Created with Snap
liderança empresarial

Liderança empresarial: como o RH pode prepará-la de forma estratégica?

Em uma empresa, um dos fatores principais na busca por resultados são as pessoas escolhidas para trilhar essa trajetória e enfrentar os desafios ao lado da organização. Afinal, o que todos desejam são os melhores talentos para formar o seu quadro de colaboradores.

Um time composto por pessoas qualificadas, competentes e engajadas com os valores e objetivos da empresa é uma das chaves para o sucesso. Colaboradores com esse perfil e com facilidade de comunicação e liderança são capazes de conduzir o restante dos funcionários ao caminho que acreditam ser o melhor.

Mas, é claro, nem sempre essas habilidades estão expostas ou aparecem de forma espontânea em algum membro da equipe. Muitas vezes, é preciso despertar essas habilidades, e é aí que entra o papel do desenvolvimento de lideranças e a importância do setor de Recursos Humanos.

Neste texto, vamos falar sobre a liderança empresarial, seus desafios e como o RH pode prepará-la de forma estratégica. Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

Qual a importância de uma boa liderança empresarial?

A capacidade de criar uma boa liderança empresarial é uma das estratégias mais importantes para desenvolvimento de talentos nas organizações. Primeiro, porque tem o objetivo de desenvolver as competências e habilidades desses possíveis líderes. Depois, porque traz diversos benefícios para a empresa, dos quais falaremos adiante.

Quando mencionamos treinamento de lideranças, estamos abordando a retenção de talentos, ou seja, a capacidade de uma empresa em manter as melhores pessoas em suas equipes. No caso da procura por novos líderes e pessoas qualificadas para levar seu time a resultados mais satisfatórios, essa estratégia também facilita a busca.

Leia também:  10 maneiras práticas de reduzir o turnover

Com isso, o RH tem a possibilidade de procurar, primeiramente, por pessoas que já estão dentro da empresa, que são engajadas com suas diretrizes organizacionais e têm conhecimento sobre diversas áreas e funções.

Além disso, bons líderes criam equipes mais engajadas e motivadas, capazes de entregar sempre resultados melhores. Isso acaba refletindo na produtividade e no crescimento da empresa, que tende a ser muito maior.

Para isso, porém, é necessário a presença de pessoas que sejam referências na área, influenciando o restante dos funcionários, criando o espírito de equipe, fornecendo feedbacks construtivos e motivando o time a seguir sempre evoluindo.

Por isso é tão importante para as empresas apostarem em pessoas com perfil de liderança para ocupar esses espaços.

liderança empresarial

Quais as vantagens de capacitar novos líderes?

Entre as vantagens de capacitar colaboradores para se tornarem líderes estão o estímulo de uma cultura de crescimento com foco em resultados e um índice maior de satisfação por parte dos funcionários — que percebem que têm possibilidades de evolução em suas carreiras. Além disso, maiores acertos na escolha de novos líderes, uma vez que já são conhecidos pela empresa e treinados por ela.

A seguir, listamos outros motivos que podem convencer você a deixar a capacitação de novos líderes a cargo do RH da sua empresa, desenvolvendo pessoas que já estão envolvidas com o negócio e que querem chegar muito mais longe dentro da companhia. Confira!

Criar uma cultura de crescimento

A principal vantagem de buscar por uma liderança empresarial dentro do seu time de colaboradores é a possibilidade de criar uma cultura de crescimento dentro da empresa. Assim, você motiva funcionários que desejam também alcançar esse lugar de liderança a se esforçarem mais e procurarem evoluir todos os dias.

Leia também:  7 ideias infalíveis para aumentar o engajamento de colaboradores

Resolver conflitos internos

Uma das melhores qualidades de uma boa liderança é saber resolver problemas, não apenas apontando os erros, mas participando da solução dos desafios e das dificuldades encontradas.

No treinamento de liderança, você tem a possibilidade de trabalhar exclusivamente essa questão. Para isso, pode trazer exemplos fictícios de como resolver problemas na prática e mostrar ao seu líder a importância de uma equipe integrada.

Tomar decisões mais certeiras nos negócios

Líderes bem capacitados têm mais poder de nortear melhor os negócios e direcionar mais suas equipes, criando estratégias mais certeiras. Assim, além de desenvolver esse senso de direção, a capacitação ajuda esses líderes a escolher os caminhos mais adequados para a empresa.

Reduzir o turnover

Uma grande vantagem da capacitação de lideranças dentro da sua empresa é a redução da sua taxa de turnover, ou seja, a rotatividade de colaboradores da empresa. Isso porque líderes bem motivados e plenamente treinados vão saber como ninguém engajar e motivar suas equipes, mantendo sempre o time satisfeito e os melhores talentos junto à empresa.

Como o RH pode preparar a liderança empresarial?

Sabendo das vantagens da preparação de lideranças dentro da empresa, é importante entender o papel do RH nesse processo. Além de oferecer treinamentos para pessoas que já fazem parte do quadro de funcionários, como já foi destacado neste texto, existem outras formas de preparar a liderança empresarial e fazer essa retenção de talentos.

Uma dessas formas é oferecer feedbacks e avaliações de desempenho para entender os pontos de melhoria e de acerto de cada funcionário. Além de identificar com mais facilidade aqueles que têm o perfil de liderança, é a forma mais fácil de direcionar esses talentos para o que a empresa espera deles.

Leia também:  Como contratar motorista para frota: 6 dicas do que avaliar

Também é possível separar essas lideranças por papéis, definindo que posição cada pessoa deve ocupar. Por fim, uma das funções da área de Recursos Humanos é traçar um plano de carreira para todos os funcionários, em especial para os futuros líderes. Dessa forma, cada pessoa sabe exatamente onde pode chegar e tem conhecimento dos passos necessários para alcançar esse objetivo.

Em resumo, é possível perceber que o RH é muito importante no processo tanto de retenção de talentos quanto de desenvolvimento das lideranças dentro de uma empresa. Com os treinamentos e o direcionamento certo, é possível dar aos melhores funcionários da sua equipe a chance de desenvolver-se profissionalmente e ajudar a organização a alcançar novos patamares, sempre em direção ao crescimento.

Agora que você entende mais sobre a importância de capacitar uma liderança empresarial e da retenção de talentos para uma empresa, basta assinar a newsletter da Unidas Frotas e continuar recebendo artigos sobre este e muitos outros assuntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados