Created with Snap
motivar funcionários

10 dicas para motivar funcionários na sua empresa

Frente a um cenário cada vez mais competitivo, reunir os melhores profissionais do mercado em sua equipe e adotar ações para mantê-los sempre motivados é algo essencial para o negócio.

Além de garantir resultados cada vez melhores, motivar funcionários é uma prática muito importante para manter a produtividade na empresa, fazer entregas de excelência, reduzir a rotatividade e garantir uma maior rentabilidade na gestão de pessoas. Mas você sabe quais são as melhores estratégias para isso?

No post de hoje, você vai conhecer 10 dicas para motivar funcionários e contribuir para o sucesso de seu negócio. Leia até o fim para conferir

1. Foque na comunicação horizontal

Proporcionar um bom fluxo de comunicação dentro do negócio é essencial para gerar um maior nível de colaboração e união entre os funcionários. A comunicação horizontal, nesse sentido, apresenta excelente assertividade, pois ela favorece que profissionais de um mesmo nível hierárquico se entendam de forma rápida e eficiente.

Não é à toa que esse tipo de comunicação também é chamado de lateral, remetendo à ideia de que todos estão lado a lado. Além de motivar ainda mais a equipe, essa prática também contribui para o crescimento mútuo dos profissionais e para a melhora do ambiente organizacional. Para focar na comunicação horizontal dos seus colaboradores, promova eventos, cursos e workshops, além de fomentar seu relacionamento interpessoal e até happy hours e outras situações fora da empresa que favoreçam o “entrosamento” entre os profissionais.

Leia também:  Unidas Bestfleet, a solução de veículos premium para empresas

2. Crie um clima agradável

Não há nada mais desanimador para um profissional do que trabalhar em condições ruins, principalmente porque a maioria passa mais de um terço de seu dia na empresa. Se o o clima for desagradável, o colaborador possivelmente vai se tornar improdutivo, podendo correr o risco, até mesmo, de sofrer algum desgaste físico e/ou psicológico com o passar do tempo.

Dessa forma, é fundamental que o ambiente de trabalho seja bem estruturado, confiável e seguro, de modo que o colaborador possa exercer suas funções em condições agradáveis e produtivas.

3. Incentive a parceria entre as equipes

Uma empresa com equipes que não trabalham em conjunto e com membros que colaboram pouco entre si dificilmente terá colaboradores motivados e produtivos. Assim, é preciso que tais times sejam incentivados a manter uma parceria contínua, mostrando que estão unidos em prol dos mesmos objetivos e não dispersos em um mar de incertezas.

4. Ofereça um plano de carreira

Os profissionais também podem se sentir desmotivados caso não tenham expectativa de crescimento na companhia em que atuam. Se eles sabem que podem crescer, sem dúvida vão dar o seu melhor para apresentar grandes resultados e subir na hierarquia, não é mesmo?

Nesse caso, a empresa pode definir tanto planos de carreira quanto programas de desenvolvimento, o que vai mostrar o caminho necessário para que o colaborador obtenha novas conquistas. Vale também oferecer treinamentos de liderança e capacitações para que o desenvolvimento profissional seja constante.

5. Aplique o desenvolvimento com base em pontos fortes

Um simples elogio faz toda a diferença — e não há nada melhor para motivar funcionários do que isso. Sabemos que um gestor deve se mostrar firme e também apontar os aspectos negativos do trabalho, mas destacar os pontos fortes do colaborador e encorajá-lo a crescer a partir deles é muito importante para que ele busque uma melhora contínua.

Leia também:  Recrutamento e seleção: como aplicar um bom processo na sua empresa?

Lembre-se: quando for necessário dizer algo negativo, faça isso sempre em particular, e nunca em reuniões ou na frente de toda a equipe.

motivar funcionários

6. Estipule metas possíveis

Para que uma empresa cresça e alcance os resultados esperados, ela deve definir objetivos e metas para buscar sempre ir além. No entanto, todo cuidado é pouco neste momento.

Imagine uma loja que acabou de abrir as portas e, como sua primeira meta, o gestor define que todos devem se empenhar para lucrar R$1 milhão no período de um ano. Isso dificilmente vai acontecer, certo?

As metas devem ser condizentes com a realidade do negócio, pois se um empregado já sabe que algo é inalcançável, ele sem dúvida não ficará motivado nem vai se empenhar.

7. Incentive a cultura do feedback

Não podemos nos esquecer da eficiência de um bom feedback! Com isso em mente, é importante que nunca seja considerado como uma forma de dar bronca ou cobrar os colaboradores — na verdade, seu papel é, principalmente, motivar funcionários.

Ao dar feedbacks, é imprescindível que você se mostre atento ao que a equipe está produzindo e sempre pronto para ajudá-la a melhorar. Portanto, sempre que possível, dê um retorno sobre o trabalho e não se esqueça de ouvir também os empregados, pois isso vai auxiliar a entender o que eles esperam do trabalho e pode render boas sugestões para a rotina.

8. Organize confraternizações periódicas

Uma das melhores maneiras de motivar funcionários é organizar confraternizações periódicas, algo muito simples e fácil de realizar e que agrada toda a equipe. Isso pode ser feito quando o negócio conseguir bater uma meta, de forma a parabenizar e agradecer os times, ou em uma data comemorativa, como ao fim do ano.

Leia também:  Cultura e clima organizacional: saiba como incentivá-los na prática

Também é possível propor um almoço em equipe, um happy hour ou uma festinha sem nenhum motivo específico — o importante é que todos tenham um momento de descontração e alegria em conjunto.

9. Implemente métricas de desempenho

Com a ajuda de métricas, você auxilia a equipe a visualizar melhor os seus resultados e ainda facilita o alinhamento de estratégias, mostrando o que realmente está dando certo e o que é necessário mudar para atingir resultados melhores.

A definição das métricas varia de acordo com o setor da empresa, mas podemos pegar como exemplo parâmetros como “quantidade de novos clientes” e “percentual de negócios fechados”. Se alguém registrar números baixos nesses parâmetros, vale ter uma conversa particular para descobrir o que é preciso fazer para melhorá-los.

10. Ofereça um veículo corporativo

Se os profissionais de sua empresa precisam realizar viagens corporativas constantemente ou, mesmo, usar o veículo para fazer algo relacionado ao trabalho, que tal oferecer a eles veículos corporativos? Eles vão se sentir valorizados e motivados, principalmente se o carro puder ser usado no dia a dia — fazendo com que ele se torne um verdadeiro benefício.

Motivar funcionários é a chave para alcançar os melhores resultados em seu negócio, algo que vai muito além de apenas buscar lucros financeiros. Para isso, não se esqueça de criar um plano de comunicação que garanta a visibilidade das ações da empresa, pois apenas assim sua equipe poderá conhecer o que você vem colocando em prática para melhorar o trabalho de todos.

Gostou dessas dicas para motivar funcionários? Acha que contar com uma frota de veículos própria pode melhorar a produtividade da equipe ainda mais? Então não perca tempo e simule a terceirização de sua frota agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados