O setor de locação de veículos inicia o ano de 2022 com boas perspectivas. Mesmo diante de um cenário ainda pandêmico, o segmento demonstra otimismo e reforça sua resiliência ao prever um novo ano com resultados positivos.

De acordo com uma análise realizada pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), nos próximos 12 meses, 60,8% das empresas que atuam no segmento de locação estão interessadas em comprar mais carros. O estudo também mostra que 46,3% das locadoras conseguiram aumentar suas frotas em 2021, enquanto 30,1% mantiveram o volume de veículos do período anterior ao da pandemia.


Já a locação de equipamentos e maquinários, segue em franco crescimento, impulsionada por setores como o agronegócio. Em dezembro de 2021, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura (CNA) divulgou um estudo sobre a participação do agronegócio no PIB brasileiro, que pode chegar a 28% no balanço do ano, revelando a grandiosidade da participação deste segmento para a economia nacional.

Os números reforçam o bom momento do mercado e apontam que, mesmo diante dos obstáculos enfrentados em 2021, como a falta de componentes eletrônicos e o atraso das entregas de veículos, a previsão é de expansão.

A contratação deste serviço se tornou uma opção ainda mais rentável para empresas e até mesmo pessoas físicas, na busca pela redução de custos com a aquisição do veículo, IPVA, documentação, manutenções e seguro.

Locação de veículos é solução prática e econômica.


Negócios diversificados


Além da locação de veículos leves, outro fator que deve contribuir com a expansão do setor é a diversificação dos negócios. O relatório "Perspectiva Fitch Ratings 2022: Locação de Veículos no Brasil" aponta que, apesar do desequilíbrio entre a demanda por novos veículos e o volume ofertado ao mercado, novas verticais de negócios ganham força.

Cada vez mais, companhias que atuam no segmento estão focadas em ampliar a atuação, como serviços de gestão e terceirização de frotas, aluguel de veículos pesados, maquinários e equipamentos, como fazemos na Unidas Frotas.


Após um 2021 de números positivos, com um faturamento previsto de R$ 960 milhões, que deverão se confirmar na próxima divulgação de resultados, uma expansão de quase 18% na comparação anual, a companhia prevê elevar 20% o faturamento deste ano. Os investimentos também devem aumentar 12% em 2022, chegando em R$ 1.6 bilhão.

Nos próximos anos, o mercado tem tudo para se tornar ainda mais promissor. O Brasil é um país com grande potencial de expansão dos serviços, principalmente de terceirização e gestão de frotas. No segmento de pesados, por exemplo, 1% da frota é terceirizada, enquanto na Europa o índice é de 23% e nos Estados Unidos de 28%. No segmento de leves, 9,5% dos veículos são terceirizados, nos EUA são 36% e na Europa 52%.

Portanto, as oportunidades são grandes, com a previsão de ótimos negócios em 2022. Conheça nossas soluções!

Tags
Publicações relacionadas

Como alugar caminhões leves, semipesados ou extrapesados?

Saiba quais são os critérios mais importantes na hora de alugar caminhões e como escolher a melhor locadora para as suas necessidades.

Ler mais

Direção defensiva para motoristas de caminhão

Saiba quais práticas de direção defensiva são indispensáveis antes e durante o transporte de cargas, seja em rodovias ou trechos urbanos.

Ler mais

Telemetria: saiba como essa tecnologia pode auxiliar na gestão de frota da sua empresa

Conheça os benefícios da telemetria no monitoramento de frotas!

Ler mais

Guia prático: como emitir nota fiscal para transporte de mercadoria

Tem uma empresa de transporte? Descubra a importância e saiba como emitir corretamente a nota fiscal para transporte de mercadoria.

Ler mais

Como diminuir o índice de acidentes de trabalho com afastamento em 5 anos

Investimento em segurança transforma cultura da prevenção e respeito a regras em todos os setores e funções.

Ler mais
Fique de olho

Fique por dentro das novidades e ofertas sobre terceirização de frotas na Unidas!

Obrigado! Recebemos a sua inscrição!
Ops! Algo de errado não está certo :/