Você já ouviu falar em TCO? Trata-se de uma estimativa que leva em conta todos os gastos com ativos de uma empresa em um determinado período. Para saber mais sobre o assunto, é preciso entender qual a relação entre tempo e dinheiro e o que isso tem a ver com terceirização de frota, basta ler o texto a seguir!

A depender do segmento de negócio, as despesas com frotas de uma empresa podem ser muito altas, perdendo apenas para folha de pagamento ou treinamento. Considerado o delicado cenário mundial das montadoras nesse momento de pandemia, a terceirização de veículos e equipamentos tem sido cada vez mais considerada por organizações de diversos portes e setores. Isso porque, arcar com o custo total de propriedade de um veículo muitas vezes não vale a pena.

Mas como ter certeza de qual a melhor alternativa para sua empresa? Especialistas recomendam o cálculo de Total Cost of Ownership (TCO), que leva em conta todos os recursos financeiros destinados à compra de ativos, sejam os que estão previstos, mas também os imprevistos, visando definir a opção que ofereça o menor preço.

“O TCO avalia o melhor uso de bens caros, afinal, é preciso saber sobre aquisição, a manutenção e utilização, visando tirar maior proveito do ativo. Não se trata de um cálculo, mas uma estimativa que considera diversas variáveis, incluindo o fornecedor, a empresa e o usuário do ativo. Quanto mais afinada for essa projeção, mais será possível ter um planejamento completo da empresa. Em um momento como o que estamos vivendo, com alta variação de preços, não sabemos como será o custo lá na frente, por isso é muito importante calcular o TCO com muito mais detalhe e cuidado”, explica Rodrigo Manzan de Andrade, gerente nacional de Top Account da Unidas Frotas.

O que é TCO?

Traduzindo para o português, a sigla “TCO” significa custo total da posse e trata-se de uma estimativa financeira utilizada por consumidores e também por gerentes de empresas para avaliar os custos diretos e indiretos relacionados à compra de ativos. Na terceirização de frotas, o TCO baseia-se no fato de que decisões devem ser tomadas levando em conta todo o dinheiro envolvido na negociação ao longo do tempo.

Calcular o TCO corretamente é fundamental no controle das finanças.

“A métrica é utilizada para fazer uma correta mensuração do custo durante a permanência com o bem. Seja para locação ou compra, a depreciação vai ocorrer, mas quem tem maior eficiência financeira e operacional? É preciso avaliar tudo isso”, ressalta o gerente da Unidas Frotas.

Para compreender o valor real da frota, é necessário conhecer os gastos visíveis e invisíveis relacionados a ela:

Custos visíveis: são os previsíveis, diretamente relacionados ao veículo. Costumam ser conhecidos, entendidos e controlados pelos clientes.

  • Documentação (IPVA, licenciamento, etc);
  • Seguro;
  • Frete de entrega;
  • Manutenção preventiva e corretiva;
  • Pneus;
  • Combustível;
  • Depreciação real;
  • Despesas de venda;
  • Custo Financeiro ou de Oportunidade.

Custos invisíveis: são imprevisíveis, indiretamente relacionados ao uso do veículo. Muitas vezes não são definidos, identificados e controlados.

  • Gastos com pessoas envolvidas no processo;
  • Tempo dedicado para o gerenciamento e solução de problemas;
  • Instalações físicas;
  • Conhecimento técnico para avaliações mecânicas e de sinistros;
  • Tempo de carro parado em serviços;
  • Perda de dias de serviço por sinistros ou manutenção;
  • Uso do carro reserva ou transporte em caso de ociosidade do veículo.

TCO: tempo x dinheiro

Todo TCO deve considerar o dinheiro de acordo com o tempo, seja com relação a custo de oportunidade, ou melhor, a quantia que você deixou de ganhar por não aplicar o dinheiro, ou em juros, remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, no caso de empresas que optam por financiar a frota própria.

“O maior segredo do TCO é saber alocar cada gasto no momento certo, o que está diretamente ligado à valorização ou não do dinheiro ao longo do tempo. Ao analisar os juros ou custo de oportunidade de uma empresa que tira o capital dela para colocar na operação, é possível que ela esteja perdendo dinheiro com o tempo, quando poderia estar investindo em melhorias no próprio negócio. O TCO ajuda a evitar que isso ocorra e a gerenciar melhor os ativos de forma previsível”, afirma.

Acesse o blog da Unidas Frotas e confira outras publicações sobre terceirização de frotas: Unidas Frotas – Especialista em Terceirização e Gestão de Frotas

Vale a pena arcar com o custo de propriedade de um veículo?

Após a análise TCO, empresas têm concluído que a terceirização é mais vantajosa do que a compra de veículos, por conta da redução e previsibilidade de gastos, além da centralização de toda a frota em um único gestor.

  • Redução de custos

Na maioria das vezes, a análise TCO apresenta a locação como uma vantagem, por conta de um menor custo efetivo que ela proporciona. “A forma de comparação é analisar uma frota própria e mensurar todos esses fatores versus o preço de locação. A empresa troca o custo, que é uma variável imponderável e difícil de prever, por preço das locadoras, o que é muito mais negociável. A redução nos gastos é geralmente entre 20% e 30%”, ressalta.

  • Previsibilidade

Com base na análise TCO, a terceirização troca gastos variáveis por um preço fixo. “Não se trata de compará-los, mas deixar de lado a imprevisibilidade, e optar por um único preço”, comenta.

  • Foco total no negócio

Além da eficiência financeira, a terceirização pode facilitar a operação da frota, principalmente no que diz respeito à manutenção. “Desde a primeira manutenção até a média de sinistralidade, tudo isso deve ser gerido. Agora imagine a complicação de gerir uma frota de 300 carros, com um motorista para cada carro. Com a terceirização, você troca o contato com 300 mecânicos para apenas um responsável pela locação”, reforça.

TCO na Unidas Frotas

A análise de TCO da Unidas Frotas leva em conta todas as despesas e custos associados a uma frota, e também todas as receitas que podem ser geradas. Para isso, é desenvolvida uma política adequada, associada a uma boa gestão. Há quase 50 anos, a Unidas Frotas é pioneira na terceirização de ativos. A companhia oferece veículos e máquinas novas, manutenção corretiva e preventiva e tarifas mais baixas de locação.

Conheça nossas soluções!

Tags
Publicações relacionadas

Unidas Frotas entrega mais de 50 caminhões para Bimbo Brasil

Confira mais detalhes sobre essa parceria de sucesso!

Ler mais

Saiba como fazer o controle de frota da sua empresa!

O controle de frota é fundamental para otimizar as operações e reduzir despesas

Ler mais

O que é câmera veicular e como ela beneficia sua frota

Conheça a câmera veicular, um equipamento moderno que aumenta a segurança e otimiza o trabalho dos motoristas.

Ler mais

Como otimizar o transporte de bebidas usando os benefícios da terceirização de frotas para o setor?

Saiba como otimizar a logística e potencializar lucros!

Ler mais

Financiamento ou aluguel de veículos: qual a melhor opção?

Descubra as diferenças entre financiamento e aluguel de veículos para empresas!

Ler mais
Fique de olho

Fique por dentro das novidades e ofertas sobre terceirização de frotas na Unidas!

Obrigado! Recebemos a sua inscrição!
Ops! Algo de errado não está certo :/
Whatsapp Unidas