O RFI é um relatório essencial para toda empresa que busca um fornecedor confiável, independentemente do serviço a ser prestado. Nesse documento, é possível tirar as principais dúvidas sobre o fornecedor. Assim, você e sua companhia podem ter mais segurança antes de fechar negócio.
A importância do RFI é tão grande, que decidimos dedicar um artigo só para o tema. Aqui, a gente vai te mostrar como fazer sua solicitação e quais os principais itens que devem ser analisados ao recebê-lo. Continue a leitura!
Em primeiro lugar, é importante saber o que RFI significa. Essa pequena sigla se traduz como solicitação de informações (Request for Information, em inglês). Basicamente, o RFI é o primeiro passo para empresas que queiram profissionalizar a sua relação com os fornecedores.
Vale ressaltar que o documento não oficializa o fechamento de um negócio, ou seja, ainda que sua empresa peça o RFI do fornecedor, o compromisso formal entre as partes permanece inexistente.
Veja a seguir as principais informações que podem ser levantadas sobre um fornecedor por meio do RFI:
Agora que você já sabe o que consta no RFI, siga para o próximo tópico e confira como solicitar o relatório.
O primeiro passo para solicitar o RFI é entender as necessidades da sua empresa. Quanto mais específico você for em relação a isso, melhor.
Para exemplificar, se sua busca é por terceirizar uma frota de veículos, solicite o relatório apenas a empresas que oferecem esse serviço, e não a qualquer companhia que se classifique como “do setor automotivo”.
Além disso, informe os seus principais objetivos de maneira direta. Uma boa ideia é já começar o relatório explicando o que a sua empresa deseja, de modo que o fornecedor possa responder rapidamente se as expectativas estão alinhadas com o que pode ser oferecido.
Inclua no início ainda eventuais exigências e requisitos mínimos para atender suas demandas. Assim, caso o fornecedor não consiga cumprir com o que foi pedido, poderá responder com a negativa sem fazer outras consultas desnecessárias.
Também é importante informar o escopo de serviços que deseja contratar. Seguindo o exemplo da terceirização de frotas, se sua empresa precisa de dez veículos, deixe o número em evidência ao solicitar o RFI.
O último passo é solicitar detalhes sobre as soluções oferecidas pelo fornecedor. Afinal, cada empresa tem sua própria maneira de trabalhar, e isso precisa estar alinhado com o que você espera e precisa.
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Conhecer esses detalhes sobre os fornecedores ajuda a tomar decisões certeiras e fechar negócios que geram não apenas lucro, como também facilidades em seu dia a dia.
Após reunir suas principais necessidades no relatório, é hora de definir um prazo máximo para que o fornecedor entregue as respostas.
Aqui, vale verificar o número de informações solicitadas para escolher um prazo realista. Leve em conta que o RFI é um documento que pode ser bem complexo, e levará algum tempo apenas para fazer a leitura.
Se você receber um RFI satisfatório e decidir avançar na negociação, vai conhecer outros dois importantes relatórios: o RFP e o RFQ.
O primeiro é uma solicitação de proposta, ou Request for Proposal. Nesse documento, constará a precificação do fornecedor, além do tempo de contrato e detalhes adicionais do serviço ou ativos que serão disponibilizados.
Caso tenha solicitado o RFI para mais de uma empresa, e deseje fazer o mesmo com o RFP, certifique de que as mesmas informações foram encaminhadas para todos os concorrentes. Dessa forma, você não corre o risco de receber precificações muito distintas, e que não atendam ao que você realmente precisa.
Já o RFQ, que é uma solicitação de cotação, ou Request for Quotation. Ainda mais detalhado que o RFP, esse relatório costuma incluir especificações técnicas dos serviços ou ativos, objetivos de compra e o portfólio do fornecedor.
Como última dica, recomendamos que as respostas de todos esses relatórios sejam analisadas em conjunto com departamentos-chaves de sua empresa. Profissionais de diferentes áreas, como financeiro e jurídico, podem ter interpretações próprias dos relatórios e contribuírem com os seus pontos de vistas sobre os mais variados aspectos. O ideal é não ter pressa de aprovar um ou outro relatório, e sim tomar a melhor decisão para sua empresa.
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