Entenda como as novas tecnologias podem melhorar o setor sucroenergético, e de que forma você pode implementá-las no seu negócio.

A produção nacional da cana-de-açúcar é um dos pilares do agronegócio no Brasil, responsável por ter transformado o nosso país em destaque mundial no segmento sucroenergético.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil deve exportar 32 milhões de toneladas de açúcar produzidos na safra 21/22.

No entanto, essa conquista não foi fácil. Ela dependeu de evoluções do mercado, como novas tecnologias, e isso continua até hoje. Por esse motivo, os produtores e empresários do ramo devem estar atentos às tendências para aplicar no dia a dia.

Entenda o cenário do setor sucroenergético no Brasil

O primeiro passo para entender a importância de investir em tecnologias para o setor sucroenergético é tendo uma visão geral sobre este segmento no Brasil.

O bagaço da cana-de-açúcar costuma ser utilizado na fabricação de açúcar, mas também para a produção de álcool. Contudo, o destino de cada um deles é diferente.

Isso porque, de um lado, temos o açúcar, que é destinado para a exportação, enquanto o etanol consegue abastecer o nosso mercado interno. Além disso, a precificação desses dois produtos é diferente.

Afinal, o açúcar se baseia na oferta e demanda do cenário internacional, determinando o lucro do nosso produto rural. Porém, o álcool leva em consideração a demanda doméstica e a competitividade com os demais combustíveis, sendo esses os fatores que influenciam o lucro e o preço do produto.

Perspectivas para o mercado sucroenergético até 2030

O panorama do setor sucroenergético no Brasil até 2030 tem projeções um pouco diferentes. Isso porque segundo um relatório do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), o debate político entre o conflito “combustíveis x alimentos” deve seguir limitando a evolução do consumo de etanol de primeira geração, ao menos no mercado externo, com foco na Europa.

Por outro lado, a demanda do combustível no mercado nacional deve continuar progredindo. A expectativa é que, até 2030, esse aumento exija que o Brasil importe cerca de 20 bilhões de litros de gasolina.

Com o objetivo de evitar essa importação, será preciso aumentar a produção doméstica de etanol em até 15 bilhões de litros até lá. Como principal consequência disso, o cultivo de cana-de-açúcar usado na produção de combustível também deve aumentar até 2030.

Como se preparar para as mudanças no setor sucroenergético?

O objetivo no setor sucroenergético é sempre manter em alta ou otimizar a produtividade e a lucratividade de um negócio. Por isso, você deve investir em recursos de automação que podem superar o desafio de produzir muito na mesma terra.

Assim, você deve encontrar formas de diminuir os custos de produção e transporte com o intuito de lucrar mais no final, causando o mínimo impacto possível no meio ambiente e agradando os investidores. 

Parece uma missão impossível? Com a ajuda das novas tecnologias, esse é um objetivo mais simples de alcançar.

  • Invista em tecnologia!

Os anos 1970 ficaram marcados neste segmento por contarem com o desenvolvimento de novas ferramentas para ajudar no cultivo e na indústria. Por isso, a produção brasileira de cana ganhou destaque no mundo.

Desse modo, surgiu a mecanização das fases da produção agrícola, permitindo que a nossa capacidade de moagem melhorasse, além de outros inúmeros benefícios.

Recentemente, o setor conseguiu aproveitar o uso de equipamentos e softwares de controle, uma vez que eles trouxeram a automação para as atividades do segmento. Essas soluções de tecnologia permitem um melhor controle e gerenciamento das operações e equipamentos de forma remota.

Alguns exemplos são:

  • Plataforma de automação das operações: que são ferramentas que facilitam o planejamento, a execução, o monitoramento e a automação de operações nos ciclos de cultivo, colheita e transporte da cana.
  • Coeficiente de produtividade climática: o clima costuma ser um grande vilão para os canaviais, em razão da sua imprevisibilidade. Contudo, hoje você pode contar com recursos tecnológicos que trazem estratégias para evitar prejuízos à colheita.
  • Usar palha para cogeração de energia elétrica: essa solução tem mostrado muitos benefícios que aumentam a rentabilidade da propriedade sem elevar os custos operacionais – além de trazer menos impacto ambiental.

Conte com a Unidas Pesados para investir em uma frota especializada no setor sucroenergético

A Unidas Pesados tem ampla experiência no setor sucroenergético e pode contribuir com soluções ao longo de toda a sua cadeia de produção. Contrate um parceiro que realmente entenda o seu negócio.

Nós oferecemos os serviços de locação de frotas pesadas, nos setores rodoviário, eletricitário, mineração, agrícola, florestal, saneamento, construção, intralogística e sucroenergético. Por isso, oferecemos uma solução completa para a sua empresa!

Alguns dos nossos modelos que podem te ajudar são:

  • Cavalos mecânicos;
  • Caminhões plataforma;
  • Caminhões de apoio;
  • Caminhões transbordo;
  • Semi reboque e reboque;
  • Transbordo de arrasto;
  • Tratores;
  • Equipamentos para plantio;
  • Pulverizadores;
  • Motoniveladoras;
  • Pás carregadeiras;
  • Empilhadeiras.

A Unidas é especialista em gestão e terceirização de frotas, assim como em produtos de conectividade veicular, portanto, um dos principais benefícios é o suporte especializado em telemetria, com o viés de gestão de frota, entregando um produto de qualidade aos clientes.

Dentre os principais diferenciais da Unidas é possível citar:

  • Venda consultiva: a empresa conta com especialistas para cada segmento, facilitando na hora de escolher a melhor solução para o sua necessidade;
  • Customização: os projetos são desenvolvidos com base na necessidade cada cliente;
  • Multimarcas: é possível incluir os mais diversos veículos, equipamentos e máquinas disponíveis hoje no mercado; e
  • Excelência operacional: o sistema de gestão se baseia em melhores resultados e performance.

Acesse o nosso site e conheça todos os recursos oferecidos para melhorar o desempenho da sua empresa.

Tags
Publicações relacionadas

Gasolina ou etanol: afinal, qual é o melhor combustível para sua frota?

Conheça o cálculo que ajuda a descobrir se a gasolina ou etanol é o tipo de combustível mais adequado para sua frota.

Ler mais

Diversidade: Mulheres apostam em habilitação de veículos pesados.

Conheça histórias de mulheres inspiradoras em operações de pesados

Ler mais

Locação de veículos é aposta em 2022 para melhorar a economia e aumento de produtividade

Conheça os benefícios da locação de veículos!

Ler mais

O que é TCO? Entenda e saiba como calcular o custo total de propriedade de um veículo

Descubra como o TCO funciona e aumente a previsibilidade do seu orçamento

Ler mais

Unidas na Expoforest 2023: revolução no setor florestal

Saiba como foi a participação da Unidas na Expoforest 2023, a reconhecida como a maior feira florestal dinâmica do mundo.

Ler mais
Fique de olho

Fique por dentro das novidades e ofertas sobre terceirização de frotas na Unidas!

Obrigado! Recebemos a sua inscrição!
Ops! Algo de errado não está certo :/