Created with Snap
Veículos especiais: conheça os principais modelos dessa categoria!

Veículos Especiais: conheça os principais modelos dessa categoria!

Com o objetivo de atender às diferentes necessidades dos clientes, o mercado de veículos especiais tem investido na criação de projetos inovadores. Além de otimizar o transporte, esses projetos disponibilizam recursos específicos que facilitam a rotina de cada usuário, como é o caso das ambulâncias, UTIs móveis, viaturas e vários outros tipos.

Apesar de ainda ser bastante utilizado pelos órgãos públicos, os veículos especiais têm ganhado cada vez mais espaço no setor privado como uma alternativa de deixar o produto ou o serviço ainda mais próximo do cliente.

Essa categoria é bastante ampla, pois abrange diversos modelos de carros personalizados com incontáveis finalidades. Por esse motivo, neste artigo apresentamos um resumo sobre o que são os veículos especiais e quais são os tipos mais comuns desse grupo. Acompanhe a leitura!

O que são os veículos especiais?

A Resolução n.º1 de 06/01/20 do DNIT define como veículo especial todo aquele que apresenta características específicas e que tem a função de facilitar o transporte de carga invisível ou prestar serviços especializados. Podemos citar como exemplos os seguintes modelos:

  • pranchas carrega-tudo;
  • guindastes;
  • máquinas perfuratrizes;
  • subestações móveis;
  • caminhões munck;
  • viaturas;
  • carros funerários;
  • food trucks;
  • ambulâncias;
  • caminhões de bombeiro;
  • bases móveis (normalmente utilizadas por instituições da Polícia Militar, Procon e unidades de saúde pública).

Como mencionamos, a categoria de veículos especiais é bastante diversificada e, por isso, pode atender diferentes objetivos e finalidades. Mas ao contrário do que a maioria imagina, alguns desses modelos não vêm prontos de fábrica, ou seja, é preciso realizar as devidas alterações para que o propósito do projeto seja cumprido.

Leia também:  Como fazer o termo de responsabilidade de veículo da empresa?

Nesse caso, os veículos especiais produzidos pela fábrica são os de grande porte, como os caminhões de bombeiros, pranchas carrega-tudo e os guindastes. Já carros como viaturas, ambulâncias e food trucks, por exemplo, são adaptados por empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Quais os principais tipos de veículos especiais?

Atualmente, encontramos no mercado diversos modelos de veículos especiais. Contudo, continuam sendo os mais comuns dessa categoria os automóveis utilizados pelas organizações de segurança pública e privada, além das unidades de saúde. Sendo assim, vamos explicar brevemente os diferenciais de cada um deles. Confira:

Ambulâncias

Veículos especiais: Ambulância

As ambulâncias podem ser utilizadas para transportar pacientes ou prestar atendimentos emergenciais, como no caso da UTI móvel. O modelo mais utilizado para essa finalidade são os furgões, devido ao amplo espaço, altura e a facilidade para a adaptação.

Ao transformar uma ambulância, a empresa considera fatores como conforto, praticidade e segurança. Podem ser instalados no veículo itens como aparelho respiratório, bomba de infusão, desfibrilador e maca. Além disso, são necessários compartimentos para medicamentos, colares cervicais, cadeira de rodas, cintos, pranchas e acessórios de pequenas cirurgias.

Viaturas

Veículos Especiais: Viaturas policiais

A adaptação feita em viaturas consiste na instalação de sirene, rádio, giroscópio, grade protetora com tranca, compartimento específico para o transporte de cães e a blindagem da lataria do veículo. Os modelos utilizados para esse fim podem variar de acordo com a necessidade da organização; logo, as adaptações são feitas considerando o objetivo apresentado à montadora.

Carros funerários

Veículos especiais: Carros Funerários

Utilizados para transportar a urna (ou caixão, como é chamado popularmente), os carros funerários são adaptados por uma empresa especializada. Nesse caso, a escolha do veículo fica a critério da funerária, porém, são consideradas algumas características importantes, como um espaço interno de, no mínimo, 2,10 metros para desenvolver o molde e uma cabine isolada com esquifo e tranca. A adaptação consiste em incluir acessórios como:

  • mesa inox;
  • luminárias;
  • cinto de segurança para a urna;
  • espaço para transportar a paramentação.
Leia também:  Outsourcing na logística: por que devo implementar?

Veículos resfriados

Veículos Especiais: Caminhões Refrigerados

Os veículos resfriados podem variar entre dois tipos: o isotérmico e o congelante. O primeiro é específico para o transporte de perecíveis, insumos farmacêuticos e medicamentos. Já o segundo modelo tem a finalidade de preservar o produto que está sendo transportado, mantendo-o congelado durante o trajeto.

Em ambos os modelos são utilizados materiais específicos para a vedação total do veículo. Além disso, podem ser instalados acessórios como ganchos, termômetros, luminárias, controlador de temperatura, entre outros.

Vale ressaltar que todas as adaptações feitas em um veículo, independentemente da sua finalidade ou do grau de mudança, devem seguir rigorosamente as normas estabelecidas pela Anvisa, respeitar as orientações do fabricante e passar pela inspeção do Inmetro, ok?

Vale a pena comprar ou alugar frota de carros especiais?

Quando analisamos as vantagens de comprar ou alugar uma frota de veículos especiais, percebemos que contar com os serviços de uma empresa terceirizada é mais vantajoso. Por que investir em um modelo específico, se você pode optar por outros modelos que atendem melhor às suas necessidades por um preço acessível, não é mesmo?

Além da variedade de opções, alugar uma frota de veículos especiais proporciona vantagens como:

  • aumento da qualidade dos equipamentos;
  • mais economia para a empresa;
  • garantia de manutenção e qualidade da frota;
  • troca imediata de um veículo;
  • monitoramento 24 horas via satélite;
  • substituição periódica dos veículos por uma frota 0 km;
  • investimento inicial menor.

O que avaliar ao terceirizar a frota de veículos especiais?

Ao optar por alugar uma frota de veículos especiais, é de suma importância que você escolha bem a empresa que será sua parceira. Tendo em vista a seriedade do serviço, é essencial observar fatores como:

  • boa reputação no mercado;
  • confiança;
  • opinião de clientes anteriores;
  • experiência no serviço e know-how;
  • disponibilização de um setor especializado para essa categoria;
  • suporte para a manutenção e substituição dos veículos.
Leia também:  Retenção de Talentos e a Terceirização de Frotas

Ao analisar essas características, fica mais fácil escolher a empresa terceirizada ideal para as suas necessidades e garantir uma boa negociação.

Deu para perceber que o mercado de veículos especiais tem se ampliado gradativamente com o passar do tempo. Graças à tecnologia e à inovação, os consumidores podem desfrutar de adaptações cada vez mais modernas, eficientes e práticas, e você da possibilidade de adaptar seus veículos para diferentes funcionalidades e objetivos.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto deixando um comentário no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados