Created with Snap
A terceirização de frotas e a retenção de talentos

Retenção de Talentos e a Terceirização de Frotas

Tempo de leitura: 13 minutos.

Em um cenário cada vez mais competitivo, as companhias travam uma verdadeira batalha para reter os melhores profissionais do mercado, e o setor de Recursos Humanos é peça fundamental para o sucesso dessas estratégias de retenção de talentos.

Além de bons salários, profissionais de sucesso procuram benefícios capazes de diferenciar as melhores empresas — e é aqui que entra a terceirização de frotas como parceira do RH.

Mas, antes de entender os benefícios dessa escolha para a empresa, como redução de custos com o recrutamento e aumento do engajamento da equipe, é preciso ir um pouco além no que significa, de fato, a retenção de talentos. E é isso que veremos neste artigo. Continue lendo!

O que é a retenção de talentos em uma empresa?

A retenção de talentos é, basicamente, a capacidade de manter funcionários dedicados e produtivos dentro de uma empresa, evitando perdê-los por motivos financeiros ou relacionais para a concorrência.

Em outras palavras, trata-se de entender a relevância do colaborador dentro da instituição e oferecer a ele motivos para continuar trabalhando nela.

De fato, não é difícil entender a importância desse tipo de estratégia. Qualquer gestor sabe que um bom funcionário é essencial para o crescimento e o desenvolvimento da empresa, logo, é melhor mantê-lo por perto.

Por outro lado, não é fácil manter um profissional motivado.

O que é a retenção de talentos em uma empresa

Mesmo que ele seja experiente e dedicado, repassar e implantar os valores, a cultura e os objetivos da empresa no dia a dia é algo que consome tempo e dinheiro.

Além disso, muitas vezes esse investimento é feito e, mesmo assim, o funcionário acaba deixando a empresa.

É justamente por isso que, além de buscar a motivação do colaborador é preciso apostar na sua valorização e reconhecimento, ajudando-o a alcançar os seus objetivos dentro da instituição.

Isso exige uma boa liderança, capaz de usar diferentes habilidades e estratégias para garantir uma retenção de talentos eficiente na sua equipe.

Como é essa prática no Brasil?

No ano passado, segundo levantamento do Hay Group (parte da Korn Ferry, consultoria global que atende a pessoas e organizações de destaque), 52% dos pedidos de demissão se deram por conta de um pequeno ganho salarial, sem representar ascensão hierárquica dos profissionais.

Certamente, se houvesse mais investimentos no sentido de manter esses funcionários na empresa, o gasto necessário para a captação, treinamento e qualificação de novos profissionais seria muito menor.

Leia também:  Big Data na Gestão de Frotas

No Brasil, apesar de 76% das empresas ouvidas no levantamento acreditarem que é importante manter os melhores profissionais dentro de casa, apenas 26% investem na retenção dos seus talentos.

Ou seja, as empresas brasileiras até reconhecem a importância dessa cultura, mas ainda não a entendem como urgente.

A pesquisa também revela uma tendência interessante: o mercado costuma guardar melhores oportunidades para as empresas que oferecem benefícios aos seus melhores profissionais.

Portanto, se você ainda não aplica a retenção de talentos no seu negócio, talvez seja a hora de considerar essa prática!

Quais os benefícios que fazem a diferença na retenção de talentos?

Os benefícios que fazem a diferença na retenção de talentos

De fato, engana-se quem pensa que apenas o salário é responsável pela permanência (ou não) de um profissional disputado em determinadas empresas.

Na verdade, há vários outros fatores que entram nessa conta.

A seguir, selecionamos os principais pontos de atenção para a retenção de talentos atualmente.

Autonomia e liberdade para executar o trabalho

Apesar de não ser um benefício tangível, esse é um dos mais procurados no mercado.

Um bom profissional sabe executar o seu trabalho e, ainda que precise de orientação em alguns assuntos, sente-se muito mais reconhecido quando tem autonomia e liberdade para realizar a sua função.

Essas duas condições, inclusive, estão entre as mais procuradas pelos profissionais — sendo, muitas vezes, mais importantes que o próprio salário.

Desafio das missões delegadas

Ainda na linha do reconhecimento, quanto mais o colaborador se sentir valorizado pela instituição, mais satisfeito ele ficará com ela, e maiores serão as chances da sua retenção.

Afinal, a oferta de tarefas desafiadoras e importantes para a empresa não apenas eleva a autoestima do profissional, mas também mostra que o seu trabalho é relevante dentro da estratégia da empresa.

Ética dentro da empresa

Outro ponto decisivo na retenção de talentos é a possibilidade de o funcionário se relacionar com os valores éticos de uma empresa e, realmente, ver essa cultura sendo aplicada, tanto no dia a dia quanto em decisões relevantes para o negócio.

Afinal, se a organização prega a ética no trabalho, ela precisa demonstrar isso em suas próprias atividades.

Qualidade dos gerentes e dirigentes

Ter uma equipe capacitada de gestores e dirigentes é um diferencial e tanto para uma empresa.

Em geral, bons funcionários gostam de saber que estão sendo liderados por pessoas competentes, especializadas na sua área.

Do contrário, uma gestão desorganizada e mal capacitada pode ser um fator decisivo para perder um talento da sua equipe para a concorrência.

Plano de carreira

Fator decisivo para a retenção de talentos, o plano de carreira é essencial porque mantém os colaboradores engajados e dispostos a continuar crescendo com a empresa.

É preciso lembrar que um bom profissional busca sempre mais. Por isso, ter um caminho já trilhado dos lugares em que a empresa pode levá-lo, com uma perspectiva de remuneração financeira justa pode ser um grande diferencial em relação a qualquer concorrente.

Leia também:  Quando vale a pena investir na terceirização de frotas?

Ambiente de trabalho agradável

Ninguém quer trabalhar em um ambiente estressante e desagradável, certo?

Sendo assim, também é essencial entregar aos seus colaboradores boas condições de trabalho, criando um ambiente amigável e aberto a sugestões e críticas.

Pode não parecer, mas, muitas vezes, a possibilidade de trabalhar em um lugar tranquilo ganha mais importância do que uma boa expectativa de salário, podendo ser fator decisivo na retenção de talentos.

Cursos e treinamentos

Outra estratégia interessante para manter bons funcionários dentro de uma empresa é oferecer novas formas de crescimento e desenvolvimento profissional, como cursos e treinamentos.

Além de serem essenciais à retenção de talentos, eles ainda são um investimento na qualificação do trabalho que o seu negócio exige.

Para isso, o ideal é se informar sobre cursos que realmente façam sentido para a sua equipe, auxiliando o crescimento profissional e pessoal dos profissionais que trabalham com você.

Política de premiações e bonificações

Além de um salário justo — de que falaremos no tópico a seguir — ter uma política atraente de premiações e bonificações é uma ótima forma de manter os colaboradores engajados, aumentar a sua performance no trabalho e ainda reter os melhores talentos dentro da sua equipe.

Afinal, quem não gosta de receber um reconhecimento extra por um trabalho bem-feito?

Ao construir uma política de premiações e bonificações, é possível criar um ambiente de competição saudável dentro da empresa, oferecendo mais um motivo para que os melhores profissionais sigam construindo resultados melhores e crescendo lado a lado com você e o seu negócio.

Salário e benefícios

Esse tópico pode não estar no topo da lista, mas não deixa de ser importante por isso.

Apesar de tudo o que já vimos ser relevante, o salário e os benefícios oferecidos ainda são o que a maioria dos talentos mais avalia na hora de se decidir por trabalhar ou não em uma empresa. E, convenhamos: é bem difícil ponderar questões como desafio, ética e liberdade de ação em um ambiente no qual você jamais trabalhou, certo?

Isso coloca o salário e os benefícios em primeiro patamar de importância para a retenção de talentos profissionais — e a chamada frota-benefício é uma das maiores armas nesse sentido.

Frota-benefício

Retenção de Talentos e a Terceirização de Frotas

Segundo a pesquisa Car Survey 2012, da consultoria global Mercer, 78% das 380 empresas consultadas oferecem um veículo para seus executivos; na maior parte dos casos, para uso profissional e pessoal.

Cargos como gerentes e diretores podem contar ainda com um segundo carro como parte desse benefício.

Não é à toa que o veículo representa cerca de metade do valor dos incentivos dedicados aos cargos de presidência e diretoria.

Leia também:  Custo Total de Propriedade: saiba como fazer o cálculo

Inclusive, quem usufrui de um carro fornecido pela empresa projeta nele um valor ainda maior. Esse profissional deixa de ter uma série de custos e preocupações que teria com o seu veículo próprio e, o mais importante, está sempre de carro novo, o que é um grande símbolo de status e sucesso profissional.

Raramente se alcança tal valor com outro tipo de incentivo corporativo.

Descontos para compra de veículos

Por fim, outro benefício que pode ser oferecido para os seus talentos é a possibilidade de adquirir o veículo de seu uso no momento da renovação da frota, com preços e condições especiais de pagamento.

Essa venda direta é uma imensa vantagem para o beneficiário, uma vez que o carro ofertado é o mesmo que ele já estava usando, e que seria substituído na ocasião da renovação da frota.

O colaborador conhece bem o veículo, sabe que foi o único a usá-lo e consegue comprá-lo por um preço muito competitivo, se comparado aos valores praticados no mercado.

Dessa forma, além de a sua equipe perceber o valor que tem dentro da organização, você diminuirá o turnover e os custos com seleção e treinamento de novos profissionais, o que é bom para todo mundo.

E o melhor: optando pelo formato de frota terceirizada, sua empresa não precisa se descapitalizar ou recorrer a financiamentos para a aquisição de veículos. Paga-se uma mensalidade fixa e a locadora cuida de tudo.

Outros benefícios da terceirização de frotas

Outros benefícios da terceirização de frotas

Depois de entender todos esses pontos, ficou mais fácil perceber a importância da retenção de talentos e da satisfação dos colaboradores para manter bons profissionais dentro de uma empresa, certo? Porém, esse é apenas mais um dos benefícios que a terceirização de frotas oferece para a sua empresa.

Além de ter muito mais foco na operação e nos objetivos do seu negócio, a terceirização também auxilia a redução e a previsibilidade de custos, aumenta a eficiência operacional da frota e o controle de gastos, bem como outras vantagens tanto para os funcionários quanto à empresa.

Dessa forma, você não apenas conta com veículos sempre novos e com a manutenção em dia, mas também estimula sua equipe de vendas, garantindo que a entrega será realizada dentro do mais alto padrão de qualidade, sem que a empresa precise perder tempo e dinheiro com esse tipo de questão.

Então, gostou da leitura? Agora, se você quiser se aprofundar no assunto e tornar a sua gestão de frotas ainda melhor, contribuindo também para a retenção de bons profissionais dentro da sua empresa, não deixe de acompanhar o nosso blog! Aqui, explicamos detalhadamente não apenas a retenção de talentos, como vimos hoje, mas também diversos assuntos relacionados a frotas e terceirização, mantendo você informado sobre a Unidas Frotas e a gestão de frotas corporativas.

Solicite agora o contato de um consultor especializado em terceirização de frotas e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados