Created with Snap
Entenda por que fazer o Controle de Combustível da Frota

Entenda por que fazer o Controle de Combustível da Frota

Frotas corporativas são usadas por empresas de todos os portes e áreas de atuação, sejam elas próprias, sejam terceirizadas. E, independentemente da quantidade ou do tipo de veículo utilizado, os gastos de combustíveis acabam se tornando um dos grandes custos operacionais dessas empresas, evidenciando a necessidade de se fazer o controle de abastecimento da frota.

Saber o quanto se gasta com abastecimentos dos veículos é apenas parte dos motivos pelos quais se deve fazer esse controle. Dentro de qualquer negócio, todos os gastos precisam ser controlados, sejam eles compras de suprimentos de escritório ou a gasolina que vai nos tanques dos carros, para que se possa avaliar uma série de indicadores e realizar ajustes promovendo a produtividade e eficiência da sua operação.

Para você que deseja saber mais sobre a importância de efetuar uma gestão de consumo de combustível eficiente da sua frota de caminhões, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o tema. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Por que fazer o controle de combustível da frota?

O controle de abastecimento é uma das operações mais importantes da gestão de frotas, pois permite que a empresa gerencie os gastos e consiga manter a frota trabalhando de forma eficiente. Para mais detalhes, veja por que você deve investir nesse tema!

Trocar de combustível, se necessário

Por que fazer o controle de combustível da sua frota? Trocar de combustível, se necessário

Alguns veículos são conhecidos como flex, ou seja, funcionam com mais de um tipo de combustível. Porém, o desempenho com cada um desses combustíveis — álcool ou gasolina, por exemplo — é bem diferente, com grandes variações de rendimento entre eles.

Fazendo o controle de combustível da frota, é possível perceber facilmente qual combustível tem melhor relação custo x benefício para os seus veículos, ou seja, qual deles traz o menor custo por km rodado.

De modo geral, recomenda-se que a escolha entre gasolina e etanol seja feita observando a relação de preços entre os dois combustíveis — vale mais a pena abastecer com álcool quando seu preço por litro está abaixo de 70% do litro da gasolina.

Leia também:  Conheça 7 desafios da gestão de frotas e como resolvê-los

Essa é uma recomendação genérica, direcionada a condutores particulares. No caso de uma frota corporativa, é preciso um acompanhamento mais detalhado, que contemple variáveis como a média de km/litro por veículo, comparando essa média entre os combustíveis avaliados.

Isso porque diferentes veículos podem variar bastante o seu aproveitamento de combustíveis, por características mecânicas, pelo estilo de direção do condutor, calibragem e desgaste dos pneus e condições do asfalto, entre vários outros aspectos.

Além disso, o controle de combustíveis da frota pode ajudar a detectar o melhor fornecedor em termos de qualidade. Quando os veículos rendem mais abastecendo em um posto do que em outro, usando o mesmo tipo de combustível, fique atento.

Combustíveis adulterados não só causam prejuízo financeiro como aceleram o desgaste dos veículos e podem ocasionar panes, colocando em risco seus colaboradores e deixando o veículo parado por alguns dias para uma manutenção imprevista.

Aprimorar sua projeção de gastos

Controle de custos da frota

Depois de algum tempo coletando os relatórios de controle de combustível da frota, você terá dados suficientes para estimar o consumo de combustíveis em períodos futuros.

A partir desses números, e utilizando informações sobre o preço do combustível, será possível elaborar uma projeção de gastos muito mais precisa.

Isso é muito importante para planejar o orçamento da sua empresa e provisionar recursos adequadamente para os próximos meses.

Lembre-se de que o provisionamento inadequado de recursos pode causar grandes problemas para o gestor de frotas. Ele precisa manter os veículos rodando com o mínimo de imprevistos e o máximo de previsibilidade financeira possível.

Aumentar a eficiência da frota

Eventualmente, alguns motoristas podem não seguir as políticas de uso dos veículos estabelecidas pela empresa. É muito importante acompanhar o consumo de combustível de cada veículo da sua frota, pois assim se torna possível a identificação dos motoristas responsáveis pelo comportamento inadequado e quais são esses desvios de conduta.

A partir dessas informações, você poderá tomar medidas direcionadas de gestão. Entre elas, estão os treinamentos de direção defensiva, políticas de recompensa para condutores exemplares e medidas administrativas para a punição de motoristas que infringem as normas da empresa.

Identificar maus hábitos no abastecimento

Por que fazer o controle de combustível da sua frota? Identificando maus hábitos no abastecimento

Com o controle de combustível da frota, é possível avaliar como os veículos da sua empresa estão sendo tratados.

Leia também:  Como realizar o gerenciamento de motoristas? Confira 5 dicas práticas!

Será que eles estão sendo abastecidos regularmente, de acordo com uma programação? São abastecidos toda vez que o tanque esvazia um pouquinho? Estão sempre rodando com o tanque quase vazio?

Maus hábitos e falta de processos bem definidos para os abastecimentos podem impactar diretamente os custos com combustíveis e manutenções corretivas.

É importante que haja parâmetros claros para definir quando os veículos devem ser abastecidos, até mesmo para garantir que seja utilizado o melhor fornecedor — e não o posto desconhecido que estava por perto na hora do aperto.

Acompanhar as manutenções periódicas

O relatório sobre o consumo de combustível não é o único de que sua empresa precisa avaliar regularmente. Também é importante fazer o acompanhamento das manutenções periódicas, das vistorias realizadas antes de viagens médias ou longas e dos problemas eventuais — como falhas mecânicas e acidentes.

Reunindo todas essas informações, você poderá ter controle completo sobre o status da sua frota. Isso facilita a tomada estratégica de decisões, como planejar a hora certa de trocar cada veículo ou definir se vale mais a pena investir no conserto, ou comprar um novo.

Entender melhor o comportamento do motorista

Vale destacar que o comportamento do motorista é um dos principais fatores que influenciam o bom ou mau consumo de combustível.

Por isso, o controle de consumo deve ser praticado para identificar esse tipo de situação.

Há várias técnicas de direção que permitem reduzir os gastos com abastecimento.

Elas se baseiam na minimização de vícios no volante, como andar sempre com excesso de velocidade, passar as marchas de forma errada e realizar acelerações bruscas.

Reduzir custos

Ao entender e melhorar o comportamento dos motoristas de sua frota, há também uma redução de custos.

Isso porque as despesas de combustível relacionadas à má condução nas estradas poderão ser diminuídas com o controle eficiente dessas operações.

Assim, a empresa será capaz de otimizar todos os seus gastos com abastecimento da frota de veículos e, dessa forma, aumentar os seus lucros.

Quais os benefícios de fazer o controle de combustível da frota?

A essa altura, você já deve ter noção da importância do controle de combustíveis para a eficiência de sua frota.

Os benefícios gerados podem variar desde o gerenciamento mais efetivo dos gastos com combustíveis e a diminuição de desperdícios e operações incorretas, até a agilidade e rapidez nas atividades de abastecimento e preparação da frota.

Por conta desses fatos, é fundamental que a empresa desenvolva estratégias e investimentos para estruturar os seus sistemas de gestão de consumo da frota, pois assim consegue-se obter muito mais lucro e desempenho com as atividades realizadas.

Leia também:  Aluguel de carro elétrico no Brasil: realidade ou ficção?

Como deve ser feito esse controle de combustível da frota?

Para manter um bom controle de combustível da sua frota, é necessário pôr em prática algumas ações.

Veja agora o que você precisa realizar para isso!

Faça manutenção periódica da frota

Pode-se dizer que a manutenção é fator importante para garantir um controle correto do combustível. Atitudes como uma simples averiguação da calibragem dos pneus podem impactar diretamente o consumo dos veículos.

Dessa forma, a empresa deve ter atenção ao período de revisão preventiva, tendo como base a inspeção de partes mecânicas, hidráulicas e outros componentes que podem prejudicar o desempenho da máquina. Isso com certeza fará o seu gasto no final do mês ser reduzido.

Capacite a equipe

Outra medida que deve ser adotada pela corporação é realizar treinamento e reuniões acerca da proposta de gestão da empresa.

Na qualificação da equipe, deve-se ter como uma das prioridades desenvolver a compreensão sobre estratégias de controle de consumo da frota, bem como as técnicas de administração dos processos de abastecimento.

O objetivo disso é desenvolver habilidades voltadas a elevar a eficiência da empresa nesse quesito.

Faça o controle da quilometragem

Outro fator importante é identificar os gastos de combustível reais destinados a um determinado percurso.

Isso contribui para manter uma gerência exata dos gastos com abastecimento, eliminando despesas extras com adição de combustível a mais que o necessário.

Planeje corretamente as rotas

É necessário que a equipe de controle da frota estude os percursos mais adequados ao trajeto da frota. Os caminhos devem ser traçados seguindo a menor distância. Entretanto, os gestores devem avaliar se o trajeto é seguro e se a alternativa escolhida é a melhor opção quanto à estrutura e ao suporte das rodovias.

Como você pode perceber, o controle de abastecimento da frota é essencial para uma gestão adequada desse recurso. Ao longo do tempo, tal controle permite, entre outras coisas, a redução no gasto de combustível e, por consequência, a diminuição das despesas da sua empresa.

Tenha ótimos insights e dicas para você gerenciar sua relação com postos de combustíveis e outros fornecedores importantes para a sua empresa: leia também o nosso artigo Gestão de fornecedores: entenda a importância e saiba como fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados