Created with Snap
Programa Novos Horizontes Unidas: transformação pela educação

Programa Novos Horizontes Unidas: transformação pela educação

Entre as diversas ações da Unidas com foco no pilar de Diversidade e Inclusão, uma das mais transformadoras é o Programa Novos Horizontes, um projeto direcionado a jovens em condições de vulnerabilidade por meio da promoção da educação técnica e profissionalizante.

O programa contribui para a formação profissional de jovens, disponibilizando bolsas de estudos, mentorias, palestras e oficinas para resgate da vocação e dos sonhos dos adolescentes e sua formação emocional. Então, conheça mais detalhes do Programa Novos Horizontes:

Transformando a comunidade com o Programa Novos Horizontes

Para tornar o projeto ainda mais relevante, foi definido que o Programa Novos Horizontes seria direcionado a pessoas das comunidades em volta das nossas unidades de negócios, além de jovens indicados pelos nossos colaboradores.

Esse princípio vem da noção de que temos a responsabilidade de retornar parte do nosso crescimento para as pessoas que vivem ao nosso redor.

Quando nos dedicamos à valorização das comunidades que cercam os locais onde a Unidas está presente, mostramos que a inclusão e a diversidade são importantes para nós, e que buscamos meios práticos de viabilizarmos uma sociedade mais justa e próspera para todos.

Como funciona o Projeto Novos Horizontes

Como mencionado, as bolsas são oferecidas aos moradores das comunidades no entorno dos locais onde estão as nossas unidades de negócios e também a jovens indicados pelos nossos colaboradores.

novos-horizontes-02
Jovens do projeto Novos Horizontes no Encontro de Líderes Unidas 2019
novos-horizontes-03
novos-horizontes-01
novos-horizontes-04

 

Algumas ações internas são desenvolvidas como suporte ao Projeto Novos Horizontes. São elas:

  • Sensibilização das lideranças;
  • Vínculo das ações ao programa interno de voluntariado para suportar o trabalho;
  • Encaminhamento dos jovens para as área internas da Unidas e/ou rede de fornecedores.

Desde o início do projeto, já patrocinamos:

  • 1 turma de Técnico em Manutenção Automotiva (BH – início em 2018): 9 jovens
  • 3 turmas de Qualificação em Manutenção Automotiva (BH, SP e Maringá – início em Ago/2019): 50 jovens
  • 6 turmas de Assistente Administrativo e Técnicas em Negociação e Vendas (Curitiba, RJ, Recife, Salvador e Brasília – início em Nov/2019): 125 jovens
Até o final de 2019, o projeto beneficiou 184 jovens com as bolsas de estudos, e 12 deles foram contratados como jovens aprendizes pela Unidas. Em 2020, o programa disponibilizou 380 vagas, distribuídas entre os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Assistente Pessoal e Técnicas de Vendas na Instituição SENAC em várias unidades do Brasil.

No final dos cursos, buscamos inserir os jovens no mercado de trabalho como jovem aprendiz/colaborador na Unidas ou na nossa rede de fornecedores. Por isso é uma ação tão efetiva, já que não se limita à capacitação e educação dessas pessoas.

Leia também:  Frota elétrica: Unidas aluga novos veículos 100% elétricos

A ideia é que aqueles qualificados pelo programa sejam encaminhados à sua primeira experiência profissional, que muitas vezes se coloca como obstáculo para a projeção de uma carreira dos jovens das comunidades carentes do nosso país.

Programa Novos Horizontes: depoimentos

Agora, vamos dar espaço para alguns dos jovens que passaram pelo programa Novos Horizontes. Confira o que eles têm a dizer sobre o projeto!

O primeiro deles é o Daniel Marques , 19 anos de idade de Belo Horizonte, MG:

Daniel Marques, jovem beneficiado pelo programa Novos Horizontes da Unidas

Daniel Marques, um dos jovens beneficiados pelo programa Novos Horizontes da Unidas

“Meu nome é Daniel Marques, tenho 19 anos e gostaria de compartilhar um pouco como a minha experiência neste projeto. Fui indicado por um amigo da família e felizmente consegui ser escolhido! Foi algo extremamente desafiador, pois ainda estava no ensino médio e sabia que precisaria conciliar esta oportunidade com o Ensino. Após o curso, meu tão esperado reconhecimento chegou, hoje com muita felicidade estou trabalhando na empresa que abriu as portas para mim. Comecei como Jovem Aprendiz e, poucos meses depois eu fui contratado como colaborador em tempo integral, neste momento estava tendo o meu ‘primeiro emprego’. Estou aprendendo muitas coisas novas e agregando valor no início da minha trajetória profissional e pessoal. Com total certeza, esta foi uma das experiências mais gratificantes. Então deixo um conselho para todos: VALORIZEM a oportunidade, agarrem com unhas e dentes e tentem extrair ao máximo o conhecimento dos professores do SENAI, eles são fantásticos. Um mundo enorme dentro da Unidas espera por vocês!”

O Richard Iury, também de Belo Horizonte, deixou o seu recado:

“Meu nome é Richard Iury e venho contar um pouco da minha história, que mudou completamente depois que conheci a Unidas. Soube que estavam dando oportunidade para jovens adquirirem conhecimento e se prepararem para o tão sonhado primeiro emprego. Não pensei duas vezes em concorrer para aquelas vagas! Esse desafio foi pra mim um dos melhores que já enfrentei. Durante o curso tivemos ótimas experiências, uma delas foi quando fomos a fábrica da Fiat para conhecer alguns processos de fabricação e que agregou muito na minha formação. Outra experiência que me marcou bastante foi o dia que eu viajei para São Paulo junto à Companhia para participar de um evento interno, eu tinha pouco tempo como jovem aprendiz e tinha acabado de ser convidado a virar um colaborador em tempo integral. Para os jovens que se candidatarem eu aconselho que se dediquem, se esforcem bastante porque vale muito a pena, abracem essa oportunidade que é de ouro. O curso que irão fazer é muito interessante, agrega muito valor a sua postura profissional e ao seu dia a dia.”

O Programa Novos Horizontes faz parte do projeto Unidos por um Mundo Melhor.  Conheça também outras ações de Responsabilidade Social Corporativa da Unidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados