Created with Snap
Terceirização de Frota de Caminhões

Terceirização e renovação da frota de caminhões

O uso de veículos para transporte de cargas e pessoas é uma parte indispensável de muitos negócios. A qualidade e a rapidez de uma entrega fazem toda a diferença na satisfação do cliente, o que afeta a rentabilidade a médio e longo prazo. Porém, como você já deve saber, é bem difícil dar conta de gerir tantos veículos, especialmente os de carga. Por isso, muitos optam pela terceirização de frota de caminhões.

Apesar de ser um dos métodos mais eficientes de otimização do trabalho de transporte dentro de qualquer negócio, ainda há muitas empresas que não se interessam em investir na terceirização de frotas ou têm dúvidas demais sobre o assunto para tomar uma decisão. Se você está nesse grupo, então é hora de se informar melhor sobre o tema.

Principais motivos para fazer a terceirização da frota de caminhões

Para ajudar com isso, vamos explicar alguns dos principais motivos para fazer a terceirização de frota de caminhões em seu negócio o quanto antes. Confira o post na íntegra!

1. Reduz os custos

Manter um único caminhão já é bem caro, quanto mais uma frota inteira. É necessário ter uma equipe de mecânicos, uma garagem com segurança e condições de preservação adequados, entre outras coisas que consomem boa parte do seu orçamento. Muitos gastos não são totalmente previsíveis e podem pegar você de surpresa a longo prazo.

É verdade que, de fato, custa menos ter a própria frota. Levando todas as variáveis em conta, a terceirização acaba sendo a opção de menor custo para atender a todas as suas demandas.

2. Gera uma maior flexibilidade à frota

Em uma frota própria, por definição, todos os veículos de são propriedade da empresa. Isso significa que, querendo ou não, você precisa fazer uma compra para ampliar uma frota e, depois, tentar vender algum dos veículos para reduzi-la, caso ache necessário. Em alguns casos, isso pode deixar sua disponibilidade bem rígida e dificultar o cumprimento de algumas ordens.

Diante disso, a terceirização de frota de caminhões também dá a vantagem de poder reorganizar seus veículos como achar melhor, ampliando e reduzindo a quantidade de veículos para melhor atender às demandas da sua empresa. Isso permite que você melhore a produtividade e se adapte às várias flutuações no mercado com mais facilidade.

3. Evita veículos inativos

Digamos que você tenha uma frota com 10 caminhões, mas só precise de cinco deles para atender aos pedidos de todos os seus clientes por um mês. Isso significa que, durante esse período, metade dos veículos em sua frota estão inativos, ou seja, não geram nenhuma rentabilidade para a empresa e ainda dificultam a logística. Não só isso, como também estão gerando custos com armazenamento e manutenção, mesmo parados.

Leia também:  Como se preparar para a sazonalidade do setor agrícola no Brasil?

Porém, com caminhões terceirizados, você pode mudar o número de contratados de acordo com suas necessidades e demandas internas. Dessa forma, basta entrar em contato com a empresa que fornece os veículos e preencher um novo contrato.

Terceirização de Frota de Caminhões

4. Conta com uma gestão especializada

Mesmo para um profissional experiente, pode ser um pouco difícil ter que lidar com todo seu core business e ainda ter que administrar uma frota para conseguir fornecer seus produtos e serviços ao público. E sem experiência nessa área específica, as chances de que ocorra algum erro grave são bem maiores.

A terceirização de frota de caminhões é uma forma de lidar com isso. A empresa terceirizada quase sempre terá um profissional de gestão de frotas experiente, que mostrará qual a melhor forma de utilizar esses recursos dentro do seu próprio negócio. Isso assegura maior eficiência à logística e aumenta suas chances de sucesso.

5. Acaba com a preocupação com manutenção e outros assuntos operacionais

Se você pensar nos veículos apenas como ferramentas para conduzir outros negócios, então seu trabalho de gestão é bem mais fácil. Porém, eles também exigem um pouco mais de atenção para continuarem funcionando adequadamente, como manutenção regular, limpeza e afins. Ou seja, coisas que nem sempre estão em primeiro plano no dia a dia do negócio e podem gerar ainda mais custos.

Porém, você não precisa se preocupar com isso quando se falamos de caminhões terceirizados. Se um deles apresentar qualquer defeito, basta entrar em contato com a empresa fornecedora, que se encarregará desse suporte. Melhor ainda: eles ainda mandarão um novo veículo para substituir o danificado, poupando tempo e recursos.

6. Protege contra os principais riscos

Movimentar veículos de carga sempre traz alguns riscos, principalmente os relacionados a acidentes e defeitos. Esses fatores devem ser considerados ao realizar a gestão de frotas, pois podem influenciar bastante na forma como certas tarefas são realizadas e também nas decisões tomadas. Quanto mais riscos puderem ser evitados, melhor.

Essa é outra das vantagens que a terceirização de frota de caminhões traz para o seu negócio. Com o apoio da empresa fornecedora, você também recebe uma série de benefícios, como ter um seguro incluído no contrato ou cláusulas que isentam certas responsabilidades. Desse modo, você torna toda essa transação mais eficiente e segura para você e sua empresa.

7. Permite focar em outras áreas

Para poder manter um grande número de veículos, é preciso investir em manutenção, armazenamento adequado, entre outros fatores. Tudo isso aumenta consideravelmente a quantidade de tarefas que o gestor de frotas acumula, dificultando seu trabalho. Considerando que já é necessário pensar no preparo da equipe e em outros aspectos relacionados ao seu produto, isso aumenta as chances de que algum erro seja cometido ou que alguma tarefa passe despercebida.

Por isso, é melhor delegar as tarefas relacionadas à frota para uma empresa terceirizada e focar nos aspectos mais centrais da sua empresa. Agindo assim, você terá tempo e energia para dedicar a outras áreas, minimizando erros e maximizando a rentabilidade do seu negócio ao mesmo tempo.

Agora que você entende melhor por que deve fazer a terceirização de frota de caminhões, é hora de encontrar uma fornecedora de qualidade para te ajudar com essa mudança. Com veículos modernos, bem mantidos e um bom apoio de gestão de frotas, certamente será mais fácil alcançar suas metas.

Leia também:  Aluguel de caminhão refrigerado: quais as vantagens?

Renovação de frota de caminhões: 6 sinais de que já está na hora!

O transporte de cargas é um serviço muito requisitado atualmente. Toda empresa que lida com movimentação de produtos em larga escala precisa de uma frota de caminhões para garantir o fornecimento das encomendas. Porém, diversos negócios também passam vários anos com os mesmos veículos quando já deveriam ter feito sua renovação de frota de caminhões. Mas qual é o momento certo para isso?

É importante não fazer essa renovação cedo demais, pois isso incorreria em vários custos desnecessários. Porém, adiar esse processo também pode prejudicar bastante seu fornecimento, o que causa inúmeros prejuízos para sua frota. Para evitar isso, o melhor que você pode fazer é se atentar aos sinais de que a frota precisa passar por alguma mudança.

Para ajudar com sua  gestão de frota, separamos aqui alguns dos principais sinais de que está na hora de fazer a renovação de frota de caminhões em sua empresa. Confira!

1. Desgaste e defeitos frequentes

É normal que seus veículos precisem de um pouco de atenção e manutenção ao longo do tempo, tanto de forma preventiva quanto paliativa. Porém, se um veículo começa a ir para a manutenção com muita frequência, pode ficar mais caro mantê-lo rodando do que simplesmente passá-lo adiante. Além dos custos de manutenção e peças, também há uma redução clara em sua produtividade.

Pode parecer um sinal óbvio, mas um número bem grande de gestores ainda prefere ignorar esse problema até que se torne grande demais para lidar. É mais fácil buscar um novo caminhão enquanto o antigo ainda está funcionando normalmente, de forma que a substituição não cause nenhuma interrupção na sua rotina de trabalho.

2. Inovação tecnológica

Com o tempo, novas tecnologias são desenvolvidas, melhorando a segurança e o desempenho dos veículos. E os caminhões também passam por esse processo de aprimoramento, com peças mais adequadas aos padrões recentes. Isso também significa que veículos antigos chegam a um ponto em que são completamente obsoletos, sem mais peças para manutenção.

Nesse ponto, fica claro que é hora de fazer uma renovação de frota de caminhões. É importante que isso seja feito antes de o veículo ficar completamente obsoleto, pois há o risco de ocorrer um defeito grave enquanto ele ainda está em circulação. E sem as peças certas, não é possível fazer a reposição.

Também é uma boa oportunidade para adquirir veículos recentes, que possam consumir menos combustível e tenham mais recursos de segurança.

3. Sustentabilidade

Hoje em dia, a responsabilidade ambiental das empresas é algo cada vez mais visado pelo público. Os clientes tendem a escolher negócios que se preocupam em minimizar a poluição, sendo uma boa característica para destacar entre os concorrentes.

Caminhões são veículos conhecidos por consumirem bastante combustível e, consequentemente, emitirem muito gás carbônico, o que os torna menos sustentáveis. Um público atento pode reconhecer isso, o que cria uma imagem negativa para seu negócio.

renovação de frota de caminhões é uma forma prática de lidar com isso, pois modelos recentes tendem a ser criados com a sustentabilidade em mente. Além de emitirem menos gás carbônico, também costumam ter um consumo de combustível eficiente, o que reduz seu consumo e a quantidade de poluentes emitidos.

Leia também:  Armazenagem de produtos perecíveis: como fazer até o transporte?

4. Perda de valor dos veículos

Mesmo um veículo que tenha vários anos de uso pode manter parte de seu valor, seja em peças que ainda estejam em bom estado, seja como um produto para ser revendido. Por isso, uma prática comum durante a renovação de frota de caminhões é vender os mais antigos e usar esse recurso para financiar a compra de veículos novos.

Porém, há sempre um tempo limite para fazer essa venda. Quanto mais você espera para abrir mão de um veículo usado, mais o valor dele cai, até chegar ao ponto em que pode não haver mais chance de encontrar um comprador.

Existe um momento ideal em que é possível vender o veículo usado por um valor justo, mas não tão cedo que ele ainda tenha mais utilidade dentro da sua empresa. Dessa forma, você maximiza a rentabilidade de cada caminhão, sem abrir mão de uma melhoria regular.

5. Dificuldade para acompanhar a demanda

Digamos que você tem recebido mais clientes ultimamente e houve um aumento considerável na demanda. Isso exige que você aloque mais veículos em sua rede de distribuição, o que pode exigir a compra de caminhões novos. Se esse for o caso, então pode ser uma boa hora para fazer a renovação de frota de caminhões em seu negócio.

O mesmo vale para qualquer momento em que você está com dificuldades para dar conta da demanda do seu público. Enquanto faz a compra de novos veículos, pode verificar quais dos antigos estão em tempo de reposição e preencher o pedido em conjunto. Isso poupa tempo e promove uma elevação mais expressiva na qualidade do trabalho.

6. Padronização da frota

Por fim, uma atitude que você deve tomar, à medida que seu negócio cresce, é a padronização da sua frota. Uma empresa menor pode se sair bem o suficiente com um conjunto de caminhões com tamanhos, marcas e padrões diferentes. Porém, conforme você amplia suas atividades, é interessante que fazer uma padronização de frota.

Ter caminhões de apenas uma marca e modelo oferece algumas vantagens, como facilidade para encontrar peças, consistência na qualidade do trabalho, além da possibilidade de fazer sua aquisição em conjunto, o que pode trazer um desconto como benefício. Ao longo do tempo, essa consistência será mais importante para seu melhor desempenho.

gora que você tem essas informações, já entende melhor quando é hora de fazer a renovação de frota de caminhões. Porém, mesmo nessas condições, ainda há a limitação de poder comprar todos os veículos, que podem ser caros. Conforme falamos, existem várias dicas para não ter tantos prejuízos em curto, médio e longo prazo.

Uma alternativa aqui é a terceirização de frotas. Você contrata uma empresa especializada para fornecer os veículos, reduz consideravelmente os custos de manutenção e permite fazer uma renovação mais rápida e eficiente.

Quer encontrar a ajuda que precisa para isso? Então entre em contato com a Unidas Frotas e peça mais informações sobre nossos veículos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2022 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados