A gestão de fornecedores pode ser um desafio para quem está expandindo seu negócio. Porém, quando bem executada, essa função traz economia e parcerias que agregam muito ao dia a dia da empresa.  

Neste artigo, a gente vai te mostrar como organizar seu gerenciamento para obter os melhores resultados junto a fornecedores.  

Seja qual for o seu segmento de atuação, vale a pena ficar por aqui até o final. Continue a leitura!

Importância da gestão de fornecedores

Realizar uma boa gestão de fornecedores se tornou ainda mais importante a partir do avanço da globalização. As organizações perceberam que ações estratégicas nessa atividade permitiriam expandir seus horizontes. 

De maneira geral, se pode dizer que o investimento de recursos financeiro e tempo para garantir um gerenciamento eficaz de fornecedores acontece por conta dos seguintes fatores:  

  • Produtos, serviços e matérias-primas adquiridos com maior valor agragado; 
  • Importação de produtos do exterior; 
  • Competitividade de preços; 
  • Avanços tecnológicos; 
  • Diminuição do ciclo de vida das mercadorias, reduzindo o tempo médio de novas aquisições por parte dos clientes.

Como fazer a gestão de fornecedores?

O primeiro passo para uma boa gestão de fornecedores é estabelecer as condições de fornecimento que melhor atendem a sua empresa. Nesse sentido, se incluem critérios como prazos de entregas e porcentagem de desconto para compras no atacado. 

Além disso, é preciso delimitar quantos fornecedores serão necessários para cumprir as metas definidas. Aqui, vale ressaltar que um único fornecedor pode ser suficiente para que sua organização tenha sucesso. 

Um bom exemplo é o fornecimento de veículos para sua frota. Grandes locadoras disponibilizam todos os ativos necessários para diferentes tipos de operação.

Dessa forma, você não precisa buscar carros leves em um fornecedor e caminhões em outro.

Veículos para locação de frotas.
Gestão de fornecedores de veículos é facilitado com parceiros como a Unidas Frotas!

Após levantar os critérios iniciais, é importante adotar as seguintes práticas para aprimorar ainda mais sua gestão de fornecedores:  

Conheça os tipos de fornecedores

Conhecer os tipos de fornecedores existentes é um fator crucial no fechamento de contratos. A classificação mais comum se divide em: monopolistas, habituais e especiais.  

Os fornecedores monopolistas são aqueles que oferecem produtos e serviços únicos no mercado. Por não terem concorrência (ou terem pouca), a margem de negociação em relação ao preço é menor. 

No entanto, suas soluções diferenciadas podem ser um excelente negócio para as empresas. 

Já os fornecedores habituais atuam em segmentos com ampla concorrência, o que aumenta o poder de negociação dos clientes.

 

A dica é fazer vários orçamentos e questionar cada fornecedor sobre prazos de entregas. Em seguida, limite a lista aos que forem melhores para você.  

Por fim, os fornecedores especiais prestam atendimentos pontuais, necessários apenas em algumas ocasiões. 

Indústrias automobilísticas costumam contar com esses fornecedores quando precisam de peças difíceis de serem encontradas no mercado para seus carros.

Organize todos os setores da empresa 

Todas as áreas da sua empresa precisam ter uma gestão adequada de suprimentos, sabendo exatamente quais e quantos produtos necessitam em cada compra. 

Isso evita desperdícios e, claro, gastos desnecessários nos pedidos. Uma boa ideia para organizar o estoque é utilizar softwares de gerenciamento, que facilitam muito o acesso a informações.

Compartilhe informações relevantes 

O fornecedor é um parceiro em seus negócios. Por isso, qualquer informação sobre a empresa que facilite ou aprimore o fornecimento deve ser compartilhada.  

Se sua companhia possui alguma restrição de horário para receber os produtos, por exemplo, é importante que o fornecedor saiba disso. 

Esse fluxo de troca de informações também ajuda a estabelecer uma relação de confiança entre companhias e fornecedores.

Planeje as exceções 

Em um relacionamento de longo prazo, exceções podem ocorrer. No entanto, essas situações não devem ser frequentes, pois impactam tanto no funcionamento da empresa compradora quanto na execução do fornecimento de produtos e serviços. 

Deixe claro para o fornecedor como sua empresa lida com as exceções, evitando prejuízos ou repetições de casos assim.

 

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