Created with Snap
recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção: como aplicar um bom processo na sua empresa?

O processo de recrutamento e seleção é essencial em todas as empresas e envolve diferentes técnicas, metodologias e etapas. Nos últimos anos, ele vem se transformando com a ajuda da tecnologia e da internet que, além de potencializar sua eficácia, auxiliam na assertividade de seleção de talentos.

Uma equipe de RH estratégica está diretamente ligada ao sucesso da empresa, uma vez que é vista como um diferencial competitivo. Isso acontece porque uma organização com um time qualificado e preparado contratará pessoas qualificadas, produtivas e engajadas.

Desse modo, criamos este material a fim de apresentar a você as boas práticas relacionadas ao processo de recrutamento e seleção de sua empresa. Anote nossas dicas a seguir:

O que é recrutamento e seleção?

Muitas pessoas ainda confundem as duas palavras. No entanto, elas apresentam funcionalidades bastante diferentes.

A primeira é um subsistema da área de RH responsável por captar candidatos para vagas pontuais, programas ou banco de talentos. Já a segunda refere-se a uma quantidade de pessoas já pré-selecionadas no recrutamento, que serão avaliadas em quesitos como habilidades, competências e estilo de perfil. Assim, é possível identificar quais se encaixam melhor com a vaga e a organização.

Quais as vantagens de um RH estratégico?

Um RH estratégico com áreas de recrutamento e seleção oferece à empresa inúmeros benefícios. Vejamos os principais!

Leia também:  Programa Novos Horizontes Unidas: transformação pela educação

Redução de turnover

Quando existem critérios, métricas e avaliações consistentes, tanto no recrutamento quanto na seleção, é possível reduzir a taxa de rotatividade no negócio. Isso acontece porque os perfis estão mais alinhados com a vaga, reduzindo, portanto, as demissões.

Redução de custos a médio e longo prazo

Com a diminuição da taxa de rotatividade, os custos também são reduzidos. Isso acontece porque, sempre que um colaborador é desligado e outro contratado em seu lugar, existe um gasto financeiro bastante significativo.

Aumento da produtividade

A produtividade está ligada diretamente a uma boa seleção de candidatos. Isso acontece porque, quando o time de RH tem claras as competências e habilidades necessárias para o bom desenvolvimento do colaborador na empresa, a seleção acontecerá de forma muito mais específica.

Assim, é possível entender qual candidato faz mais sentido para a vaga concorrida, a fim de garantir uma melhor performance quando contratado.

recrutamento e seleção

Quem são os profissionais de recrutamento e seleção?

Alguns profissionais da equipe de recursos humanos são essenciais para garantir um bom resultado. Veja quais são eles:

Headhunter

O headhunter é o responsável por buscar pessoas com habilidades executivas ou técnicas. Muitas vezes é terceirizado, por ter expertise de “garimpar” o mercado e trazer os melhores candidatos para a seleção.

Recrutador

Funciona como o headhunter, mas geralmente trabalha de dentro da empresa em si. Ou seja, sua função é, basicamente, buscar candidatos para a equipe de seleção de talentos.

Business Partner

O parceiro de negócios tem um conhecimento aprofundado em diferentes áreas, como tecnologia, marketing e gestão. Por isso, consegue fazer contratações bastante estratégicas, trazendo um diferencial significativo para a organização.

Psicólogo

O psicólogo é essencial para garantir uma boa análise de perfil, principalmente capacidade de análise, raciocínio lógico, perfil, etc.

Leia também:  Liderança empresarial: como o RH pode prepará-la de forma estratégica?

Quais são as principais dicas numa rotina de recrutamento?

Dicas são bastante valiosas para garantir um bom resultado. Selecionamos aqui as mais importantes para garantir que seu time de RH faça um bom recrutamento e seleção de talentos.

Escolha bons canais de divulgação de vagas

O primeiro passo para garantir que haja um bom recrutamento é que as vagas em aberto estejam visíveis em diferentes ambientes (físicos e digitais) a fim de atingir o maior número de pessoas possível. Por isso, você pode investir em:

  • banco de talentos: tendo uma lista de e-mails de candidatos que estão aguardando uma oportunidade de entrar na sua empresa, basta enviar uma comunicação sobre a vaga em questão e aguardar que enviem seu currículo ou preencham algum tipo de link com suas informações;
  • portais de vagas on-line: alguns sites são muito importantes para selecionar candidatos. Os mais conhecidos no território brasileiro são Gupy, Vagas e Catho;
  • mídias sociais: as mídias sociais são ótimas para publicar vagas, principalmente quando falamos do LinkedIn. Ele funciona como uma espécie de rede social focada em trabalho. Assim, é possível encontrar desde estagiários a candidatos C-level;
  • Workplace: caso o RH opte por um recrutamento interno, é possível divulgar as vagas via e-mail ou pelo Workplace, que funciona como uma “rede social” da organização.

Escolha como realizar a triagem e aplique testes

A triagem é essencial para “peneirar” ao máximo os candidatos, levando os melhores para a seleção. Por isso, coloque nessa etapa aquilo que é considerado essencial, como: tipo e ano de formação, nível de inglês, tempo de experiência, etc.

Após isso, garanta que sejam aplicados testes comportamentais, pois, assim, os candidatos aprovados para a próxima etapa terão muito mais conexão com a organização e com a oportunidade.

Leia também:  Como fazer cálculo de folha de pagamento corretamente? Descubra!

Crie um bom ambiente para entrevistas

A seleção é fonte de medo e angústia de muitos candidatos, principalmente por conta da pressão que sofrem ao disputar uma vaga com outras pessoas tão competentes quanto. Por isso, garanta um ambiente tranquilo e tenha um condutor preparado. Assim, todos estarão mais relaxados para mostrarem o seu melhor.

Agora que você aprendeu mais sobre como organizar e garantir os melhores talentos, não deixe de anotar as dicas e colocá-las em prática. Por isso, faça uma reunião com todos os responsáveis pelo time e os gestores e complete as próximas vagas em aberto da melhor forma possível.

Viu como é importante garantir um bom processo de recrutamento e seleção? A equipe de RH deve ser estratégica, pois, desse modo, será um pilar essencial para bons resultados de toda e qualquer organização. Lembre-se de entender a diferença entre as duas etapas e, em cada uma delas, tenha processos específicos. Assim, o resultado será extremamente positivo e você terá candidatos talentosos para todas as vagas em aberto.

Agora, que tal aprender mais sobre retenção de talentos e a terceirização de frotas para sua empresa? Aproveite para compartilhar esses artigos com toda a sua equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados