Created with Snap
Renovação de frota: 4 pontos de atenção para todo gestor

Renovação de frota: 5 pontos de atenção para todo gestor

Um dos grandes desafios para os gestores que precisam fazer a renovação de frota de veículos é garantir a qualidade e a eficiência dos serviços prestados sem causar grandes impactos nos custos de operação. Com tantos detalhes influenciando diretamente nesse processo, basta um investimento mal planejado para que os resultados não saiam como o esperado.

Neste post, vamos explicar melhor os 5 principais pontos para os quais o gestor precisa se atentar na hora de fazer a renovação de frota, mostrando como a terceirização pode ser a melhor opção para qualquer tipo de negócio. Acompanhe!

1) Segurança dos colaboradores

Segurança dos colaboradores

Sabemos que quanto maior a frequência de uso, maior também será o desgaste e eventual necessidade de manutenção de um veículo. Além de gerar grandes gastos, essa situação também pode representar riscos à segurança dos colaboradores da empresa.

Para reduzi-los, o ideal é renovar a frota periodicamente, dispondo de veículos mais novos e que perderão menos tempo e recursos com manutenções. Todo esse processo pode ser caro e trabalhoso para quem administra uma frota própria, situação diferente de quem opta pela terceirização e pode contar sempre com veículos novos, atualizados e seguros sem surpresas no caixa.

2) Modelo dos veículos

Você já parou para pensar que os veículos que atendem a sua demanda hoje podem não ser os mesmos que darão conta desse trabalho no futuro? Com o dinamismo do mercado logístico aliado à tendência de se reduzir custos e aumentar a eficiência, não é raro que gestores se deparem com a necessidade de modelos que sua frota não possui.

Leia também:  Como realizar o gerenciamento de motoristas? Confira 5 dicas práticas!

Para que não seja necessário fazer grandes investimentos sempre que essa situação for detectada, o ideal é contar com a terceirização de frotas, que disponibiliza diversos modelos de veículos de acordo com a necessidade e as perspectivas de crescimento da empresa.

3) Dimensionamento e customização dos veículos

Mais do que acertar na escolha do modelo ideal para cada atividade, o momento da renovação dos veículos é a hora certa para repensar o planejamento da frota. Considere todos os fatores que definirão a quantidade de veículos da frota, de acordo com os seus planos de expansão ou redução das atividades. Dimensione o número de veículos reserva necessários, com base nos dados de manutenções, necessidade de disponibilidade, sinistro e outros.

Também é um momento oportuno para identificar se há novas customizações a fazer nos veículos. Além disso, no momento da aquisição dos novos carros, a marca e modelo vão afetar diretamente na rede de fornecedores necessária para manutenções, disponibilidade e custo de peças, preço de revenda e características específicas da operação. São muitos fatores envolvidos e é importante não perder nenhum deles de vista!

4) Economia a longo prazo

Fazer a renovação da frota, substituindo os veículos antigos, também é importante para reduzir seus custos a longo prazo. Carros novos e mais eficientes consumirão menos combustível e precisarão de menos visitas à oficina mecânica. Contudo, o investimento que precisará ser feito no caso de uma frota própria pode até superar a economia esperada.

A melhor maneira de economizar na hora de fazer a renovação de frota é com o serviço de terceirização, onde a empresa paga parcelas fixas mensais e tem a renovação garantida, sem precisar se preocupar com custos variáveis. Em média, a terceirização promove uma economia de até 25% em comparação a uma frota própria.

Leia também:  Dimensionamento de frotas: como saber se preciso de mais veículos?

5) Custo da renovação de frota

Custo da renovação de frota

Na situação econômica que o país atravessa atualmente, não é surpresa que muitas empresas estejam passando por períodos financeiramente incertos. Quando essa instabilidade coincide com o momento de fazer a renovação da frota de veículos, muitos gestores acabam adiando esse importante procedimento.

Entretanto, esse não é um problema para as empresas que terceirizam sua frota, já que a previsibilidade de gastos possibilitada por esse serviço permite que os gestores administrem melhor seus custos. Desse modo, a renovação de frota ocorre sem despesas inesperadas, com agilidade, qualidade e no momento em que sua empresa precisa.

Gostou do artigo? Confira outros textos com dicas e muita informação qualificada sobre a gestão de frotas corporativas. E siga a Unidas Frotas nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados