Created with Snap
luzes de alerta do painel

Luzes de alerta do painel: aprenda o que elas sinalizam!

Quando há algum problema no veículo, o próprio automóvel emite alguns sinais que indicam ser hora de procurar uma oficina. Um dos mais importantes são as luzes de alerta do painel, que podem avisar sobre defeitos em equipamentos, falhas nas condições de funcionamento de sistemas, entre diversas outras situações.

O problema é que muitos motoristas não conhecem o real significado de cada luz e símbolo presente no painel, transformando uma simples falha — que seria facilmente resolvida — em algo bastante grave. Assim, é essencial conhecer essas luzes para identificar uma situação normal e resolver possíveis problemas o mais rápido possível.

Pensando nisso, separamos, neste post, as principais luzes de alerta do painel do carro e seus símbolos, assim como a importância de investir na manutenção preventiva para garantir a sua segurança e evitar prejuízos. Acompanhe!

O que as luzes de alerta do painel significam?

O que as luzes de alerta do painel significam

Se você deseja entender o que o seu automóvel está tentando comunicar, é imprescindível estar atento ao painel do veículo. Para não ser pego desprevenido, confira como cada equipamento pode se manifestar por meio de luzes e símbolos no painel.

Pressão do óleo do motor

Luzes de alerta do painel do carro: pressão de óleo

Essa luz indica que a pressão do óleo do motor está abaixo do recomendado, algo muito preocupante — daí o motivo de ser vermelha. Ela pode aparecer devido a diversos problemas, como superaquecimento do motor, falha na lubrificação, nível baixo do óleo, pane na bomba ou na válvula de alívio do sistema.

Leia também:  Quais são os principais KPIs logísticos para ficar atento? Descubra

Se a luz surgir, é bom ficar atento e procurar uma oficina imediatamente, pois, caso contrário, os danos podem ser grandes. Em última instância, se o motor precisar ser retificado, isso será bem mais caro do que fazer a manutenção preventiva.

Bateria

Luzes de alerta do painel do carro: bateria

Ao contrário do que muita gente imagina, a luz da bateria não indica especificamente um defeito nesse equipamento. Na verdade, ela alerta para um problema no sistema elétrico — que, além da bateria, é composto por alternador, fios, correia, entre outros acessórios.

No entanto, também é comum que a luz se acenda assim que o condutor dá a partida no veículo, mas ela se apaga logo depois. Contudo, você deve se preocupar se a luz continuar acesa, pois isso significa que há algum defeito na parte elétrica, como mencionamos. Se você não procurar uma oficina, o veículo pode não ligar da próxima vez.

Freio

Luzes de alerta do painel do carro: freios

Deixou o freio de mão acionado? Essa luz vermelha logo vai acender no painel. No entanto, se o freio de mão não estiver acionado e a luz aparecer, é sinal de que há algum problema no sistema de frenagem. Nesse caso, o motivo pode ser as pastilhas gastas ou o baixo nível do óleo — problemas sérios e que devem ser tratados rapidamente, pois há risco de os freios deixarem de funcionar da forma como deveriam.

Airbag

Luzes de alerta do painel do carro: airbags

Quando o sistema do airbag do automóvel sofre alguma falha, essa luz pode se acender no painel. É sinal de que você deve procurar uma concessionária o quanto antes, pois, caso um acidente ocorra, o airbag pode não funcionar. Sem essa proteção, sua vida estará em risco.

Leia também:  Investimento em tecnologia: como ela ajuda sua frota?

Alta temperatura do motor

Luzes de alerta do painel do carro: temperatura do motor

Nível de água insuficiente, falha na ventoinha, defeitos nos sensores e outros problemas no sistema de arrefecimento podem causar o superaquecimento do motor — que é mais uma das luzes de alerta do painel.

Quando a luz de temperatura se acender, recomenda-se parar o carro imediatamente, pois isso quer dizer que o líquido de refrigeração vai ferver em pouco tempo. Assim, estacione o veículo, espere que ele esfrie e a luz apague e, apenas depois disso, vá para uma oficina.

Pisca-alerta

O triângulo vermelho é o símbolo que aparece no painel quando o pisca-alerta do carro está ligado e também pode surgir no próprio botão de ativação do recurso. Ao contrário dos outros sinais que você conferiu aqui, essa luz é uma resposta de um comando feito por você e, portanto, não é um motivo de preocupação ou de problemas no carro.

Qual é o significado das cores das luzes?

Qual é o significado das cores das luzes?

Como você percebeu, existe uma grande quantidade de luzes de alerta no painel, mas é possível ter uma noção da gravidade da situação de acordo com as cores que se acendem. Elas estão divididas em três grupos:

  • brancas, verdes ou azuis: indicam o acionamento de algum equipamento ou acessório, ficando ligadas enquanto o item estiver funcionando. Ou seja, não são um sinal de que há algo errado;
  • laranjas ou amarelas: essas luzes se acendem quando a gravidade é moderada, em momentos em que o carro sofre com falhas que não vão impedi-lo de continuar funcionando, mas que podem se agravar com o tempo. Assim, sinais laranjas e amarelos devem ser considerados como de atenção, e o ideal é dirigir com cuidado até uma oficina;
  • vermelhas: essas são as luzes mais perigosas, pois aparecem em uma situação de emergência. Indicam que o problema é grave e precisa de reparo imediato. Se insistir em continuar rodando com o veículo, você colocará a sua vida em risco.
Leia também:  7 vantagens do aluguel de caminhão-baú para a sua frota

Por que eu devo manter a manutenção preventiva em dia?

luzes de alerta do painel

Ao colocar a manutenção preventiva em prática, você vai corrigir as falhas e problemas do carro antes mesmo que eles aconteçam. Assim, o serviço ajuda diretamente a reduzir os custos de manutenção e a aumentar a sua eficiência.

É importante lembrar que a falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes de trânsito, pois, se uma peça estiver defeituosa e não for trocada, por exemplo, o carro pode quebrar no meio da estrada, colocando a sua vida e a de seus passageiros em risco.

Assim, a manutenção preventiva vai garantir um maior nível de segurança em seu dia a dia, melhorando o estado técnico operacional do automóvel e, ainda, reduzindo a deterioração de peças e acessórios.

Como você percebeu, as luzes de alerta do painel são a maneira do veículo de avisar o motorista sobre possíveis problemas em seus sistemas e equipamentos. Por isso, é tão importante saber identificá-las e sempre se informar sobre os outros sinais do carro — o que você pode fazer aqui, no Blog Unidas Frotas.

Agora que você aprendeu o significado das luzes de alerta do painel e entendeu a importância de manter a manutenção preventiva em dia, temos uma pergunta: qual é a diferença entre manutenção preditiva e a manutenção preventiva? Descubra neste artigo exclusivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados