Created with Snap
Telemetria e rastreamento veicular: saiba as diferenças

Telemetria e rastreamento veicular: saiba as diferenças

Tempo de leitura: 12 minutos.

Nos últimos anos, as ferramentas de rastreamento e telemetria veicular têm se tornado cada vez mais presentes no controle e segurança de frotas corporativas.

O rastreamento veicular é uma solução que disponibiliza ao gestor da frota a localização atual dos veículos. A telemetria é uma tecnologia que vai mais além: ela fornece informações precisas sobre as condições de mecânica do veículo e o perfil de condução do motorista.

Pode-se dizer que esses são recursos indispensáveis para o administrador de frotas que deseja melhorar os índices de produtividade da empresa e garantir a segurança dos veículos e dos seus condutores.

Se você quer saber mais sobre a gestão de frotas, nós contamos tudo neste post. Confira a seguir!

O que é rastreamento veicular?

O que é rastreamento veicular?

Rastreamento veicular é o serviço mais básico de acompanhamento de veículos em uma frota. O sistema utiliza a rede de GPS para definir a localização imediata do veículo e a rede de dados celulares para enviar as informações a uma central.

Outra parte do sistema é o software, que permite visualizar as informações de localização do veículo e oferece funções simples, todas relacionadas ao seu posicionamento geográfico.

Essa solução é adotada por algumas empresas, porém é mais indicada para o público de pessoa física. Isso se deve ao fato de que as informações do rastreamento veicular são mínimas, quando comparadas com as necessidades na logística de uma operação organizacional.

Por isso, essa é uma ferramenta ideal para aqueles que não têm necessidade de monitorar uma frota. É muito utilizada para encontrar veículos furtados.

O que é monitoramento veicular?

 

O monitoramento veicular une as funções do rastreador com um sistema que permite a configuração de relatórios e alertas de eventos preestabelecidos para que o gestor possa identificar a utilização deste veículo e aspectos do comportamento do motorista. É um dispositivo com mais recursos, e que atende de forma satisfatória à demanda de muitas empresas.

Os sistemas de monitoramento veicular informam a posição, o sentido de deslocamento e a velocidade do veículo em que está instalado. A partir desses dados, o gestor pode determinar gatilhos como tempo em deslocamento, tempo e local de parada, desvios da rota e excessos de velocidade.

Em síntese, com o monitoramento veicular, os gestores conseguem desenvolver melhor as estratégias de logística para o negócio. Além disso, como a ferramenta fornece informações do perfil de condução dos motoristas, é possível criar campanhas de conscientização no trânsito ao reconhecer aqueles que têm boa conduta nas vias.

Leia também:  Reembolso de quilometragem: problemas operacionais que se deve considerar

O que é telemetria veicular?

O que é telemetria veicular?

Uma tendência cada vez maior é o uso da telemetria veicular, uma ferramenta avançada que agrega muito mais informações e permite melhor controle da frota, com ótimas oportunidades de aumento da produtividade, entre outros benefícios.

No dicionário, telemetria é definida como a “arte de medir distâncias”. Na prática, é bem mais que isso.

Telemetria é um processo automatizado de coleta e envio de dados a partir de pontos remotos e/ou móveis, em que se torna inviável por meio de cabos. Essa ferramenta fornece uma quantidade impressionante de dados sobre o veículo e o condutor.

Funcionamento da telemetria

Os dados são transmitidos para uma central, a partir da qual se tem acesso às informações e a uma série de controles que podem ser usados, inclusive, para interagir remotamente com o dispositivo.

Por exemplo, a telemetria veicular é capaz de captar toda a rota feita por um automóvel da sua frota, e ainda consegue calcular o tempo que um condutor gastou para atingir determinada velocidade.

No setor automobilístico, a telemetria é associada aos diversos sensores dos veículos e à coleta de informações sobre o motor, freios, sistemas eletrônicos, entre outros.

Sua estrutura básica é parecida com a dos sistemas de monitoramento e engloba um emissor de dados, uma central receptora e o software, que interpreta as informações.

Gerenciamento dos seus relatórios

Os serviços de telemetria fornecem informações precisas sobre a sua frota. Todos os dados gerados são enviados para um software e disponibilizados para o gestor do contrato. Essas informações podem ser categorizadas como:

  • perfil de condução com identificação do motorista, alertas de excesso de velocidade em tempo seco e chuvoso, além de regras de segurança;
  • histórico de localização geográfica dos veículos;
  • detalhamento das viagens, como distância e trajetos percorridos;
  • auxílio na recuperação do veículo em caso de roubo ou furto;
  • entre vários outros.

Os aplicativos de telemetria já costumam apresentar o relatório gráfico desses dados. Mas, caso seja de preferência, é possível extrair a base bruta com as informações.

Assim, você pode trabalhá-las em qualquer programa de monitoramento de indicadores, conforme a forma visual que mais atenda ao perfil da sua empresa.

Esses dados podem ser tratados via Excel ou Power BI.

Qual tecnologia escolher para o meu negócio?

Qual tecnologia escolher para o meu negócio?

Podemos dizer que a função básica dos sistemas de rastreamento é a de localizar veículos.

Leia também:  Dirigir com sono: como evitar que isso aconteça na sua frota?

Assim, a sua utilização, geralmente, está associada à necessidade da proteção e prevenção contra casos de furtos e de roubos, assim como o controle e gestão dos condutores.

Já a telemetria veicular é uma solução indicada para grandes operações, seja pelo volume da frota ou demanda de serviços. Pode ser considerada uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do veículo, por utilizar um conjunto mais sofisticado de equipamentos, além de incorporar as funções presentes nos sistemas convencionais de rastreamento.

Isso é possível porque os equipamentos de telemetria são ligados aos diversos sistemas do veículo, possibilitando a coleta dos dados da sua localização e deslocamento.

Dispõe também de informações precisas sobre utilização e o funcionamento do veículo, como rotação do motor, tempo de frenagem, utilização da embreagem etc.

Essa solução permite realizar, de fato, o monitoramento da frota.

Quais as vantagens de cada uma?

Comparativo entre as funcionalidades do rastreamento, monitoramento e telemetria veicular

Como vimos, a telemetria é uma ferramenta de controle completa, que tem as mesmas funções presentes no rastreamento veicular, expandindo o seu potencial com a possibilidade de controle e interação com o veículo.

As vantagens de cada uma dependem, exclusivamente, de qual é a necessidade do seu negócio.

Os gestores de frotas encontram uma série de dados gerados pelo uso do rastreamento e da telemetria. O que fazer com essas informações é o que determina o quão vantajosa será a adoção dessas ferramentas para a operação logística da sua empresa.

Confira, abaixo, alguns benefícios que você pode desenvolver e gerar valor ao seu negócio:

Aumento da produtividade do time

Com ambas as ferramentas, é possível que o gestor mapeie as rotas dos veículos e os pontos de controle, evitando trajetos desnecessários.

Na telemetria, essa gestão é feita de forma mais fluida, e com garantia, em tempo real, de que o motorista não está fazendo uso indevido da frota.

O acompanhamento constante do desempenho dos componentes do veículo permite identificar iminentes falhas, possibilitando ações preventivas, consideravelmente mais baratas que as corretivas.

A manutenção preditiva contribui diretamente na redução de custos e na otimização da performance da sua equipe, pois as chances de um carro ficar parado por longo período são menores.

O monitoramento do desempenho e comportamento dos motoristas auxilia na avaliação individual desses colaboradores.

Também se pode identificar a necessidade de realizar ações educacionais e treinamentos, por meio dos seus hábitos e estilo de direção.

Redução de custos com sinistralidade

Outro aspecto desse acompanhamento é que condutores monitorados se sentem menos à vontade para sair do comportamento que é esperado deles.

Assim, mantêm-se dentro da velocidade permitida na via e não se desviam das rotas estipuladas, correndo menos riscos ao longo do seu trajeto.

Leia também:  Case de Sucesso Locamerica e Tracksale

Isso reduz a sinistralidade e os gastos relacionados a ela, minimiza a ociosidade de motoristas que aguardam a manutenção dos veículos e melhora a eficiência operacional dessa frota de maneira geral.

Melhorias na segurança da sua frota

Muitas vezes, sistemas de rastreamento e monitoramento veicular são utilizados apenas como uma atitude preventiva. Por essa razão, veículos de frotas costumam exibir avisos mostrando que são monitorados, o que é bastante efetivo para inibir a ação de criminosos e reduzir a incidência de roubos e furtos.

E não apenas isso: no caso de um veículo extraviado, o rastreamento indica precisamente a sua localização, facilitando a sua recuperação, com o apoio e a orientação da polícia. Mas é na telemetria que se tem a maior proteção contra a criminalidade para frotas corporativas.

Telemetria: é a mais indicada?

Telemetria: é a mais indicada?

Como dito, a escolha de qual serviço é o ideal para o seu negócio depende muito do volume da frota e da demanda da sua operação. Mas é inegável a eficiência da telemetria para o desempenho logístico de grandes empreendimentos.

O alto fluxo de rotas e de pedidos, e uma frota ativa robusta, pedem um sistema mais detalhado para garantir um monitoramento certeiro e eficaz.

Gestão de frotas mais inteligente

Sistemas de telemetria possibilitam não apenas a coleta de dados detalhados sobre o veículo, seu funcionamento e posição geográfica, mas também permitem a interação do gestor. Dessa forma, ele pode travar as portas, interromper o funcionamento do motor e até mesmo se comunicar remotamente com as pessoas no interior do veículo.

Além disso, é uma ferramenta que pode ser usada como aliada para sanar uma dor comum às empresas: fazer a gestão de combustível. Esse é um custo muito alto para o negócio e, com a telemetria veicular, é possível ver o desempenho do veículo. Seus relatórios fornecem a quantidade de litros consumidos durante uma determinada rota e tempo, por exemplo.

Em caso de automóveis que ficam sob a responsabilidade de colaboradores até fora do período de trabalho, a telemetria ajuda os gestores a calcular de forma certa o reembolso de combustível. Assim, ela inibe possíveis ações de má-fé, garantindo assim a correta gestão de custos da operação logística.

Saber utilizar a tecnologia a nosso favor é fundamental para que possamos realizar nossas atividades com o máximo de eficiência. Para a gestão de frotas, o sistema de telemetria veicular se apresenta como uma solução mais adequada do que o rastreamento, na maioria dos casos.

Se você quer saber qual dessas soluções é a mais adequada para a sua frota corporativa, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

5 thoughts on "Telemetria e rastreamento veicular: saiba as diferenças"

  1. Helder disse:

    Qual o custo do monitoramento?

    1. Unidas Frotas disse:

      Olá Helder! Vamos entrar em contato via e-mail para tirarmos suas dúvidas sobre o monitoramento veicular, ok? Obrigado pela visita e volte sempre!

  2. Leonardo disse:

    Bom dia! Gostaria de saber se tem a possibilidade de rastrear o veículo e interagir ao vivo com o motorista e qual o sistema utilizado para interagir com o motorista, se é via celular e se tem avpossobilidade de rastrearem a onde fica a Central de monitoramento e rastreamento?

    1. Unidas Frotas disse:

      Leonardo, essa comunicação pode ser feita através de mensagem de texto, com um teclado instalado no interior do veículo para que o motorista também possa enviar mensagens! Existem diversos sistemas capazes de fazer este rastreamento em tempo real.

  3. Valdir Dias disse:

    Bip de alerta de velocidade pré estabelecida pode ser ativado ou desativado via telemetria? Por exemplo, atingindo 110 Km/h dispara o sinal de alerta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados