Created with Snap
logística no agronegócio

Logística no agronegócio x locação de veículos: qual a relação?

A logística é um processo muito importante em qualquer negócio, seja ele da indústria, empresa de bens e serviços ou até mesmo o campo. Assim sendo, é fundamental entender quais são as melhores estratégias de logística no agronegócio, já que, no contexto do campo, a logística precisa de muitos outros processos além do transporte de cargas para funcionar da melhor forma.

Uma boa definição de logística no agronegócio é dizer que ela opera como um modelo de gestão focado em resolver especificamente a questão da movimentação dos produtos produzidos no campo. Com isso, uma boa estratégia de logística tem como objetivo oferecer mais agilidade para as operações, bem como otimizar o tempo, diminuir custos e garantir sempre um padrão de qualidade.

Quando falamos em logística no agronegócio, uma das melhores soluções é a relação entre esse processo e locação de veículos. Por quê? É isso que veremos ao longo deste texto. Então, continue a leitura!

Como a logística no agronegócio se relaciona com a terceirização de frotas?

Para começar a entender a relação entre terceirização de frotas (ou outsourcing) e logística no agronegócio, é preciso dizer que, nos últimos anos, a logística vem sendo um grande diferencial nesse setor. Ela auxilia na melhora contínua da produção, no aumento da produtividade e, claro, a conquistar um lugar de destaque perante a concorrência.

Nessa perspectiva, é preciso que as empresas busquem cada vez mais novas estratégias para desenvolver seus processos logísticos, visando tanto à integração de suas atividades quanto à redução de custos. Uma dessas estratégias é a terceirização de frotas.

Leia também:  5 cuidados com o carro da empresa em tempos de COVID-19

Terceirizar a frota traz diversas vantagens para empresas em geral, inclusive na logística do agronegócio. Com esse modelo logístico, você conquista mais autonomia e agilidade, não se preocupa com a compra ou manutenção de veículos, diminui custos anuais, no pagamento de impostos, por exemplo, entre outras.

Além disso, a logística no agronegócio construída a partir da terceirização de frotas não perde produtividade — ao contrário, tende a aumentar — nem a qualidade dos veículos, uma vez que existe uma grande variedade de modelos para aluguel.

logística no agronegócio

Existem outras boas práticas para a logística no agronegócio?

Além da terceirização de frotas para melhorar a logística no agronegócio, existem algumas outras boas práticas que podem ajudar você a otimizar sua produção. Trazemos três delas a seguir. Veja a que cada uma delas se refere!

Integração da cadeia de abastecimento

A integração da cadeia de abastecimento é muito indicada para melhorar a logística no agronegócio. O principal objetivo dessa prática é a redução do custo logístico total, ou seja, potencializar o giro dos estoques, encontrando soluções criativas para questões como transporte, estoque e armazenamento de produtos.

Assim, uma cadeia integrada facilita todos esses processos, centraliza as informações relevantes para o negócio e fornece ao gestor uma visão mais abrangente e estratégica. Exemplo de ferramentas que auxiliam na integração da logística no agronegócio são as de BI (Business Intelligence), reconhecidas por sua alta capacidade de processamento e pela facilidade em mapear e cruzar informações.

Antecipação de compra e retirada de insumos

Um grande problema da logística no agronegócio é deixar atividades importantes para serem realizadas na última hora. Isso, além de dificultar o trabalho do dia a dia, também torna mais complexo manter o negócio operando com sucesso e não permite uma boa redução de custos.

Leia também:  Aluguel de veículos adaptados para saúde: confira as vantagens!

Então, o que fazer? Quando falamos em boas práticas de antecipação de compra e retirada de insumos na logística, é extremamente importante saber calcular suas demandas de insumos, entendendo exatamente quais são os materiais necessários para o trabalho. Isso propicia seguir com a operação com mais sucesso, aumentando a produtividade a curto, médio e longo prazo.

Implantação de softwares e tecnologias

Por fim, o produtor pode apostar na implantação de tecnologias para melhorar ainda mais suas práticas de logística no agronegócio, buscando softwares e programas que ofereçam um bom sistema de gestão, permitindo organizar e padronizar os processos dentro do agronegócio.

Um software pode ser utilizado, por exemplo, para controlar as vendas e o faturamento do negócio, planejar as cadeias produtivas, integrar informações e, até mesmo, gerenciar despesas — o que pode ser extremamente útil em estratégias de redução de custos. Assim, com a tecnologia, é possível acelerar processos, monitorar etapas, agilizar tarefas, evitar esquecimentos e perda de informações e, como já falamos, reduzir os custos.

Como definir uma boa parceria para terceirizar a frota agrícola?

Todas as três práticas citadas são de grande ajuda para melhorar seu processo logístico. Entretanto, é preciso combiná-las com outros diversos fatores que podem otimizar o tempo no dia a dia, como um planejamento estratégico bem-pensado, uma equipe qualificada, qualidade nos materiais utilizados e, claro, uma boa frota disponível. É por isso que, agora, falaremos como definir uma boa parceria para atingir esse objetivo.

Como você pôde ver ao longo deste texto, é extremamente importante conciliar diversas boas práticas com facilidades do dia a dia, para melhorar seu processo de logística no agronegócio, como a disponibilização de veículos.

Leia também:  Como a gestão de multas é feita em frotas corporativas?

Dessa forma, a terceirização de frotas mostra-se uma das soluções mais vantajosas para a logística no agronegócio. Ela oferece qualidade, autonomia e agilidade, permitindo que você não se preocupe com questões como manutenção, que, além de exigir custos não planejados, também demandam tempo do produtor — que poderia estar sendo utilizado de formas mais produtivas.

Mas como definir uma boa parceria para a terceirização de frota agrícola? Em primeiro lugar, é preciso contar com uma empresa séria e profissional, capaz de oferecer todas as opções que o negócio precisa, além de garantir qualidade, agilidade e tranquilidade para a gestão.

Na Unidas Agro, todos os nossos clientes contam com o melhor suporte para dimensionar adequadamente a sua frota, assim como toda a abrangência de recursos que a terceirização de frotas oferece: gestão de multas, atendimento multicanal 24 horas, gestão de manutenções, compra de veículos direto da montadora, customizados de acordo com sua necessidade, veículo-reserva, garantia de reparo de avarias e muito mais.

Se você já entendeu todas as possibilidades que a terceirização de frotas pode trazer para a logística no agronegócio, não deixe de entrar em contato conosco e conhecer mais de nossos serviços. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas com a ajuda de um consultor Unidas Frotas agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados