Gestão de Frotas

Tecnologia automotiva e terceirização de frotas: entenda a relação!

Admin - setembro 08, 2023

Nas últimas décadas, o desenvolvimento de novas tecnologias mudou a forma como vários negócios atuam, incluindo a gestão de frotas. Hoje em dia, investir em tecnologia automotiva é indispensável para alcançar bons resultados com seus veículos. Porém, obter esses recursos pode ser bem mais pesado do que muitos imaginam.

Diante disso, é comum que as empresas busquem soluções alternativas, sendo uma das mais comuns a terceirização de frotas, de modo a garantir o acesso à tecnologia e a serviços de maior qualidade. A menos que o fornecimento de veículos seja seu core business, esse costuma ser o caminho mais rentável.

Quer entender melhor a relação entre a terceirização de frotas e a tecnologia automotiva? Então, acompanhe até o final!

Qual é a importância da tecnologia em sua frota?

Como já mencionamos, ter recursos tecnológicos à sua disposição é indispensável para alcançar bons resultados em sua empresa, independentemente do contexto. O mesmo vale na hora de fazer sua administração. Veja aqui alguns exemplos!

Aumentar a produtividade

A tecnologia de gestão tem como principal propósito facilitar a otimização dos seus recursos de mobilidade urbana. Se você souber especificamente quais são seus recursos, quais tarefas precisam ser cumpridas e como você pode alcançar seus objetivos, fica bem mais fácil utilizá-los com o máximo de rentabilidade possível. A longo prazo, isso contribui bastante com o crescimento do seu negócio.

Garantir a segurança

Boa parte da tecnologia automotiva atual tem o objetivo de proteger o motorista, o veículo, os passageiros e a sua carga. Acidentes de trânsito podem ter consequências bem pesadas, prejudicando a vida do colaborador, gerando custos de reparação e tirando diversas oportunidades de se fazer bons negócios. Da mesma forma, o roubo de cargas é uma realidade em muitos lugares do mundo, sendo necessário preparar-se para evitá-los.

Facilitar o trabalho de gestão

Por fim, mas não menos importante, é bom lembrar que, mesmo sem essas tecnologias, é possível cumprir todas as tarefas de gestão de frotas. O problema é  que isso levaria tempo. Sem as ferramentas certas, será necessário ter uma equipe muito maior, além de coletar, organizar e analisar todos os dados manualmente. Esse tempo poderia ser dedicado a tarefas que aumentam a rentabilidade do seu negócio.

Quais são as principais inovações em tecnologia automotiva?

O primeiro passo para aproveitar melhor as inovações tecnológicas e superar os desafios da gestão de frotas é saber quais são elas e como são aplicadas. Veja alguns dos principais exemplos e como eles contribuem com seu trabalho!

Rastreamento

Sistemas de GPS e afins já estão em uso há bastante tempo. Porém, eles têm se refinado cada vez mais nos últimos anos e podem ser aplicados com muito mais eficácia. Saber exatamente onde cada veículo da frota está permite administrá-lo em tempo real quando for necessário, maximizando sua eficiência. Além disso, você também pode identificar caso ele tenha sofrido um acidente e pedir ajuda imediatamente.

Motores econômicos

Economizar combustível é tanto uma questão de redução de gastos quanto de preservação ambiental. Por isso que a maioria dos gestores de frotas dá preferência a veículos e motores mais econômicos.

A menos que seja um veículo de carga pesada, que precisa de muita potência para funcionar corretamente, vale a pena utilizar veículos com menor consumo ou os veículos flex, que utilizam combustível com menor custo e maior rentabilidade.

Automação de gestão

Por fim, também existem ferramentas de tecnologia automotiva que atuam diretamente na gestão da frota. Esses softwares coletam as informações de rastreamento e os registros do seu negócio, utilizando-os para gerar respostas automáticas e fazer relatórios. Isso reduz consideravelmente a carga de trabalho com a qual você e sua equipe precisam lidar no dia a dia, promovendo maior eficiência a longo prazo.

Quais são os desafios para adotar novas tecnologias em sua frota?

Mesmo que esses recursos ajudem a facilitar o seu trabalho, eles também trazem consigo mais algumas dificuldades. Afinal, há outros custos e exigências envolvidos no processo de modernização da sua frota. Conheça alguns dos mais comuns!

Manutenção de veículos

Com novas peças e componentes digitais, também vem a necessidade de manter os seus veículos funcionando a longo prazo. Para isso, é necessário realizar uma série de procedimentos e verificações, instruir os motoristas sobre como dirigir de forma segura e, claro, fazer a troca de peças que apresentam algum defeito. Sem mencionar que, em alguns casos, é necessário fazer a renovação de frota por completo. Mesmo para um gestor bem-preparado, pode ser bem difícil manter tudo isso em dia e devidamente organizado junto às outras tarefas do dia a dia.

Atualização da tecnologia

Digamos que você tenha uma frota completamente atualizada, com os equipamentos mais modernos e eficientes. Isso vai dar diversas vantagens competitivas por um tempo, mas logo você terá que atualizar seus recursos para acompanhar as demandas do mercado.

Toda tecnologia fica obsoleta após determinado período, e pode ser difícil acompanhar todas essas mudanças em tempo real e administrar o negócio ao mesmo tempo.

Renovação de metodologias

Finalmente, é bom lembrar que, para fazer melhor uso da tecnologia automotiva, todo colaborador precisa entender como ela funciona e quais cuidados devem ser tomados. E, para isso, é necessário que suas metodologias de trabalho sejam atualizadas e todos sejam devidamente instruídos.

Não basta adquirir novas ferramentas – também é necessário que o conhecimento interno da equipe seja atualizado.

Como a terceirização de frotas ajuda a obter a melhor tecnologia automotiva disponível?

Considerando esses pontos, é fácil identificar os custos para manter e renovar uma frota automotiva, especialmente quanto ela não é a base para a fundamentação do seu negócio. Por outro lado, a terceirização desse serviço pode poupar bastante energia e gerar maior rentabilidade, pois você poderá focar nos aspectos gerais da sua gestão e ter acesso mais fácil a novas tecnologias.

Agora que você entende melhor a importância da terceirização de frotas para conseguir tecnologia automotiva, é hora de usar esse conhecimento para otimizar seu trabalho. Com a assistência certa, você poderá maximizar a sua produtividade e facilitar seu trabalho de gestão de frotas.

Acesse o site da Unidas Frotas

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar proposta para a minha empresa

Fale Conosco

Protegemos sua privacidade: não utilizamos seus dados para enviar qualquer tipo de SPAM.

Locação e Vendas

0800 717 2020

Atendimento ao Cliente

0800 600 6876