Created with Snap
5 razões pelas quais a terceirização de frotas cresce no mercado

6 razões pelas quais a terceirização de frotas cresce no mercado

Tempo de leitura: 6 minutos.

Buscar um serviço especializado e que ofereça bons veículos para atender às necessidades de uma empresa é algo cada vez mais comum nos dias de hoje. Muitas companhias já perceberam que os custos de possuir e manter uma frota própria podem não ser muito atrativos – não é à toa que o investimento na terceirização de frotas vem crescendo constantemente no Brasil.

Apesar disso, muita gente ainda fica em dúvida na hora de adotar o modelo de frota terceirizada na sua empresa. Por isso, ajudaremos você mostrando aqui algumas razões pelas quais a terceirização de frotas cresce no mercado e pode ser a solução que você busca. Confira!

1) Redução de custos

Um dos diferenciais notáveis trazidos pela terceirização é a redução de custos na empresa. Isso acontece por diversos fatores: o abatimento em impostos como PIS, Cofins e o Imposto de renda é o primeiro ponto que podemos destacar; há também valores referentes a impostos específicos dos veículos, como IPVA e licenciamento, que deixam de ser responsabilidade da sua empresa e já estão contemplados no valor mensal de locação.

Além disso, todos os outros itens que citaremos aqui impactam diretamente na diminuição dos gastos por parte da sua empresa. Explicaremos qual a influência de cada um nessa mudança de paradigma.

2) Manutenção

Locadoras de veículos lidam com frotas diariamente, contando com profissionais capacitados e atentos para atender às necessidades de cada empresa. Por isso, ao contratar uma empresa terceirizada, seus gastos com manutenção tendem a diminuir consideravelmente.

Leia também:  Comprar um carro pela empresa realmente compensa?

Todo o controle oferecido pela terceirização de frotas privilegia a redução de custos com manutenção, que representam uma grande fatia dos gastos de uma frota corporativa!

O desgaste natural de peças como amortecedores, pneus e freios é algo que costuma pesar no bolso de uma empresa que possui frota própria. Além disso, é necessário desenvolver um complexo controle para realizar manutenções preventivas, algo que deixará de ser uma dor de cabeça para sua empresa.

3) Burocracia

Uma frota terceirizada permite à empresa contratante se livrar de uma burocracia indesejada. Todo processo referente a documentação, licenciamento, multas e outros passam a ser responsabilidade da locadora, evitando problemas referentes a erros técnicos ou gastos excessivos para gestão de toda essa informação.

Além disso, a terceirização proporciona a você a confiança de saber que este trabalho está sendo realizado por quem tem experiência no assunto.

4) Renovação de frota

 

Em geral, empresas que têm frota própria investem bastante para desenvolver uma política de frotas eficiente, um controle eficaz de revisões e em manutenção preventiva. Porém, o que acaba acontecendo é que os veículos são utilizados por tempo demais, deteriorando-se e causando diversos problemas para essas empresas que são donas dos carros de sua frota.

Por conta disso, o desempenho passa a ser menos vantajoso. O consumo de combustível aumenta em veículos mais desgastados e as manutenções passam a ser mais frequentes, aumentando o custo e os riscos de prejudicar o serviço realizado.

A terceirização permite que, no ciclo ideal do contrato, a frota seja também renovada. Além disso, você pode ter acesso a diferentes modelos e tipos de veículos de acordo com sua necessidade.

5) Ganho de tempo

 

Leia também:  6 dicas para identificar os melhores condutores para sua empresa

Tempo é dinheiro, e isso já é uma realidade clara dentro de uma empresa. Portanto, estratégias para ganhar tempo e otimizar os processos fazem parte do dia a dia de todo gestor — ou seja, é muito importante implementar essa filosofia na gestão de frotas.

6) Oportunidade de capitalização da empresa

“Ok, vamos terceirizar a frota da minha empresa. Mas e a antiga frota própria, o que fazer com ela?”

A transição de uma frota própria para a frota locada traz consigo uma grande e inesperada oportunidade de capitalização para a empresa que precisa abrir mão desses veículos. O contrato de uma frota terceirizada se inicia com a entrega de carros novinhos em folha para a empresa contratante, que agora pode vender os veículos da sua frota própria e recuperar parte do dinheiro investido neles anteriormente.

Como a empresa não precisa comprar novos veículos, os recursos captados com sua venda podem ser direcionados para investimentos com foco na melhoria da sua eficiência operacional, na busca pela inovação ou em outras áreas estratégicas da sua atividade. Assim, é possível alcançar mais competitividade e ganhar fôlego para enfrentar a concorrência com muito mais vigor.

A utilização veículos terceirizados não só mostra para seus clientes e parceiros que sua empresa investe numa frota de qualidade, como proporciona aos responsáveis pela administração mais tempo livre para focar exclusivamente na gestão da empresa.

Assim, é possível investir seu tempo no desenvolvimento de estratégias e ações para otimizar tanto a utilização da frota quanto de outros setores e processos.

Mantenha essas informações em mente e faça as contas. A terceirização da frota pode ser a melhor alternativa para sua empresa! Deseja mais informações sobre a locação da frota corporativa e uma análise específica desta oportunidade? Clique aqui e preencha o formulário para obter suporte com um dos consultores Unidas Frotas.

Leia também:  Como economizar dinheiro com a terceirização de frotas?

Conheça também os nossos materiais gratuitos para download produzidos pela Unidas Frotas, líder em terceirização de frotas no Brasil com 2.000 clientes e mais de 100 mil veículos em sua frota, e aproveite para otimizar seus processos de gestão da frota sem custo algum. Clique aqui e baixe agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados