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metas para RH

Qual a importância e como definir metas para RH?

Já se sabe que definir metas para RH é um ato importante para todas as empresas. Porém, além disso, uma prática essencial para que organizações tenham uma boa gestão é a mensuração de seus resultados. Para a área de RH isso é essencial, já que entender o que funciona ou não ajuda a manter a produtividade dos colaboradores.

Quando tais metas são aplicadas, é possível estar a par dos processos e políticas que são os pilares do negócio. Como tal área é fundamental para o sucesso da empresa, o time de talentos garantirá a atração, manutenção, engajamento e motivação dos colaboradores.

Por isso, desenvolvemos este artigo para que você descubra a importância e saiba como definir as principais metas para RH. Continue a leitura abaixo e anote nossas dicas!

Qual a importância da definição de metas no RH?

As metas são essenciais para diagnosticar problemas e definir objetivos futuros. Elas também podem ajudar o time a entender a evolução de suas tarefas e a melhorar o sentimento de pertencimento e foco.

Quando bem definidas, dão a oportunidade para que os responsáveis da área criem planos de ação a fim de corrigir quaisquer problemas identificados. Também fazem com que os colaboradores entendam melhor seu papel dentro da empresa, tornando-os mais engajados e comprometidos.

As metas de recursos humanos devem ser, portanto, avaliadas ao lado de outras áreas da organização, com o propósito de evoluir e estabelecer objetivos e estratégias de longo prazo. Confira a seguir as principais métricas para o time de RH.

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Quais são as principais metas para RH?

As metas devem ser estabelecidas de acordo com cada gestor e com o que a empresa precisa alcançar e, por isso, devem ser bem conceituadas e delineadas de maneira específica para atender cada equipe. No entanto, existem algumas bastante comuns dentro do setor recursos humanos. Vejamos as principais:

Diminuir o absenteísmo

Faltas e atrasos sem justificativas podem virar comuns caso a equipe de RH não tenha controle sobre isso. Dessa forma, é importante entender quais áreas apresentam as maiores taxa desse índice, se elas aumentam antes de desligamentos, entre outros pontos.

Essa meta é muito importante para o setor de recursos humanos, pois, assim, é possível controlar melhor os índices de rotatividade, desmotivação, etc.

Aumentar a satisfação dos colaboradores

Aumentar a satisfação dos colaboradores é essencial para reter talentos. Para tanto, é importante entender o que é essencial para eles e quais fatores estão diretamente ligados a essa motivação, como trabalho, equipe, treinamentos, recursos, salários, etc.

Quando o RH não se preocupa com essa meta, o setor deixa de entender a equipe e fica sem saber o que mais impacta a vida de cada colaborador, o que pode vir a ser o estopim para um desligamento da empresa.

Melhorar a comunicação interna

Uma boa comunicação interna é outra meta a ser alcançada pelo RH para garantir que todos os colaboradores estejam na mesma página e que nenhuma informação seja deixada solta – isso evita fofocas e burburinhos incoerentes dentro da organização.

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Quais são os principais indicadores?

Após definir bem as metas para RH, você deve se lembrar dos principais indicadores que ajudam a verificar se tudo está saindo conforme o planejado. Para tanto, listamos os indicadores mais recorrentes abaixo:

Índice de turnover

O índice de turnover nada mais é do que a taxa de rotatividade dos colaboradores de uma empresa. Dessa forma, quanto maior esse índice, maior é o número de desligamento e contratações num determinado período de tempo.

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Além de ser desmotivador, gera queda de produtividade e insatisfação. É, também, uma taxa que influencia diretamente o caixa da empresa, já que toda e qualquer instituição tem gastos para contratar, treinar e perder um colaborador. Desse modo, tal índice deve ser o menor possível.

A fim de garantir que as taxas estejam em equilíbrio, é de grande importância ter um maior controle desses dados, pois caso seja um número maior do que o esperado, será necessário entender sua razão e criar um plano para reverter o problema.

Índice de satisfação

Essa métrica é muito importante para entender o quanto os colaboradores estão satisfeitos. Pode ser avaliada de diversas formas, como por exemplo, por pesquisas de satisfação anônimas.

Isso faz com que o time de recursos humanos possa trabalhar em projetos voltados para manter e melhorar a motivação de colaboradores, investindo melhor os recursos naquilo que realmente faça diferença para eles.

Índice de clima organizacional

Quem nunca teve algum problema no mundo corporativo que atire a primeira pedra. É muito comum, principalmente em grandes corporações, que haja uma pesquisa de clima organizacional, a fim de entender os possíveis desafios e como contorná-los.

Caso a área feche os olhos para esse fator, é possível que perca colaboradores muito importantes, já que, a saúde mental e emocional de funcionários vem sendo cada vez mais comentada em redes sociais e mídias abertas.

Portanto, entenda quais fatores interferem nesse ponto em questão e estabeleça metas para RH garantir seu alcance.

Índice de produtividade

É muito comum que seja exigido dos colaboradores a maior produtividade possível. Mas será que você realmente sabe medir isso? Um bom gestor de RH deve saber quais são as principais métricas que vão avaliar a performance das diferentes equipes.

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Assim, é possível alocar orçamento para treinamentos a fim de potencializar os resultados da organização. Converse com os gestores de cada área avaliada e comece a quantificar isso.

Quais erros devem ser evitados na definição de metas?

Alguns erros são muito comuns ao definir metas para RH e, por isso, vamos te ajudar a prestar atenção naqueles mais importantes. Veja a seguir:

Má definição de prazos

Definir prazos diferentes é algo que pode lhe dar uma perspectiva bastante equivocada sobre suas análises. Por isso, ao entender quais índices são os mais importantes, perceba quais são os prazos ideais para começar a medi-los da forma correta.

Falta de elaboração de relatórios

De nada adianta você criar metas e medi-las sem depois analisar os dados coletados. Desse modo, criar relatórios quantitativos e qualitativos que ajudem os gestores a tomar decisões e criar planos é essencial para melhorar os resultados da companhia.

Falta de divulgação dos resultados

Os funcionários querem ser ouvidos. Isso significa que, caso a equipe de recursos humanos decida realizar pesquisas, ela deverá divulgar os resultados para que todos estejam cientes de como está a empresa. A comunicação clara é essencial para que todos tenham em mente o que está bom e o que pode ser melhorado. Além disso, entender e quantificar todos esses números é a base para toda e qualquer decisão bem direcionada.

Viu como as metas para RH são importantes para garantir bons resultados em sua empresa? Além de ajudarem gestores a compreender gaps de produtividade, motivação, clima organizacional e de turnover, são muito relevantes na hora de criar planos de potencialização dos colaboradores. Por isso, não deixe de implantá-las já!

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