Created with Snap

Quando vale a pena investir na terceirização de frotas?

Tempo de leitura: 6 minutos.

O momento financeiro e político atual força muitas empresas brasileiras a direcionarem seu foco para a redução de custos operacionais, benefícios fiscais, qualidade na prestação do serviço e competitividade no mercado, para conseguir se manter de pé diante da crise. Muitos não sabem que essas são vantagens de investir na terceirização de frotas, que pode ser benéfica para qualquer empresa, em qualquer momento, de crise ou não.

O fato é que a terceirização surge como uma alternativa quando se busca a manutenção da saúde financeira da empresa. Além disso, há situações bem específicas que podem sinalizar a necessidade da sua empresa mudar o seu modelo de frota corporativa, optando pelo aluguel de carros para empresas, a chamada terceirização de frotas.

Detalhamos situações em que vale muito a pena investir na terceirização de frotas. Fique atento e veja se a sua empresa se encaixa em algum dos casos abaixo:

Quando os custos de manutenção dos veículos estão altos

custos de manutenções da frota

O atual preço do combustível, as péssimas condições das ruas e estradas, a alta do dólar e outros fatores contribuem para que os custos de manutenção dos veículos subam cada vez mais.

Ao terceirizar a frota de veículos da sua empresa, você delega uma série de fatores e responsabilidades à empresa terceirizadora, como os já citados custos e fornecedores de manutenção, o recolhimento de impostos e a depreciação dos carros.

O custo fixo da frota terceirizada é outra vantagem, pois privilegia o planejamento financeiro em médio e longo prazo. Para uma empresa controlar bem seus recursos financeiros, a previsão de gastos é essencial, o que é praticamente impossível utilizando uma frota própria.

Leia também:  Conhecimento de Transporte Eletrônico: o que significa para as frotas?

Quando a empresa necessita aumentar o seu caixa

Com o orçamento apertando cada vez mais em meio à crise econômica e política que assola o país, buscar alternativas para aumentar o caixa da empresa passou a ser uma rotina dos empresários. Quando a empresa precisa aumentar o caixa e não demitir os funcionários, pois já trabalha com um time reduzido, resta buscar alternativas.

Uma delas é a terceirização de frotas. O impacto dessa decisão em relação ao aumento do caixa é de curta a média duração. Os veículos da sua frota são um ativo de alta liquidez, o que significa que podem ser rapidamente vendidos e transformados em caixa para a sua empresa ao optar por uma frota terceirizada. Isso sem mencionar que não será necessário se descapitalizar para renovar essa frota, o que já faz parte do pacote da terceirização.

Quando o empresário sente a necessidade de focar mais no próprio negócio

foco-no-core-business

Por vezes, investimentos em infraestrutura e treinamentos deixam de ser feitos por falta de recursos financeiros. Quando o empresário sente esse impacto e necessita dar mais foco ao próprio negócio, vale a pena investir na terceirização de frotas. Com uma economia que chega a 25%, os investimentos necessários deixam de estar somente no planejamento e passam a acontecer.

Ao terceirizar a frota de veículos da sua empresa, repassando a gestão dela para uma empresa especializada nisso, sobra mais tempo, espaço, mão de obra e dedicação para o negócio da empresa em si.

Isso torna a empresa mais competitiva no mercado, destacando-a entre os concorrentes e promovendo um maior fluxo positivo de caixa. Com o foco no negócio da empresa, os empresários descentralizam a tomada de decisões e contam com a ajuda de um parceiro especializado.

As vantagens em investir na terceirização de frotas

Redução de custos de manutenção, aumento do caixa da empresa e foco no core-business são apenas algumas das vantagens da terceirização de frotas.

  • Redução de custos em média de 25%;
  • Renovação periódica da frota;
  • Telemetria e monitoramento;
  • Customização e padronização da frota, que se reflete no cuidado com a imagem da empresa;
  • Zero preocupação com a depreciação dos veículos;
  • Toda a burocracia, como emplacamento e licenciamento são de responsabilidade da empresa de terceirização de frotas, assim como seguro, IPVA e demais impostos;
  • Gestão profissional da frota sem a necessidade de contratação de pessoal especializado;
  • O fluxo de caixa, a utilização do veículo e o custo passam andar juntos;
  • As reposições das peças e as manutenções periódicas da frota de veículos deixam de ser sua responsabilidade;
  • Carro reserva para manter sua frota sempre operante;
  • Poderosa ferramenta para retenção de talentos em grandes empresas;
  • e muito mais.
Leia também:  6 dicas para identificar os melhores condutores para sua empresa

Deixe agora o seu comentário e nos conte como a terceirização de frotas pode ajudar ou ajudou a sua empresa a superar a crise econômica. Aproveite e curta a página oficial Unidas Frotas no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados