9 KPIs de gestão de frotas para acompanhar de perto

Os KPIs de gestão de frotas existem para medir a eficiência dos serviços prestados, identificar pontos de melhoria e mapear as estratégias que estão dando certo.

Esses indicadores podem ser monitorados por meio de sistemas de gestão de frota ou de maneira manual, com o uso de planilhas e arquivos de texto. O importante é registrar cada dado e orientar a tomada de decisões com base no que foi encontrado.

No artigo de hoje, mostramos 9 KPIs que não podem ficar de fora do seu levantamento. Confira!

KPIs de gestão de frotas mais importantes

Os KPIs de gestão de frotas mais importantes estão ligados a questões financeiras, produtividade e satisfação dos clientes. Veja a seguir uma explicação detalhada de cada um:

 

Manutenção por veículo

Na mensuração de gastos relacionados à manutenção, entram despesas tanto com as ações preventivas como corretivas.

 

É bom lembrar que prevenir geralmente sai mais barato que remediar. Portanto, prefira fazer revisões regulares na frota.

Analisar os gastos com manutenção também ajuda a empresa a entender qual veículo se adequa melhor às necessidades do negócio.  

Além disso, esses custos podem ser otimizados com outras ações: capacitação da equipe de motoristas, conscientização sobre boas práticas de direção, cursos e campanhas voltados à condução responsável...

Consumo de combustível

O consumo exagero de combustível é um dos principais vilões para os gestores de frotas. Os gastos com reabastecimento ocupam grande parte do orçamento disponível de uma empresa de transporte, se não forem devidamente monitorados.

O levantamento dos gastos médios pode ser realizado comparando os deslocamentos entre os motoristas da frota. Contudo, é preciso analisar de acordo com cada tipo de veículo e considerar se alguns saem da sede já totalmente abastecidos ou não.

Desse modo, será possível estabelecer o gasto real de combustível com precisão, ao chegar à média de consumo. A decisão sobre o período em que a análise vai ocorrer (semanal, quinzenal, mensal, trimestral, entre outros) depende das preferências de cada gestor.

KPIs de gestão de frotas, como consumo de combustível, são essenciais para otimizar uso de veículos.

Custo de quilômetro rodado

Quando gestores têm informações precisas sobre os gastos de manutenção e operação dos veículos da sua frota, fica mais fácil determinar o custo mensal dos quilômetros rodados.

Um meio de agilizar isso é adotando softwares de gestão adaptados ao gerenciamento de frotas. Assim, será possível entender quais são os veículos que apresentaram maior incidência de quebras e paralisações, escolher óleos lubrificantes que fornecem o melhor desempenho, mapear rotas melhores, entre outras ações.

Idade média da frota

Analisar a idade média dos veículos da empresa também ajudará você a entender se está entregando o melhor serviço disponível.

Quando os custos de manutenção estiverem muito elevados e comprometerem o orçamento, terceirizar a frota pode ser a melhor opção.

Taxa de disponibilidade da frota

Diretamente relacionado ao KPI anterior, a taxa de disponibilidade indica o número de veículos disponíveis para realizar as operações rotineiras do negócio. Contudo, esse KPI de gestão de frota vai além, e abrange também a qualidade das peças utilizadas, o trabalho individual de cada condutor, entre outros aspectos.

Analise a quantidade de veículos que a frota tem, inclusive aqueles que estão temporariamente paralisados.  

Depois, estabeleça ações para que o nível de ativos parados seja o menor possível. Um bom cronograma de manutenção preventiva é essencial nesse caso.

Produtividade

Indicadores de produtividade da frota garantem que os gestores tenham uma visão global e precisa sobre a eficiência das operações para tomar decisões embasadas e definir metas realistas.

Inclusive, existem vários KPIs de gestão de frotas voltados à medição de produtividade, como:

  • Ocorrência mensal de acidentes;
  • Comparação de custos entre peças originais e paralelas;
  • Número de atrasos de entregas (é importante mapear os motivos para essas ocorrências).

Outra dica é definir os gastos de manutenção relacionados a cada motorista. Mapeie aqueles que têm hábitos inadequados e converse com eles sobre a necessidade de manter uma condução responsável, uma vez que essa ação ajuda na economia de recursos, na qualidade das entregas e na proteção das cargas.

Reclamações de clientes

Muitas empresas estão cientes em relação a reclamações de clientes, mas só tomam medidas pontuais para resolver os problemas citados. É preciso transformar essa preocupação em um indicador-chave de desempenho, de modo que as sugestões e queixas sejam assimiladas pelo negócio.

O primeiro passo é contabilizar as reclamações e categorizá-las, priorizando as queixas que mais se repetem, caso tenham a ver com atividades relacionadas à gestão da frota. A partir disso, será mais fácil tomar medidas que solucionem os problemas.

Tempo de entrega

Entregar as cargas dentro do prazo acordado é fundamental para fidelizar clientes e manter o negócio economicamente viável.  

No entanto, é preciso tomar cuidado para não traçar metas irrealistas e colocar em risco a segurança dos funcionários e veículos.

Por isso, pense em prazos de entrega coerentes. Uma medida para garantir a precisão é comparar os trajetos dos motoristas e entender quanto tempo leva para percorrer rotas similares.  

Também é essencial considerar os horários, evitando períodos do dia com altos fluxos, especialmente em rodovias principais e grandes cidades.  

Quantidade de multas

Muitas das multas podem estar associadas a uma direção imprudente dos motoristas, mas a escolha de rotas também ajuda a evitar as infrações.  

Oriente os motoristas sobre as melhores práticas no trânsito, mas também busque meios de estabelecer os trajetos mais adequados para eles percorrerem.

Gostou do nosso conteúdo? Então, siga no blog da Unidas Frotas e confira também como fazer uma roteirização inteligente para os motoristas da sua empresa!

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