Created with Snap
A terceirização de frotas e a retenção de talentos

Terceirização de frotas e retenção de talentos

Em um cenário cada vez mais competitivo, as companhias travam uma verdadeira batalha pelos melhores profissionais do mercado, e o setor de Recursos Humanos é peça fundamental para o sucesso das estratégias de retenção de talentos.

Além de bons salários, profissionais de sucesso procuram bons benefícios que diferenciem as melhores empresas, e é aí que entra a terceirização de frotas como parceira do RH na retenção de profissionais.

Retenção de talentos no Brasil

No ano passado, 52% dos pedidos de demissão se deram por uma pequena diferença a mais no salário, sem representar ascensão hierárquica deste profissional, segundo levantamento do Hay Group.

Certamente, se houvesse mais investimentos no sentido de manter os bons profissionais na empresa, o gasto necessário para a captação de novos profissionais, treinamento e qualificação seria muito menor.

Apesar de 76% das das empresas ouvidas no levantamento acreditarem que é importante manter os melhores profissionais dentro de casa, apenas 26% investem na retenção de talentos.

Essa tendência revela que o mercado brasileiro guarda oportunidades para empresas que oferecem benefícios significativos aos seus melhores profissionais.

Fatores decisivos na retenção de talentos

Muitos fatores são responsáveis pela permanência (ou não) de um profissional disputado em determinadas empresas. Engana-se quem pensa que apenas o salário é decisor neste momento – há vários outros fatores que entram na conta.

Os principais pontos de decisão para a retenção de talentos nas empresas atualmente são bem conhecidos: autonomia e a liberdade para executar o trabalho, importância e o desafio das missões delegadas, ética na empresa, qualidade dos gerentes e dirigentes, perspectiva de evolução de carreira, ambiente de trabalho e, finalmente, salário e benefícios.

Por mais que salário e benefícios apareçam no final da lista, esses são os itens que o profissional realmente avalia, compara e consulta antes de se decidir entre uma nova proposta e o emprego atual. Afinal de contas, é impossível descobrir questões como o desafio, a ética e a liberdade em uma empresa na qual você jamais trabalhou.

Leia também:  Modelo Política de Frotas

Isso coloca salário e benefícios em primeiro patamar de importância para a retenção de talentos profissionais, e a chamada frota benefício é uma das maiores armas neste sentido.

Segundo a pesquisa Car Survey 2012 da consultoria global Mercer, 78% das 380 empresas consultadas oferecem um veículo para seus executivos, na maior parte dos casos para uso profissional e também pessoal.

Cargos como gerentes e diretores podem contar ainda com um segundo carro como parte desse benefício. Não é atoa que o veículo representa cerca de metade do valor dos incentivos dedicados aos cargos de presidência e diretoria.

Mas quem usufrui de um carro fornecido pela empresa projeta nele um valor ainda maior. O profissional deixa de ter uma série de custos e preocupações que teria com seu veículo próprio, está sempre de carro novo, e o mais importante: é um grande símbolo de status e sucesso profissional.

Raramente se alcança tal valor com outro tipo de incentivo corporativo.

Mais benefícios: descontos para compra de veículos

Outro benefício que pode ser oferecido para os seus talentos é a possibilidade de adquirir o veículo de seu uso no momento da renovação da frota, com preços e condições especiais de pagamento.

A venda direta é uma imensa vantagem para o beneficiário, uma vez que o carro ofertado é o mesmo que ele já estava usando, e que será substituído na ocasião da renovação da frota.

O colaborador conhece bem o veículo, sabe que foi o único a usá-lo, e consegue comprá-lo por um preço muito competitivo se comparado aos valores praticados no mercado.

Sua equipe certamente vai perceber o valor que tem dentro da empresa, você irá diminuir o turnover e os custos com seleção e treinamento de novos profissionais, o que é bom para todos.

Leia também:  Entenda como a terceirização não exclui o gestor de frotas

E o melhor: optando pelo formato de frota terceirizada, sua empresa não precisa se descapitalizar ou recorrer a financiamentos para a aquisição de veículos. Paga-se uma mensalidade fixa e a locadora cuida de tudo.

Outros benefícios da terceirização de frotas

A retenção de talentos e satisfação dos colaboradores é apenas mais um dos benefícios da terceirização de frotas para a sua empresa.

Redução de custos e eficiência operacional, além de uma série de outras vantagens são reflexos de uma frota terceirizada para companhias de todos os ramos de atividades.

Não deixe de acompanhar nosso blog, onde várias outras questões são explicadas detalhadamente para você se manter informado sobre a Unidas Frotas e a gestão de frotas corporativas. Clique aqui para solicitar o contato de um consultor especializado em terceirização de frotas que pode sanar todas as suas dúvidas a respeito. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados