Gestão de Frotas

Por que utilizar um software para gestão de frotas?

Admin - setembro 06, 2023

Em qualquer empresa que trabalha com gestão de frotas, o líder e a equipe costumam trabalhar em prol de alcançar as metas que beneficiem o negócio, sendo a principal delas a redução dos custos operacionais. Para que isso aconteça com sucesso, muitas ações podem ser tomadas, como o planejamento de ações a longo prazo, a implementação de ações de melhoria, os treinamentos de equipes e o investimento em equipamentos e softwares.


E quando esse investimento acontece, muitas das outras ações tendem a ser otimizadas, já que, com os softwares certos, os processos são automatizados, trazendo para o negócio ainda mais eficiência e produtividade, tanto para os motoristas da frota quanto para os próprios veículos. Assim, o gestor promove melhorias que, manualmente, dificilmente conseguiria alcançar, como uma redução de custos inteligente e um avanço dos processos em um menor espaço de tempo.


Então, aposente a planilha de Excel e o caderninho de contas: neste artigo, você vai descobrir o conceito do software para gestão de frotas, qual a importância e as vantagens dessa tecnologia para o seu negócio e como contratar a melhor solução para sua empresa. Vamos juntos?


O que é um software para gestão de frotas?





Antes de discutirmos o conceito do software para gestão de frotas, é preciso mencionar que esse tipo de tecnologia é classificado como um SaaS (Software as a Service), ou seja, um “Software como um Serviço”. Na prática, ele fica hospedado on-line (na nuvem), pode ser acessado por um computador ou qualquer dispositivo móvel, é customizável, completamente seguro e possui atualizações gratuitas e automáticas.


Dito isso, podemos falar agora o que o software para gestão de frotas representa. Essa solução agrupa um conjunto de funções dentro de uma mesma plataforma que ajuda o gestor ou líder de frotas a administrar seus veículos, automatizando os processos.


Dentro de um software para gestão de frotas, por exemplo, o gestor tem a possibilidade de acompanhar entregas e definir as rotas, a periodicidade de manutenção dos veículos, o tempo de cada rota, o consumo de combustível, entre outros fatores que ajudam a controlar melhor o tempo e as finanças da empresa.


Tudo isso tem consequências bastante positivas, pois ajuda a eliminar gastos desnecessários com a frota, colabora para uma melhor gestão dos motoristas, ajuda na administração de peças e insumos para as manutenções, aumenta a disponibilidade de veículos e, consequentemente, aumenta a eficácia da administração das mercadorias entregues.



Por que usar um software para gestão de frotas?


Existem diversos motivos para um gestor optar pelo software para gestão de frotas. Como já foi possível notar no tópico acima, essa tecnologia oferece vantagens que causam a otimização das finanças e dos processos. Confira alguns outros bons motivos para automatizar a gestão de frotas da sua empresa.



Controle operacional


Como mencionado, o uso correto de um bom software para gestão de frotas faz com que o líder tenha um maior controle dos seus veículos e motoristas, sabendo avaliar melhor as rotas, o consumo de combustível, as manutenções, a performance de cada colaborador, entre outras questões. Dessa forma, fica muito mais fácil fazer um planejamento completo que ajuda a cortar gastos e reduzir desperdícios, aumentando o dinheiro no caixa da empresa.


Controle de custos


E já que estamos falando em custos, nada mais justo que ter um tópico especial para esse assunto. Quando o gestor faz seu planejamento em um caderninho ou numa planilha de Excel, fica complicado saber o valor total dos custos da frota e como reduzi-los de forma eficiente. Porém, com o uso do software para gestão de frotas, é possível saber quanto a empresa gasta em cada situação e, assim, fica bem mais fácil avaliar quais serão os cortes que não causarão prejuízo ao negócio.



Geração de relatórios


O gestor deve mostrar para a empresa que sua frota está tendo resultados positivos. Por isso, o software de gestão de frotas permite acompanhar a performance da operação para serem tomadas as decisões mais acertadas, tudo de acordo com a estratégia indicada. Por fim, é possível extrair relatórios personalizados para que sejam apresentados às equipes.


Vantagens do software para gestão de frotas


As vantagens do software para gestão de frotas são diversas para uma empresa. Algumas delas:


  • Acesso a diversos recursos de análise da frota;
  • Aumento da eficácia das entregas;
  • Melhoria do gerenciamento de gastos da frota (custos supérfluos podem ser detectados e cortados facilmente);
  • Informações mais precisas e em tempo real;
  • Investimento na capacitação dos motoristas;
  • Maior controle operacional, facilitando a gestão dos veículos e dos motoristas;
  • Monitoramento de como os motoristas estão dirigindo, onde estão e como cada veículo está sendo operado;
  • Possibilidade de automatizar processos;
  • Possibilidade de criar as melhores rotas, dependendo da necessidade de cada remessa;
  • Possibilidade de criar uma periodicidade de manutenção dos veículos;
  • Relatórios mais completos e personalizados.


Como encontrar o melhor software de gestão de frotas?


Na hora de escolher o melhor software de gestão de frotas para o seu negócio, o ideal é fazer uma boa pesquisa e contar com a ajuda de quem já tem vasta experiência no assunto.


Quando uma plataforma já está no mercado há alguns anos, por exemplo, isso significa que ela já possui cases de sucesso, já trabalhou com diversas empresas que obtiveram ganhos com suas soluções e, acima de tudo, que ela teve a oportunidade de aperfeiçoar suas tecnologias ao longo do tempo.


Sofit e Unidas Frotas: parceria que só oferece vantagens para sua empresa


Com o objetivo de ampliar ainda mais a disponibilidade de tecnologias para a gestão de frotas corporativas e de agregar ainda mais valor ao setor, anunciamos a fusão da Unidas Frotas com a Sofit. Referência nacional no segmento, a Sofit oferece flexibilidade e tecnologia aos seus clientes, que podem administrar os dados das suas frotas por meio de um software completo.


Entre as funções do sistema, é possível encontrar:


  • classificação de veículos e motoristas;
  • consumo médio de combustível por veículo;
  • custo total por quilômetro percorrido;
  • gestão completa dos motoristas;
  • integração de cadastro e descontos com folha de pagamento;
  • planos de manutenção;
  • relatórios completos de gestão da frota;
  • relatórios de custos (combustível, pedágio, multas e outros gastos);
  • visão dos custos e receitas de viagens de veículos,

e muito mais.


A fusão entre Unidas Frotas e Sofit potencializa as soluções oferecidas por ambas as partes, garantindo ainda mais previsibilidade na gestão, segurança, eficiência e conforto aos clientes da terceirização de frotas. Além disso, a união amplia o cardápio de produtos e soluções integradas da Unidas Frotas, colocando à disposição um portfólio completo unificado em uma plataforma moderna e intuitiva.


Quer modernizar sua frota, ter mais controle dos seus veículos e reduzir custos do seu negócio? Conheça as soluções que a Unidas Frotas pode oferecer para sua empresa.


Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar proposta para a minha empresa

Fale Conosco

Protegemos sua privacidade: não utilizamos seus dados para enviar qualquer tipo de SPAM.

Locação e Vendas

0800 717 2020

Atendimento ao Cliente

0800 600 6876