Created with Snap
Outsourcing na logística: por que devo implementar?

Outsourcing na logística: por que devo implementar?

Muitas vezes, quando se abre um negócio, é necessário pensar nas melhores formas de gerenciá-lo. Na área da logística, é função do gestor decidir a melhor forma de administrar o setor e qual modelo de gestão faz mais sentido para o seu negócio. É nesse sentido que surge o conceito de outsourcing.

Além disso, empresas estão aderindo à delegação de tarefas e processos em diversos setores — não apenas na logística. A decisão de entregar trabalhos que não valem a pena ser exercidos pela equipe interna para empresas de fora e especializadas no que fazem, vem dando muito certo. Além de agilizar os processos, é uma forma de economia dentro do negócio.

Pensando nisso, este texto explicará o que é o outsourcing, por que ele vem dando certo em diferentes tipos de negócios e algumas das principais vantagens da implementação do outsourcing na logística de uma empresa. Continue lendo!

O que é outsourcing e por que devo implementar?

Outsourcing pode ser entendido como uma fonte de fora exercendo uma atividade que, no momento é absorvida pela empresa. Em termos mercadológicos, essa atividade pode ser explicada como a prática da terceirização.

Atualmente, a terceirização de alguns processos dentro da gestão é o caminho escolhido por muitos empresários para encontrar um trabalho qualificado, vindo de fora da empresa, e gerir determinado setor com mais economia e eficiência.

Quando falamos em outsourcing na logística, entende-se como a contratação de pessoas de fora para realizar tarefas que geralmente não são realizadas no ambiente da empresa.

Leia também:  6 benefícios corporativos para colaboradores da sua empresa

Exemplo prático

Para entender melhor como funciona o outsourcing na logística, é possível imaginar a seguinte situação: uma empresa de médio porte tem uma frota de caminhões. Seu potencial de distribuição é alto, já que em um só veículo é possível alocar muito volume.

O problema é que, além de traçar uma estratégia para o negócio — estudando muito para gerenciar os custos de cada viagem e fazer o controle financeiro da empresa — e ser o responsável pela administração de assuntos relacionados aos motoristas, o gestor também precisa preocupar-se com a frota e toda a burocracia que seu funcionamento exige, como controle de multas, sinistros, manutenções, documentações, etc.

Então, surge a seguinte pergunta: por que não terceirizar o setor de frotas e colocá-lo nas mãos de uma empresa especializada no assunto? Essa empresa conseguirá resolver todas essas questões da melhor forma possível, com muito mais rapidez e ainda gerar economia para o negócio.

Essa é justamente a vantagem de aplicar o outsourcing na logística de uma empresa. Seja por falta de tempo, seja por falta de uma equipe interna especializada no assunto ou para economizar no processo de logística, terceirizar pode ser a melhor opção para agilizar os processos, garantir expertise no setor logístico e ainda diminuir os custos com a gestão.

Quais as vantagens de aplicar o outsourcing na logística?

Como visto até agora, o segredo do outsourcing é o poder de contar com especialistas em uma área que a empresa não tem tanto know-how, potencializando o resultado desse setor.

Além disso, mesmo que exista uma equipe com conhecimento para a função, delegar alguns processos acaba trazendo mais eficiência para a gestão.

Dessa forma, o gestor e sua equipe podem focar seus esforços naquilo que realmente faz a diferença e diz respeito à sua área de atuação, otimizando os processos, afinando as estratégias, melhorando os resultados e tornando a empresa mais coerente e alinhada em todos os setores. O foco dos gestores será no core business da empresa.

Leia também:  Veículos especiais: conheça os processos de customização de viaturas

As vantagens de adotar o outsourcing na logística de uma empresa são várias e estão sendo cada vez mais apontadas como uma solução em estudos realizados por gente que entende do assunto.

A seguir, separamos os principais benefícios de optar pela terceirização da sua frota!

Equipe qualificada

Decidir por terceirizar a logística pode ser sinônimo de melhorar a qualificação da equipe que fará a gestão da frota. Isso significa que não será necessário contratar diversas pessoas, cada uma especialista em um assunto, para garantir um nível de expertise alto.

Quando você investe no outsourcing, também investe em pessoas especialistas no assunto, tanto por formação acadêmica quanto por sua experiência profissional.

Tecnologia especializada

O mercado logístico e de frotas está em constante evolução. As tecnologias conhecidas hoje já não serão as mesmas de amanhã. Todos os dias, softwares, hardwares e plataformas inovadoras surgem para otimizar ainda mais a gestão de uma frota e tornar os processos centralizados, digitais e eficientes.

Porém, nem sempre uma empresa consegue investir com tanta frequência nessas tecnologias e recursos. Contratando um serviço de fora é possível ter um leque de opções, escolhendo quem oferece os produtos de que o negócio precisa.

Custos reduzidos

Provavelmente, esse é o principal fator para realizar o outsourcing na logística de uma empresa. Quando o serviço vem de fora, de forma terceirizada, é possível ter custos melhores em troca de mão de obra especializada, como muitas vezes também substituir custos variáveis por custos fixos.

Garantia de qualidade

Todo gestor busca o melhor serviço, certo? Quando falamos em aplicar o outsourcing na logística, muitas vezes o maior medo é que a qualidade do serviço oferecido caia. Para que essa preocupação seja contornada, basta escolher a empresa certa para confiar o trabalho, fazendo uma pesquisa de mercado minuciosa e investindo nas opções com melhor reputação.

Leia também:  Locação de caminhão pequeno vale a pena? Entenda!

Em resumo, é possível dizer que implementar o outsourcing na logística oferece mais liberdade para o gestor realizar outras atividades do negócio e ainda oferece vantagens como a desburocratização e o maior controle das informações da frota, auxiliando nas tomadas de decisão. Além disso, essa decisão traz a certeza de que os veículos estarão nas mãos de pessoas especializadas.

Agora que você entende mais sobre a aplicação do outsourcing na logística, que tal tirar suas dúvidas sobre a possibilidade de terceirizar esse serviço? Entre em contato com a Unidas e converse com um dos nossos consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados