Created with Snap

Rastreamento e telemetria veicular: saiba as diferenças

Nos últimos anos, as ferramentas de rastreamento e telemetria veicular têm se tornado cada vez mais presentes no controle e segurança de frotas corporativas. Podemos dizer que é um recurso indispensável para o administrador de frotas que deseja melhorar os índices de produtividade da empresa e garantir a segurança dos veículos e dos seus condutores.

Uma tendência cada vez maior é o uso avançado da telemetria veicular, uma ferramenta que agrega muito mais informações e permite melhor controle da frota, com ótimas oportunidades de aumento da produtividade, entre outros benefícios.

Primeiro, vamos identificar as principais diferenças entre o rastreamento, o monitoramento e a telemetria veicular, e as vantagens proporcionadas por essas modalidades de acompanhamento remoto da frota.

O que é rastreamento veicular

O rastreamento veicular é um serviço básico, que acompanha a localização do veículo.

Rastreamento veicular é o serviço mais básico de acompanhamento de veículos em uma frota. O sistema de rastreamento utiliza a rede de GPS para definir a localização imediata do veículo e a rede de dados celulares para enviar as informações a uma central.

Outra parte do sistema é o software, que permite visualizar as informações de localização do veículo e oferece funções simples, todas relacionadas ao seu posicionamento geográfico.

O que é monitoramento veicular

O monitoramento veicular une as funções do rastreador com um sistema que permite a configuração de relatórios e alertas de eventos pré-estabelecidos para que o gestor possa identificar a utilização deste veículo e aspectos do comportamento do motorista.

Os sistemas de monitoramento veicular informam a posição, o sentido de deslocamento e a velocidade do veículo em que está instalado. A partir desses dados, o gestor pode determinar gatilhos como tempo em deslocamento, tempo e local de parada, desvios da rota e excessos de velocidade, por exemplo.

O que é telemetria veicular

No dicionário, telemetria é definida como a “arte de medir distâncias”, mas na prática é bem mais que isso.

Leia também:  Dicas para a gestão de pneus da sua frota corporativa

Telemetria é um processo automatizado de coleta e envio de dados a partir de pontos remotos e/ ou móveis, em que se torna inviável por meio de cabos.

Os dados são transmitidos para uma central, a partir da qual se tem acesso às informações e uma série de controles que podem ser usados, inclusive, para interagir remotamente com o dispositivo.

A telemetria é fundamental para a performance das equipes de Formula 1 e outros esportes automobilísticos

No setor automobilístico, a telemetria é associada aos diversos sensores dos veículos e à coleta de informações sobre o motor, freios, sistemas eletrônicos, entre outros.

Sua estrutura básica é parecida com a dos sistemas de monitoramento e engloba um emissor de dados, uma central receptora e o software, que interpreta as informações.

Rastreamento e monitoramento X telemetria veicular

Podemos dizer que a função básica dos sistemas de rastreamento e monitoramento veicular é a de localizar veículos. Assim, a sua utilização geralmente está associada à necessidade da proteção e prevenção contra casos de furtos e de roubos, assim como o controle e gestão dos condutores.

Já a telemetria pode ser considerada uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do veículo, por utilizar um conjunto mais sofisticado de equipamentos, além de incorporar as funções presentes nos sistemas convencionais de rastreamento.

Isso é possível porque os equipamentos de telemetria são ligados aos diversos sistemas do veículo, possibilitando a coleta dos dados da sua localização e deslocamento, além de informações precisas sobre utilização e o funcionamento do veículo, como a rotação do motor, tempo de frenagem, utilização da embreagem, entre outros.

Vantagens da telemetria e do monitoramento veicular

Como vimos, a telemetria é uma ferramenta de controle completa, que possui as mesmas funções presentes no monitoramento veicular, expandindo o seu potencial com a possibilidade de controle e interação com o veículo.

Comparativo entre as funcionalidades do rastreamento, monitoramento e telemetria veicular

Os gestores de frotas encontram uma série de vantagens no uso do rastreamento e da telemetria, que detalharemos a seguir:

Leia também:  7 passos para uma gestão de acidentes eficiente

Aumento de produtividade

É possível que o gestor pré-estabeleça as rotas dos veículos e os pontos de controle, evitando trajetos desnecessários.

O acompanhamento constante do desempenho dos componentes do veículo permite identificar iminentes falhas, possibilitando ações preventivas, consideravelmente mais baratas que as corretivas.

O monitoramento do desempenho e comportamento dos motoristas auxilia na avaliação individual desses colaboradores. Também se pode identificar a necessidade de realizar ações educacionais e treinamentos, através dos seus hábitos e estilo de direção.

Redução de custos e sinistralidade da frota

Outro aspecto deste acompanhamento é que condutores monitorados se sentem menos à vontade para saírem do comportamento que é esperado deles, mantendo-se dentro da velocidade permitida na via e não se desviando das rotas pré-determinadas, correndo menos riscos ao longo do seu trajeto.

Isso reduz a sinistralidade e os gastos relacionados a ela, minimiza a ociosidade de motoristas que aguardam a manutenção dos veículos e melhora a eficiência operacional desta frota de maneira geral.

Aumento da segurança

Sistemas de telemetria veicular representam uma camada extra de segurança para os veículos da sua frota.

Muitas vezes, sistemas de rastreamento e monitoramento veicular são utilizados apenas como uma atitude preventiva. Por esta razão, veículos de frotas costumam exibir avisos mostrando que são monitorados, o que é bastante efetivo para inibir a ação de criminosos e reduzir a incidência de roubos e furtos.

E não apenas isso: no caso de um veículo extraviado, o rastreamento indica precisamente a sua localização, facilitando a sua recuperação com o apoio e a orientação da polícia.

Mas é na telemetria que se tem a maior proteção contra a criminalidade para frotas corporativas. Sistemas de telemetria possibilitam não apenas a coleta de dados detalhados sobre o veículo, seu funcionamento e posição geográfica, mas também permite a interação do gestor, que pode travar as portas, interromper o funcionamento do motor e até mesmo se comunicar remotamente com as pessoas no interior do veículo.

Leia também:  Eficiência operacional e frotas corporativas

Saber utilizar a tecnologia em nosso favor é fundamental para que possamos realizar nossas atividades com o máximo de eficiência. Para a gestão de frotas, o sistema de telemetria veicular se apresenta como uma solução mais adequada do que o rastreamento, na maioria dos casos.

Se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento dos sistemas de rastreamento, monitoramento ou telemetria veicular, deixe sua pergunta no campo de comentários no final da página – teremos prazer em ajudar!

Ou, se quiser saber qual dessas soluções é a mais adequada para a sua frota corporativa, solicite no formulário o contato de um dos nossos consultores, que entrará em contato para responder todas as suas perguntas.

E não se esqueça de seguir a Unidas Frotas nas redes sociais. Até a próxima com mais um artigo exclusivo no Blog Unidas Frotas!

5 thoughts on "Rastreamento e telemetria veicular: saiba as diferenças"

  1. Helder disse:

    Qual o custo do monitoramento?

    1. Olá Helder! Vamos entrar em contato via e-mail para tirarmos suas dúvidas sobre o monitoramento veicular, ok? Obrigado pela visita e volte sempre!

  2. Leonardo disse:

    Bom dia! Gostaria de saber se tem a possibilidade de rastrear o veículo e interagir ao vivo com o motorista e qual o sistema utilizado para interagir com o motorista, se é via celular e se tem avpossobilidade de rastrearem a onde fica a Central de monitoramento e rastreamento?

    1. Unidas Frotas disse:

      Leonardo, essa comunicação pode ser feita através de mensagem de texto, com um teclado instalado no interior do veículo para que o motorista também possa enviar mensagens! Existem diversos sistemas capazes de fazer este rastreamento em tempo real.

  3. Valdir Dias disse:

    Bip de alerta de velocidade pré estabelecida pode ser ativado ou desativado via telemetria? Por exemplo, atingindo 110 Km/h dispara o sinal de alerta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados