Created with Snap
Unidas Carbono Neutro: crescimento com responsabilidade!

Unidas Carbono Neutro: crescimento com responsabilidade!

Unidas Carbono Neutro é um dos destaques do Unidos por um Mundo Melhor, o projeto de Responsabilidade Social da Unidas!

Quando se fala em sustentabilidade empresarial, um dos grandes desafios é a neutralização das emissões de carbono na atmosfera, principalmente quando seu negócio está diretamente ligado a frotas de veículos. Por isso, esta é uma ação que nos enche de orgulho e mostra que nos dedicamos a uma gestão focada na responsabilidade social e ambiental.

Conheça os detalhes do Unidas Carbono Neutro e como estamos trabalhando em favor de um mundo melhor para todos!

O que é o Unidas Carbono Neutro?

Unidas Carbono Neutro: crescimento com responsabilidade!

Sabemos que as empresas têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico e possuem grande poder nas mudanças do planeta como um todo, sejam elas negativas ou positivas.

O objetivo do Unidas Carbono Neutro é exatamente garantir que o nosso impacto seja positivo, pois nos insere como parte do esforço mundial pela redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera.

Estamos crescendo como nunca, e por isso nos dedicamos a garantir que esse crescimento seja sustentável e responsável. Já compensamos 96.000 toneladas de CO2, e o nosso compromisso é sermos Carbono Neutro até o ano de 2028.

Este é um forte traço do DNA da Unidas. Agora, entenda melhor como é possível equilibrar o crescimento com responsabilidade através da neutralização do CO2 liberado na atmosfera:

Como funciona a neutralização das emissões dos gases de efeito estufa?

Com o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, diversos setores da sociedade têm mobilizado recursos para diminuir as emissões desses gases. É aí que entra a possibilidade de uma empresa neutralizar o impacto ambiental causado pelas suas atividades, através de programas específicos de compensação e redução das emissões de CO2.

Leia também:  Projeto Elo: Unidas adota instituições de apoio a comunidades carentes

O primeiro passo para a implementação do Unidas Carbono Neutro foi organizar o inventário de emissões, identificando exatamente quais são as fontes de GEE na nossa operação e qual é a sua contribuição anual em toneladas de dióxido de carbono equivalente. Assim, foi desenvolvida a estratégia de compensação e redução das emissões, considerando emissões diretas, indiretas e outras – inclusive levando em conta a fabricação dos veículos, dos pneus, combustíveis e óleos lubrificantes da nossa frota, além da utilização dos carros pelos clientes Unidas.

Compensamos, através da compra de crédito de carbono premium 96.000 toneladas de CO2, que equivalem a aproximadamente 17 mil viagens de carro em volta da Terra!Atingimos a marca de 150 mil carros e temos um papel cada vez mais relevante na preservação do meio ambiente, que está no DNA da Unidas.

Para a redução das emissões de GEE a Unidas organizou seu inventário, identificando assim suas fontes de emissão e sua contribuição anual em toneladas de dióxido de carbono equivalente.

Com os resultados deste levantamento, foi desenvolvida a estratégia de compensação. O inventário de 2019 e 2020 da Unidas seguiu as normas do GHG Protocol e da NBR ISO 14064-1.

Frota Flex Unidas

Além da estratégia de compensação das emissões de CO2, também optamos por uma composição de frota com 90% dos veículos movidos a motores flex – aqueles que aceitam gasolina e/ ou etanol para o seu funcionamento.

A gasolina é um combustível que causa maior impacto ambiental. O álcool é um combustível ecologicamente mais correto por ser obtido de fontes renováveis. A diferença já começa na sua produção e vai até a sua queima; por ser derivado da cana-de-açúcar e não do petróleo, o etanol emite menos gases poluentes na atmosfera.

Leia também:  Ações Unidas contra a Covid-19

Possibilitar que os nossos veículos rodem utilizando o etanol é mais uma alternativa para garantirmos uma operação sustentável, causando menos danos ao meio-ambiente.

Carbono Neutro é só o começo

Nos tornarmos uma Companhia com emissões de carbono 100% neutralizadas é apenas uma das várias providencias previstas no nosso plano de redução de impacto ambiental. Esse plano busca atender o Princípio 8 do Pacto Global, lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, que consiste em “Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental”.

A Unidas está fazendo a sua parte ao contribuir para uma sociedade mais justa e acolhedora. Nossas ações são ampliadas a cada dia, e convidamos você a participar deste movimento para construir um mundo melhor para todos.

E então, o que você achou do projeto Unidas Carbono Neutro Deixe suas opiniões nos comentários abaixo! Conheça também as nossas outras ações de Responsabilidade Social Corporativa. Vamos juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados