Created with Snap

10 maneiras práticas de reduzir o turnover

A rotatividade (ou turnover) é um dos maiores problemas que o RH de uma empresa pode enfrentar na sua rotina. Isso porque ela traz diversos prejuízos para a equipe, para o gestor, para o trabalho e para o dia a dia do negócio como um todo. Por isso, uma das grandes metas das empresas que se preocupam com os seus colaboradores é reduzir o turnover e trabalhar para que as práticas aplicadas se mantenham constantes entre o time.

Vamos para um exemplo prático: se um gestor se torna insatisfeito com o seu cargo, com os processos ou com algum fator que pode ser melhorado e desenvolvido internamente, e a empresa decide que a melhor solução é desligá-lo da função, qualquer profissional que o substituir sofrerá com a mesma questão. Isso porque o problema em si não foi resolvido – o que aconteceu foi apenas o corte (desnecessário) de quem estava no foco central dele. E essa rotatividade acontecerá enquanto a raiz do problema não for solucionada.

Esse cenário cria um ciclo vicioso que demanda gastos financeiros desnecessários, perda de know-how, redução de vendas e parcerias, horas a mais de treinamentos e pode até mesmo custar a boa imagem da empresa no mercado. Ninguém vai querer trabalhar ou fazer negócio com uma companhia que cultiva má fama por aí, não é?

Por outro lado, reduzir o turnover pode trazer inúmeros resultados positivos para uma empresa. Algumas delas são: a motivação dos funcionários, a criação de relações duradouras, a melhoria da imagem da empresa, o aumento da demanda de candidatos para as vagas abertas, o aumento do número de parceiros, entre tantos outros.

Quer saber como reduzir o turnover na sua empresa? Então confira nosso infográfico com as 10 maneiras práticas de solucionar o problema:

Leia também:  Unidas é Great Place to Work 2020

Essas dicas são simples e muito eficazes para você alcançar o objetivo de reduzir o turnover da sua empresa. Mas lembre-se de que essas atitudes devem ser aplicadas constantemente para que você obtenha sucesso nesse quesito, ok? É importante se preocupar sempre com a motivação e o bem-estar dos funcionários para que a produtividade esteja em alta.

Gostou dessas dicas para reduzir o turnover da sua empresa? Então não deixe de conferir nossos materiais para download gratuito – baixe agora mesmo nossos e-books e aprenda ainda mais sobre gestão corporativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados