão a Lucimara Vaz Freitas, recém-contratada e primeira mulher motorista de caminhão na operação de Itumbiara (GO), e a Leandra Soares Bolrres, de Mirante do Paranapanema (SP), que está na empresa há pouco mais de um ano.
“Percebemos os olhares de espanto em todos os lugares que frequentamos. Os comentários são sempre os mesmos que, apenas por sermos mulheres, não daremos conta. Porém, somos totalmente capazes e não devemos deixar de ocupar nosso lugar dentro da profissão”, comenta Lucimara. Leandra complementa: “Gosto de ver que as pessoas ficam surpresas ao notar que é uma mulher ao volante.”
Outro exemplo é a história da Adriana Nogueira de Souza, primeira mulher a assumir o cargo de motorista de caminhão na operação da Unidas Frotas em Rio Brilhante (MS). Ela conta que ouvir comentários preconceituosos na estrada é comum e diário, mas nunca foi um fator que a fizesse desistir. “Em minha trajetória já ouvi falas desagradáveis, mas levo esses comentários como uma motivação para mostrar que mulheres são tão capazes quanto os homens.”
Mesmo diante dos desafios de ser uma motorista mulher em um espaço quase que exclusivamente masculino, Lindamir da Silva Ribeiro mostra que é possível superar obstáculos e traçar uma trajetória em direção à uma posição de destaque. A profissional é a primeira mulher a ser promovida ao cargo de Líder de Operações, em Mirante do Paranapanema. “Amo o que eu faço e poder crescer na profissão, mostrando que tem espaço para todos é extremamente significativo. Recebo muitos olhares de admiração e isso é o que me motiva seguir em frente todos os dias.”
Para Hélcio Tessaro, diretor de Recursos Humanos da Unidas Frotas, o projeto ajuda a mudar um paradigma no país, que é o baixo número de mulheres habilitadas a conduzir caminhões. “Nossa meta é apoiar a preparar essas profissionais para que façam a diferença no mercado de trabalho. No futuro, esperamos que essas motoristas sejam exemplos para engajar cada vez mais pessoas”, destaca.
Formação de condutoras
Com o objetivo de contar com mais mulheres no comando dos caminhões, a Unidas Frotas investe no treinamento das motoristas. A companhia oferece curso profissionalizante na área, direcionado às moradoras de Itumbiara (GO). A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Social do Transporte da cidade (Sest) e oferece qualificação e conhecimento para a formação de novas condutoras veículos pesados.
O curso é gratuito e as aulas são realizadas no Sest/Senat Itumbiara/GO e ministradas durante a semana, no período noturno.
A locação de frotas pode ser uma opção interessante para a sua empresa evitar burocracias e dores de cabeça.
Ler maisTerceirização de frotas é a solução para a sua companhia elétrica!
Ler maisConheça os benefícios da gestão de frotas para o seu negócio!
Ler mais