A colheita de vegetais é uma paixão para você? Então, seja bem-vindo(a) a este artigo! Aqui, a gente vai detalhar práticas que fazem toda a diferença nesse processo.
Também mostraremos as melhores máquinas para preparar a terra, irrigar e colher com o máximo de eficácia. Confira!
Ver a colheita de vegetais rendendo ótimos resultados é uma das maiores alegrias para os agricultores. No entanto, a qualidade das frutas, verduras e legumes colhidos depende muito de alguns fatores pré-colheita, conforme abordaremos nos tópicos abaixo:
A incidência de luz solar sobre a plantação garante que a fotossíntese seja realizada adequadamente. Afinal, a falta de luminosidade altera propriedades físicas e químicas dos produtos colhidos.
Por isso, o primeiro passo para uma boa colheita é avaliar as condições climáticas da área. O equilíbrio entre sol, chuva e uma temperatura ideal deve estar presente para garantir que você consiga atender às demandas do mercado em termos de quantidade e qualidade.
Mas e se a chuva teimar em não aparecer? Felizmente, existem equipamentos que não apenas suprem a necessidade de água, como até aumentam a produtividade mesmo em tempos de seca. É o caso dos pivôs de irrigação, sobre os quais falaremos mais adiante no artigo.
Vale lembrar que cada planta tem necessidades específicas. A análise das condições climáticas, aliada à escolha correta do produto plantado, evita perdas.
A qualidade do solo é tão importante quanto as condições climáticas. Sem os minerais e nutrientes necessários, surge o risco de colher vegetais menores e menos saborosos.
Antes de plantar, é essencial identificar o equilíbrio do nitrogênio, fósforo, potássio, entre outros minerais e nutrientes que assegurem o crescimento saudável das plantas. Caso haja qualquer imperfeição, pode ser preciso corrigir com processos de calagem ou adubação para garantir um solo fértil.
As podas têm um impacto direto na saúde das culturas, pois permitem maior incidência de luz solar e direcionam nutrientes para as partes da planta que realmente precisam.
Além disso, o procedimento melhora a circulação do ar entre as folhas e minimiza riscos de doenças causadas por fungos e pragas em geral.
Não deixe de investir nesse procedimento, ainda que pareça trabalhoso. Assim como acontece na irrigação, as podas também podem ser feitas com muito mais eficácia ao utilizar máquinas agrícolas de última geração.
E já que mencionamos máquinas, você já deve ter percebido o quanto esses ativos são importantes na colheita, certo?
Para se ter uma ideia, uma boa colheitadeira pode entregar o mesmo resultado que centenas de pessoas, trazendo economia e eficiência para a sua operação.
A seguir, apresentaremos máquinas fundamentais na colheita de vegetais, e a melhor maneira de obter todas.
As máquinas mencionadas nesta lista tornam sua colheita de vegetais mais prática, rápida e precisa, além de atuarem também na pré e pós-colheita.
O alto custo dessas máquinas têm sido um obstáculo para sua operação? Confira a solução definitiva no próximo tópico!
A aquisição de máquinas agrícolas pode representar um investimento significativo. Felizmente, existe uma solução para obter esses ativos sem comprometer o seu fluxo de caixa: a locação.
Ao alugar máquinas e equipamentos, você se livra do alto custo inicial e conta com os ativos mais modernos do mercado, já que locadoras de confiança renovam sua frota constantemente.
Aqui na Unidas Pesados, por exemplo, oferecemos ativos 0 km nas renovações de contrato das locações, além de incluir serviços como manutenção e gestão completa de seus caminhões, máquinas e equipamentos.
Quer saber mais? Acesse nosso site e entre em contato com um consultor!
Conheça mais sobre a terraplanagem e as principais máquinas usadas nessa atividade fundamental para a engenharia civil.
Ler maisConheça os benefícios da gestão de frotas para o seu negócio!
Ler maisQue tal garantir um controle de frota eficiente para o seu negócio? Veja 5 dicas infalíveis e como a Unidas pode te ajudar nessa missão.
Ler mais