Created with Snap
locação de caminhão pequeno

Locação de caminhão pequeno vale a pena? Entenda!

A terceirização de frotas tem sido uma estratégia positiva para diversas empresas e, sem dúvidas, isso proporciona uma série de vantagens e de benefícios para o negócio em si. No entanto, entre as muitas possibilidades que essa prática permite, vale destacar uma delas que vem sendo aplicada com mais frequência: a locação de caminhão pequeno!

Mas, realmente vale a pena alugar uma frota mais compacta nos dias de hoje? É justamente esse assunto que abordaremos ao longo do nosso artigo, trazendo dicas e diferenciais importantes dessa estratégia.

Quer entender melhor? Então, continue a leitura até o final e não deixe de tomar nota das informações a seguir. Vamos lá!

Afinal, por que terceirizar a sua frota?

Já foi o tempo em que as empresas precisavam investir em seus veículos e constituir uma frota própria. Essa prática, com o progresso da abertura de novos negócios especializados e a flexibilização do mercado, na verdade, se tornou algo cada vez mais custoso, inviável e muito mais difícil de se gerenciar.

Com isso, a locação de veículos de empresas terceiras passou a ganhar mais espaço na logística das organizações e, hoje, sem dúvidas, é uma das estratégias mais vantajosas e práticas para todos os tipos de operações e entregas imagináveis.

Isso reflete na praticidade do negócio, na flexibilização da gestão logística e, principalmente, na redução de custos operacionais das empresas. Portanto, terceirizar frotas é indiscutivelmente uma prática que só tende a beneficiar o seu negócio e a trazer resultados mais positivos.

Leia também:  5 cuidados com o carro da empresa em tempos de COVID-19

locação de caminhão pequeno

 

E por que a locação de caminhão pequeno pode ser mais vantajosa?

É evidente que essa questão varia bastante e depende de muitos fatores e especificidades de cada negócio. No entanto, de forma geral, a locação de caminhão pequeno proporciona ainda mais vantagens e flexibilidades à logística do que veículos maiores e mais pesados.

Pensando nisso, destacamos alguns desses benefícios que esse tipo de prática oferece às organizações e, dessa forma, podemos conseguir ajudar você a escolher a melhor estratégia de terceirização para a sua empresa. Vamos conferir?

Maior flexibilidade nas entregas

Uma das principais características da logística moderna é justamente a entrega de cargas fracionadas, em especial, pela evolução dos e-commerces. Ou seja, isso significa que as empresas não costumam mais esperar que as cargas se concluam para a expedição, o que poderia causar mais demora e aumento dos prazos para os clientes. E, sinceramente, não é essa a melhor experiência que o consumidor espera, concorda?

A locação de caminhão pequeno proporciona essa flexibilidade e agilidade nas operações, tendo em vista a dinâmica muito mais eficiente de carregamentos e entregas dos pedidos.

Redução de custos

Como já destacamos, a terceirização de frotas é uma prática indiscutivelmente menos onerosa do que investir em veículos próprios. No entanto, vale ressaltar que a locação de caminhão pequeno é ainda menos custosa do que carretas e trucks de grande porte por uma série de motivos.

Para exemplificar, a manutenção e o consumo de veículos maiores costumam ser muito mais altos, além dos pontos que citamos no tópico anterior. Afinal, operar um carro muito grande e sem utilizar da sua total capacidade também é sinônimo de gastos e até de prejuízos.

Leia também:  3 dicas para escolher os melhores carros para empresas

Sendo assim, a locação de caminhão pequeno engloba diretamente uma economia de uso e um aproveitamento muito mais eficiente para as operações.

Abrangência nacional

Outra vantagem da locação de caminhão pequeno é a disponibilidade de veículos adequados em todo o território nacional, já que empresas locadoras estão presentes em todo país.

Ou seja, imagine o custo que você teria, por exemplo, de deslocar um veículo do Rio de Janeiro para realizar uma operação específica em Manaus. A locação regional resolveria isso de uma forma muito mais prática, inteligente e, principalmente, econômica.

Aumento da produtividade

Aproveitando o gancho do tópico anterior, essa flexibilização da disponibilidade de veículos em todos os cantos do país não influencia apenas na eficiência operacional da empresa, mas também pode impactar diretamente na reputação e nas relações comerciais da marca.

Vamos lá! Imagine conseguir promover experiências diferenciadas aos seus consumidores por meio de uma logística eficaz? Com a locação de caminhão pequeno diretamente em sua região de atuação, você consegue reduzir prazos, operar com sistemas de same-day delivery, agilizar procedimentos de logística reversa, atender a diversos pontos de entrega num mesmo período, entre outras inúmeras vantagens.

O resultado disso pode ser uma melhora em sua reputação e o fortalecimento de sua marca perante o mercado.

Suporte em caso de emergência

Outro benefício indiscutível da locação de caminhão pequeno é o suporte que as locadoras oferecem a seus clientes em casos de emergência. Ou seja, é menos um custo e dor de cabeça para o gestor em situações que demandam um socorro imprevisto, como uma troca de pneu, o envio de um mecânico ou reboque ou a transferência da carga para outro veículo, por exemplo.

Leia também:  Como alugar caminhão de carga? Conheça as vantagens!

Todas essas possibilidades que são passíveis de acontecer em qualquer operação se tornam muito mais eficientes e com soluções muito mais rápidas quando se tem a garantia de um parceiro especializado na locação de veículos.

Foco no core business 

A terceirização de frotas é uma prática comum no mercado, porém, preferir parceiros especializados é sempre uma boa estratégia a ser seguida. Por isso, o foco no core business é um diferencial na hora de fechar qualquer negócio.

Sendo assim, para a locação de caminhão pequeno, leve sempre em consideração a especialidade da empresa e prefira sempre aquelas que se dedicam, exclusivamente, a esse tipo de serviço.

O que avaliar na hora de alugar sua frota terceirizada?

Com todas as dicas que destacamos, já seriam suficientes para acertar na escolha de seu parceiro logístico. No entanto, para reforçar e facilitar essa pesquisa, destacamos alguns pontos essenciais que precisam ser considerados na hora de assinar o contrato:

  • avalie o histórico e a reputação da locadora;
  • pesquise sobre a abrangência dos serviços no país;
  • conheça o pós-venda da empresa;
  • verifique o suporte em caso emergência;
  • avalie a qualidade da frota e do atendimento;
  • confira bem as normas e regras do contrato.

Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre a locação de caminhão pequeno e, como bem destacamos, essa prática tem uma série de vantagens e benefícios para as empresas. Se você estuda implementá-la em seu negócio, basta simular os custos operacionais que sua frota própria demanda mensalmente em suas operações e compará-los com uma terceirização. Indiscutivelmente, você ganhará obtendo mais praticidade, flexibilidade e economia!

Gostou? Quer saber como alugar o caminhão ideal para a sua logística? Então, solicite agora mesmo o contato de um consultor Unidas Frotas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados