Você já ouviu falar em TCO? Trata-se de uma estimativa que leva em conta todos os gastos com ativos de uma empresa em um determinado período. Para saber mais sobre o assunto, é preciso entender qual a relação entre tempo e dinheiro e o que isso tem a ver com terceirização de frota, basta ler o texto a seguir!
A depender do segmento de negócio, as despesas com frotas de uma empresa podem ser muito altas, perdendo apenas para folha de pagamento ou treinamento. Considerado o delicado cenário mundial das montadoras nesse momento de pandemia, a terceirização de veículos e equipamentos tem sido cada vez mais considerada por organizações de diversos portes e setores. Isso porque, arcar com o custo total de propriedade de um veículo muitas vezes não vale a pena.
Mas como ter certeza de qual a melhor alternativa para sua empresa? Especialistas recomendam o cálculo de Total Cost of Ownership (TCO), que leva em conta todos os recursos financeiros destinados à compra de ativos, sejam os que estão previstos, mas também os imprevistos, visando definir a opção que ofereça o menor preço.
“O TCO avalia o melhor uso de bens caros, afinal, é preciso saber sobre aquisição, a manutenção e utilização, visando tirar maior proveito do ativo. Não se trata de um cálculo, mas uma estimativa que considera diversas variáveis, incluindo o fornecedor, a empresa e o usuário do ativo. Quanto mais afinada for essa projeção, mais será possível ter um planejamento completo da empresa. Em um momento como o que estamos vivendo, com alta variação de preços, não sabemos como será o custo lá na frente, por isso é muito importante calcular o TCO com muito mais detalhe e cuidado”, explica Rodrigo Manzan de Andrade, gerente nacional de Top Account da Unidas Frotas.
Traduzindo para o português, a sigla “TCO” significa custo total da posse e trata-se de uma estimativa financeira utilizada por consumidores e também por gerentes de empresas para avaliar os custos diretos e indiretos relacionados à compra de ativos. Na terceirização de frotas, o TCO baseia-se no fato de que decisões devem ser tomadas levando em conta todo o dinheiro envolvido na negociação ao longo do tempo.
“A métrica é utilizada para fazer uma correta mensuração do custo durante a permanência com o bem. Seja para locação ou compra, a depreciação vai ocorrer, mas quem tem maior eficiência financeira e operacional? É preciso avaliar tudo isso”, ressalta o gerente da Unidas Frotas.
Para compreender o valor real da frota, é necessário conhecer os gastos visíveis e invisíveis relacionados a ela:
Custos visíveis: são os previsíveis, diretamente relacionados ao veículo. Costumam ser conhecidos, entendidos e controlados pelos clientes.
Custos invisíveis: são imprevisíveis, indiretamente relacionados ao uso do veículo. Muitas vezes não são definidos, identificados e controlados.
Todo TCO deve considerar o dinheiro de acordo com o tempo, seja com relação a custo de oportunidade, ou melhor, a quantia que você deixou de ganhar por não aplicar o dinheiro, ou em juros, remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, no caso de empresas que optam por financiar a frota própria.
“O maior segredo do TCO é saber alocar cada gasto no momento certo, o que está diretamente ligado à valorização ou não do dinheiro ao longo do tempo. Ao analisar os juros ou custo de oportunidade de uma empresa que tira o capital dela para colocar na operação, é possível que ela esteja perdendo dinheiro com o tempo, quando poderia estar investindo em melhorias no próprio negócio. O TCO ajuda a evitar que isso ocorra e a gerenciar melhor os ativos de forma previsível”, afirma.
Acesse o blog da Unidas Frotas e confira outras publicações sobre terceirização de frotas: Unidas Frotas – Especialista em Terceirização e Gestão de Frotas
Após a análise TCO, empresas têm concluído que a terceirização é mais vantajosa do que a compra de veículos, por conta da redução e previsibilidade de gastos, além da centralização de toda a frota em um único gestor.
Na maioria das vezes, a análise TCO apresenta a locação como uma vantagem, por conta de um menor custo efetivo que ela proporciona. “A forma de comparação é analisar uma frota própria e mensurar todos esses fatores versus o preço de locação. A empresa troca o custo, que é uma variável imponderável e difícil de prever, por preço das locadoras, o que é muito mais negociável. A redução nos gastos é geralmente entre 20% e 30%”, ressalta.
Com base na análise TCO, a terceirização troca gastos variáveis por um preço fixo. “Não se trata de compará-los, mas deixar de lado a imprevisibilidade, e optar por um único preço”, comenta.
Além da eficiência financeira, a terceirização pode facilitar a operação da frota, principalmente no que diz respeito à manutenção. “Desde a primeira manutenção até a média de sinistralidade, tudo isso deve ser gerido. Agora imagine a complicação de gerir uma frota de 300 carros, com um motorista para cada carro. Com a terceirização, você troca o contato com 300 mecânicos para apenas um responsável pela locação”, reforça.
A análise de TCO da Unidas Frotas leva em conta todas as despesas e custos associados a uma frota, e também todas as receitas que podem ser geradas. Para isso, é desenvolvida uma política adequada, associada a uma boa gestão. Há quase 50 anos, a Unidas Frotas é pioneira na terceirização de ativos. A companhia oferece veículos e máquinas novas, manutenção corretiva e preventiva e tarifas mais baixas de locação.
Conheça nossas soluções!
Descubra se as máquinas pesadas seminovas são a escolha certa para garantir os melhores resultados em suas operações!
Ler maisDescubra como o TCO funciona e aumente a previsibilidade do seu orçamento
Ler maisO SSMA garante a integridade física dos profissionais, em especial, com o uso de veículos pesados. Entenda a sua importância!
Ler maisVeja como a sustentabilidade empresarial impacta na venda de produtos e imagem das empresas diante do mercado!
Ler mais