Na atualidade, são cada vez mais visíveis as transformações garantidas pela tecnologia nos veículos de transporte e seus impactos diretos nas frotas e empresas como um todo.

Se, antigamente, pensar em um automóvel se deslocando sem a ação humana, por exemplo, era algo distante da realidade, hoje, já é possível encontrarmos vários projetos e modelos de carros autônomos.

Tratando-se de empresas que trabalham com transporte, investimento em tecnologia tem modificado diversos processos no mundo corporativo.

Com isso, é possível obter vários benefícios, como ganho de produtividade, eficiência na gestão da frota e redução de custos. Sendo assim, as empresas que não procuram seguir essa tendência de desenvolvimento podem acabar perdendo grandes oportunidades e até a estagnação do negócio.

Para que isso não aconteça na sua empresa, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre como o investimento em tecnologia contribui para o sucesso da frota. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!



As mudanças ocasionadas pela tecnologia

Com o crescimento do comércio no Brasil e a expansão das indústrias no território nacional, houve também a necessidade de aperfeiçoar a logística de transporte. Isso porque o deslocamento de mercadorias é uma das tarefas de grande importância para a manutenção do mercado.


Nesse sentido, os avanços da tecnologia têm possibilitado revolucionar a atividade de transporte, tornando os processos menos complexos e mais eficientes. Como resultado disso, é possível realizar um grande volume de atendimentos, dispondo de um menor tempo e com um sistema de logística mais organizado e efetivo.


Os benefícios do investimento em tecnologia para a frota

No mercado, já é possível encontrar uma variedade de soluções que visam a atender necessidades específicas no ambiente empresarial. Para você compreender melhor a importância da tecnologia na frota, confira agora as suas principais vantagens!


Facilidade na resolução de problemas

A transformação digital contribui para eliminar vários pontos que, no passado, eram responsáveis pela falta de produtividade em uma gestão. Um exemplo é a utilização de planilhas e outros recursos manuais para controle das atividades de transporte e logística. Por meio da digitalização de documentos e o controle automatizado da gestão, os colaboradores são capazes de operar com agilidade na resolução de problemas.


Além do mais, as ferramentas de automação de dados permitem visualizar com maior clareza a situação real da frota, podendo traçar planejamentos antecipados de intervenção de problemas e contratempos no transporte de carga.

Investimento em tecnologia faz toda a diferença na gestão de frotas.

Maior controle dos processos

Ao considerar que o volume de dados e informações gerados em uma atividade logística é bastante elevado, podemos afirmar que realizar a análise e o controle desses processos de forma manual é praticamente impossível. De uma forma prática, a falta de uma boa gestão causa o desequilíbrio das contas, a desordem no cumprimento de prazos e a má produtividade da equipe de suporte e profissionais que operam a frota.


Esses e outros problemas podem ser facilmente tratados ao implementar recursos tecnológicos na empresa. Uma dessas vantagens está ligada à realização de um gerenciamento de manutenção de veículos mais eficiente. No mercado, já é possível encontrar vários softwares que ajudam os gestores a interpretar e controlar as informações sobre revisões preventivas e corretivas, por exemplo.


Para isso, dados como a última troca de óleo do motor, a vida útil de pneus e demais componentes dos veículos podem ser geridos de forma simplificada. Ao assegurar o cumprimento dos prazos de manutenção da frota, sua empresa consegue evitar custos mais elevados com imprevistos e danos prematuros do caminhão.


Além disso, a administração auxiliada pela tecnologia também afeta outras atividades. Podemos citar, por exemplo, o controle de gastos com investimento na frota e o retorno de cada projeto implantado. Isso garante que sua empresa direcione esforços em programas com baixo potencial de crescimento para a frota.


Redução de custos

Outro ponto positivo do investimento em tecnologia é a diminuição de custos. Esse tema diz respeito a vários fatores que culminam para uma boa utilização do capital na frota, e um deles está relacionado ao programa de manutenção preventiva dos caminhões. Com essa realidade, os gestores conseguem reduzir bastante os gastos com os veículos, já que a revisão antecipada garante que prejuízos com custos elevados não ocorram.


Além disso, ao considerar que a realização da gestão manual de processos aumenta os riscos de erros humanos, a implementação de ferramentas de automatização contribui bastante para evitar problemas de gerenciamento, permitindo reduzir gastos e elevar a lucratividade das operações de transporte.


Diferencial competitivo

Mesmo que as transformações tecnológicas já sejam uma mudança visível no mercado, é válido ressaltar que nem todas as empresas do segmento de transporte estão na direção desse desenvolvimento.

Por conta disso, os negócios que assumem uma política de frota pautada na evolução dos seus serviços acabam tendo bons resultados dentro do mercado. Esse diferencial competitivo permite que sua marca cresça e conquiste a confiança dos clientes, o que é fundamental para o sucesso da sua empresa de frota.


Quais são os desafios de implementar a tecnologia no setor logístico?

Agora que você sabe sobre o potencial da tecnologia para a frota, é necessário falarmos a respeito de alguns desafios que dificultam a implementação dessas inovações. O principal deles é a falta de treinamento e adaptação de toda a equipe de colaboradores da empresa.

A esse respeito, para obter o máximo rendimento dos recursos tecnológicos, é fundamental que os profissionais tenham instruções e treinamentos adequados para desempenhar as tarefas.


Outro desafio está relacionado à falta de informação dos gestores de frota sobre a existência das soluções que se relacionam com seu segmento. Isso faz com que o negócio caminhe de forma estagnada, sem ter uma perspectiva de crescimento.


Portanto, essas foram as principais informações acerca de como o investimento em tecnologia contribui para o sucesso da frota.

Percebe-se que ferramentas, como a tecnologia da telemetria, podem garantir total efeito na produtividade da empresa. Esses recursos, somados à terceirização de veículos, podem ser uma boa forma de obter investimento em tecnologia com excelência operacional.

Quer saber mais? Acesse nosso site!

Tags
Publicações relacionadas

Mercedes-Benz Actros 2651: seu aliado no transporte de carga

Conheça as vantagens de alugar o Mercedes-Benz Actros 2651 na Unidas Pesados, que entrega o melhor em tecnologia na gestão de frotas.

Ler mais

Qual a importância do romaneio para a sua frota?

Veja por que o romaneio é uma peça-chave na gestão da sua frota e tudo o que você precisa saber para otimizar tempo e lucrar mais!

Ler mais

Como alugar caminhões leves, semipesados ou extrapesados?

Saiba quais são os critérios mais importantes na hora de alugar caminhões e como escolher a melhor locadora para as suas necessidades.

Ler mais

Dragagem: saiba qual tipo de maquinário utilizar

Entenda o que é a dragagem, como funciona, quais os maquinários para utilizar nessa técnica e como a Unidas pode te ajudar!

Ler mais

Rodotrem: como escolher o caminhão ideal para a sua frota

Veja como o rodotrem faz total diferença na sua frota, otimizando entregas e economizando recursos!

Ler mais
Fique de olho

Fique por dentro das novidades e ofertas sobre terceirização de frotas na Unidas!

Obrigado! Recebemos a sua inscrição!
Ops! Algo de errado não está certo :/