Tempo de espera dos motoristas é um dos conceitos mais importantes para quem trabalha com transporte de carga. Afinal, cada minuto conta na eficiência de uma entrega, certo?
Por isso, preparamos um artigo completo sobre o tema. Aqui, explicamos o que diz a legislação brasileira e como você, gestor ou motorista, pode reduzir o tempo de espera.
Bora mergulhar no mundo da logística hoje? Vem de carona com a gente e tenha uma ótima leitura!
O tempo de espera dos motoristas é o período em que o condutor do caminhão está parado aguardando para realizar uma atividade entre deslocamentos. Isso pode ocorrer em situações como espera na fila de carga ou descarga e atrasos na liberação de acesso a portos, armazéns e indústrias.
Mesmo não dirigindo, é possível dizer que o motorista segue cumprindo suas atividades profissionais nessas ocasiões. No entanto, já houve discussões sobre como o tempo de espera se enquadraria na jornada de trabalho, como veremos no próximo tópico.
Até julho de 2023, o enquadramento do tempo de espera dos motoristas era definido pela Lei n° 13.103/2025, conhecida como a “Lei do Motorista”. Segundo essa legislação, o período de parada compulsória para realização de outras atividades não se caracterizava como jornada de trabalho.
No entanto, o Superior Tribunal Federal (STF) invalidou diversos pontos da lei por decisão unânime ao decidir que “o tempo de espera é considerado parte integrante da jornada e do controle de ponto dos motoristas”.
Na prática, isso significa que o tempo de espera deve ser remunerado pelo empregador. Já os motoristas precisam registrar o período em seus controles de ponto.
Essa decisão também eliminou as diferenças que existiam entre tempo de espera e tempo à disposição. O segundo conceito se referia à quando o motorista estava no pátio da empresa ou qualquer outro local esperando o pedido de seu superior para iniciar um novo trajeto, sem realizar alguma atividade profissional.
A determinação ainda traz as seguintes necessidades de adequações na relação empregador/funcionário:
O tempo de espera dos motoristas deixou de ser apenas um detalhe operacional para se tornar um ponto estratégico na gestão de frotas. Ajustar os processos à nova legislação é fundamental para evitar passivos trabalhistas e manter a produtividade.
A melhor forma de reduzir o tempo de espera dos motoristas é planejamento e monitoramento. Essas duas ações-chaves trazem economia e produtividade a qualquer operação logística!
Consulte seus clientes para combinar o melhor horário de chegada dos motoristas para cargas e descargas. Além de evitar atrasos, esse contato estreita a relação com os clientes, facilitando em outras negociações.
Alguns clientes também disponibilizam a opção de agendamento eletrônico para esses serviços, uma solução prática para gestores e motoristas.
O tempo de espera não é a única parada dos motoristas. Sempre vale a pena evitar rotas muito movimentadas e horários de pico, principalmente em grandes cidades e rodovias principais.
Essa prática otimiza os deslocamentos e gera economia de combustível, o que pode fazer toda a diferença no seu orçamento.
Felizmente, hoje existem muitas formas de monitorar o tráfego em tempo real e definir quais horários e rotas melhor atendem às suas necessidades.
A terceirização de frotas tem ajudado gestores dos mais variados segmentos a potencializar suas operações.
Com planos completos de locação, manutenção e gestão da frota, você pode focar 100% no seu core business.
Enquanto isso, especialistas em frotas cuidam do planejamento de rotas, monitoramento dos caminhões, treinamento e contratação dos motoristas e, claro, redução do tempo de espera.
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