Terceirização de Frotas

Transformação de veículos em ambulância: o que é preciso saber?

Admin - setembro 08, 2023

A ambulância é um veículo especial que se destina exclusivamente ao transporte de enfermos e, apesar do que muitas pessoas pensam, pode não ser apenas terrestre, mas também aéreo e até mesmo aquaviário.

Para ser considerado como ambulância, o veículo precisa obedecer à (NBR) 14561/2000 de julho de 2000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define as características técnicas, estruturais e de concepções específicas para que ele seja usado para tal fim.

Dito isso, você sabia que é possível fazer a transformação de veículos em ambulância? Para isso, é necessário que as especificações da ABNT sejam seguidas da mesma forma. Leia este post até o fim para saber tudo sobre o assunto!

Quais são os tipos de ambulância?

Antes de entender como essa personalização pode ser feita, é necessário conhecer quais são os tipos de ambulância existentes no mercado — e acredite, eles são muitos. Conheça os diferentes modelos de ambulância a seguir e para que eles são utilizados:

Tipo A

A ambulância de transporte é usada quando os pacientes não correm risco de vida. Sendo assim, ela faz apenas remoções simples e de caráter eletivo, sendo empregada uma tripulação mínima formada por um motorista e um técnico de enfermagem.

Tipo B

Esse veículo é indicado para suporte básico de vida, o que significa que o paciente está correndo risco de vida e precisa ser levado para um hospital para ser socorrido, não havendo atendimento médico no local onde ele está. A equipe mínima é a mesma da ambulância tipo A.

Tipo C

O paciente está em um local de difícil acesso ou foi vítima de um acidente, sendo necessário o uso de equipamentos de salvamento (seja aquático, terrestre ou em alturas)? Entra em ação a ambulância de resgate, do tipo C. Além do condutor, devem estar a bordo do veículo dois militares preparados para fazer o salvamento e dar o suporte básico de vida.

Tipo D

Com uma equipe formada pelo motorista, um médico e um enfermeiro, a ambulância de suporte avançado é destinada ao atendimento e transporte de pacientes em alto risco de vida, ou seja, que precisam de cuidados médicos intensivos (como UTI, por exemplo).

Tipo E

Ao contrário de todas as ambulâncias que citamos até agora, que eram terrestres, a do tipo E é o único veículo aéreo. Trata-se de uma aeronave de transporte médico, que pode conter asa fixa ou rotativa e que é usada para fazer atendimentos de resgate e transportar pacientes entre hospitais. Além do piloto, devem estar presentes na aeronave um médico e um enfermeiro, levando equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC).

Tipo F

Por fim, a ambulância do tipo F é uma embarcação de transporte médico. Como o próprio nome já diz, esse é um veículo motorizado aquaviário para transportes marítimos ou fluviais, que contém todos os equipamentos médicos necessários ao atendimento. A tripulação é composta por um condutor, um médico ou enfermeiro e um técnico ou auxiliar.

Quais marcas de carros podem ser usadas para montar uma ambulância?

Como você deve imaginar, não é possível fazer a transformação de veículos em ambulância com qualquer tipo de automóvel. Afinal, eles precisam apresentar um bom desempenho e, principalmente, contar com um ótimo espaço interno. Assim, picapes e furgões largam na frente.

A seguir, separamos as principais marcas e modelos utilizados pelas empresas na hora de fazer essa transformação. Confira:

  • Chevrolet: Montana e S10;
  • Citroën: Jumper;
  • Fiat: Doblò, Ducato, Fiorino e Strada;
  • Ford: Courier, F350, F4000 e Transit;
  • Iveco: Daily;
  • Mercedes-Benz: Sprinter;
  • Peugeot: Boxer e Partner;
  • Renault: Master;
  • Toyota: Hilux;
  • Volkswagen: Amarok e Saveiro.

Como é feita a transformação de veículos em ambulância?

Para que um carro seja adaptado e vire uma ambulância, é necessário contratar o serviço de uma empresa especializada para esse trabalho, que utilize materiais de alta qualidade e conte com uma mão de obra treinada e capacitada. Afinal, essa transformação requer que os mais rigorosos requisitos de segurança definidos pela ABNT sejam seguidos, além de cuidar também para que o veículo tenha um bom design.

Durante a transformação, o automóvel é equipado com os melhores itens de segurança do mercado, o que vai garantir a proteção do motorista, da equipe médica e, claro, dos pacientes.

Além disso, o carro recebe assentos adequados para proporcionar conforto aos pacientes e à equipe e tem seu espaço interno bem aproveitado com os equipamentos de segurança instalados em posições estratégicas para facilitar a locomoção no interior do modelo e otimizar a usabilidade desses itens.

Depois que o veículo é adaptado para oferecer um serviço de remoção e resgate, a empresa terá que fornecer ao proprietário o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), que comprovam que toda a transformação foi feita de maneira adequada e de acordo com a legislação vigente.

Como a Unidas Frotas pode ajudar nessa transformação?

Você sabia que é possível contar com veículos especiais do tipo ambulância em sua empresa sem precisar adquiri-los? É exatamente isso o que a Unidas Frotas pode oferecer.

Ao recorrer aos veículos especiais em uma frota terceirizada, você pode contar com soluções específicas para o seu negócio, contemplando toda a customização necessária. Assim, os veículos que você deseja serão transformados em ambulância e serão colocados à disposição já com todos os requisitos em dia.

Basta detalhar quais são as características dos veículos que você precisa para receber uma proposta adequada às suas necessidades. Assim, sua empresa também pode ter uma frota terceirizada com veículos especiais do tipo ambulância de maneira fácil e prática, sem precisar se preocupar com a burocracia e os custos de fazer essa transformação.

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar proposta para a minha empresa

Fale Conosco

Protegemos sua privacidade: não utilizamos seus dados para enviar qualquer tipo de SPAM.

Locação e Vendas

0800 717 2020

Atendimento ao Cliente

0800 600 6876