Created with Snap
terceirização de frotas no agronegócio

6 vantagens da terceirização de frotas no agronegócio

A produção e distribuição de mercadorias agro são dois importantes pilares para a economia e manutenção da sociedade. E para que essa tarefa seja bem cumprida, é importante ter uma boa frota de veículos para transportar esse tipo de produto. Porém, pode ser difícil dar conta de todas essas demandas e fazer o gerenciamento da frota por conta própria.

Uma possível alternativa aqui seria investir na terceirização de frotas no agronegócio, algo que vem se tornando comum no setor. Então, se você ainda tem dúvidas em relação a esse tipo de serviço, acompanhe e entenda melhor as vantagens da terceirização!

Como funciona a terceirização de frotas no agronegócio?

A terceirização de frotas cresce no mercado pois é uma alternativa comum para negócios em que há a necessidade de deslocamento e transporte — de pessoas ou de produtos —, mas a empresa não tem a infraestrutura ideal para isso, seja com relação ao espaço para veículos ou aos procedimentos necessários.

Ao entrar em contato com uma frota terceirizada, você preenche um pedido escolhendo o tipo de veículo, a quantidade necessária e o tipo de transporte a ser realizado. Em seguida, terá acesso a uma equipe de motoristas que realizará as viagens desejadas. No agronegócio, o mais comum é que sejam usados caminhões e outros veículos de carga para entregar os produtos aos clientes.

Leia também:  Como alugar caminhões leves, semipesados ou extrapesados?

Conheça 6 vantagens de terceirizar sua frota no agronegócio

Gestores mais tradicionais costumam dar preferência a frotas próprias. Elas têm, sim, seus pontos positivos, mas a terceirização de frotas no agronegócio também apresenta benefícios a serem levados em conta. Veja a seguir 6 dos principais exemplos.

1) Redução de custos

O principal motivo para muitos gestores de frota escolherem essa opção é que a terceirização de frotas reduz os custos de investimento e manutenção. O custo inicial de adquirir veículos, combustível e um espaço para mantê-los já é bem alto. Sem mencionar os custos recorrentes com pagamento de motoristas, manutenção, entre outros fatores que se acumulam rapidamente.

Se você calcular todos esses valores e compará-los com a opção de terceirizar sua frota, verá que ela apresenta um total bem mais viável e fácil de planejar. A longo prazo, mesmo uma pequena diferença nos valores pode fazer uma grande modificação na rentabilidade da empresa como um todo.

2) Liberação do capital do negócio

Dentro de grandes negócios, existe o chamado “capital parado”, ou seja, os investimentos que não geram retorno imediato, impedindo que esse mesmo dinheiro seja aplicado em outras áreas que trazem maior rentabilidade diretamente. A aquisição de um veículo para sua frota pode ser um exemplo disso, caso não entre em circulação imediata ou precise ficar parado para manutenção por algum tempo.

Ao adotar a terceirização de frotas no agronegócio, você reduz a quantidade de capital parado, pois todos os pagamentos são convertidos em rentabilidade. Basta manter o contrato em dia e você sempre terá um conjunto de veículos à sua disposição.

terceirização de frotas no agronegócio

3) Gestão profissional

A quantidade de tarefas envolvidas na gestão de uma frota para agronegócio tende a ser bem alta. Mesmo o melhor profissional pode ter alguma dificuldade para administrar um número grande de veículos, a distribuição de entregas e todos os procedimentos de manutenção envolvidos no dia a dia, algo que só se complica com o crescimento das vendas.

Leia também:  Como alugar caminhão de carga? Conheça as vantagens!

Ao contar com uma frota terceirizada, você consegue diminuir um pouco essa carga, pois a empresa será responsável por parte das tarefas – principalmente por aquelas relacionadas à manutenção e reparo de veículos. Dessa forma, você poderá focar na melhor gestão da sua equipe e na otimização das rotinas.

4) Possibilidade de ter uma frota mista

Um engano comum que muitos cometem ao pensar em terceirização de frotas no agronegócio é que, ao fazer essa contratação, toda a frota precisa ser convertida em terceirizada. Esse é um caminho possível, mas não é uma verdade absoluta. Há sempre a possibilidade de fazer uma contratação para suprir sua demanda e manter uma frota híbrida.

Essa é uma boa alternativa se o negócio está em expansão e precisa de mais veículos e motoristas com pouco tempo de preparo. Também ajuda bastante a manter o ritmo do transporte, mesmo em períodos de baixa. Por fim, é uma maneira de manter profissionais de longa data contratados enquanto você converte sua frota para a terceirização completa.

5) Maior flexibilidade de produção

Digamos que, em um período, haja uma produção muito alta e ela precise ser escoada, o que exige um número bem maior de caminhões e entregas. Naturalmente, são feitas mais contratações e compras de veículos. Porém, no período seguinte, há uma produção menor, o que significa que tudo que foi adquirido até o momento ficará parado ou precisará ser vendido.

Em uma frota terceirizada, esse cenário não é um grande problema. Basta entrar em contato com a frota e pedir para que ela disponibilize mais ou menos veículos de acordo com a necessidade, com o custo sendo ajustado proporcionalmente.

Leia também:  Como contratar motorista para frota: 6 dicas do que avaliar

6) Despreocupação com manutenções

Muitos dos problemas em gestão de frotas ocorrem quando é necessário lidar com a manutenção dos veículos, agendando reparos e verificações, além de treinamentos para os motoristas. Ter que focar nessas tarefas tira o tempo e energia que poderiam ser dedicados a outras partes da gestão. Em uma frota terceirizada, a empresa provedora é quem lida com boa parte dessas tarefas, liberando para maximizar o potencial da sua equipe.

Conte com a Unidas Frotas na terceirização da sua frota!

Se você está buscando veículos para fazer a terceirização de frotas no agronegócio, então a Unidas Frotas está pronta para firmar essa parceria. Somos uma das maiores locadoras de veículos do Brasil, com ampla variedade de opções e profissionais prontos para atender. Estamos aqui para ajudar a planejar sua frota e aproveitar ao máximo os veículos disponíveis.

Com essas orientações, você já entende as vantagens de investir na terceirização de frotas no agronegócio. Se você contar com a parceria certa, não terá nenhum problema para aproveitar ao máximo esse serviço e aumentar sua rentabilidade.

E se quiser começar agora mesmo, entre em contato com a Unidas Frotas e entenda melhor como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados