Created with Snap
renovar a frota

A importância de renovar a frota periodicamente

gestão da frota de veículos exige planejamento e controle de diversos fatores. É fundamental desenvolver estratégias para manter a frota em ordem, e uma delas é renovar a frota periodicamente.

Infelizmente, no caso de empresas que possuem frota própria, é muito comum postergar esta renovação, que naturalmente envolve o emprego de recursos financeiros consideráveis para qualquer empresa.

Geralmente, frotas próprias costumam levar cerca de 5 anos para serem renovadas, o que deixa a operação cada vez mais onerosa e multiplica os riscos corridos pela empresa.

Vamos então entender quais são os principais riscos de não renovar a frota corporativa de veículos periodicamente:

Principais riscos de não renovar a frota regularmente

 

Quando a frota não é renovada periodicamente, surgem vários riscos que colocam a empresa em situações bastante complicadas, e que devem ser evitadas para não comprometer a produtividade e eficiência operacional dos veículos.

Riscos de segurança

O primeiro desses riscos diz respeito à segurança dos seus colaboradores e de terceiros. Junto da idade do carro, crescem as chances de panes mecânicas e defeitos de todos os tipos, que podem causar acidentes graves, com vítimas, inclusive.

Faça tudo para mitigar esses riscos que podem comprometer gravemente a imagem da sua empresa diante do público, além de trazer muitos contratempos e prejuízos financeiros, é claro.

Queda na produtividade e na eficiência da frota

Outro risco é a queda na produtividade da frota. Carros mais velhos passam mais tempo em manutenção, gerando ociosidade de veículos e de colaboradores quando você não tem à sua disposição o carro reserva – que, principalmente nas frotas próprias, é uma raridade.

Leia também:  6 benefícios corporativos para colaboradores da sua empresa

Aumento dos custos operacionais

Além disso, mesmo que o veículo continue rodando sem tantos problemas, seu uso contínuo por um período de três a cinco anos pode fazer com que ele passe a consumir mais combustível.

Sem contar que, quanto mais velho for o veículo, maior a sua depreciação contábil e mercadológica.

Alternativas para garantir a renovação da frota

 

Se a sua frota corporativa precisa de melhorias para atender satisfatoriamente às necessidades da sua empresa, é preciso buscar alternativas neste sentido. E uma opção que vem crescendo como solução para diversas empresas é a terceirização de frotas corporativas.

Com equipes especializadas e profissionais altamente qualificados, a empresa de terceirização da frota pode oferecer uma gestão mais eficiente, cuidando de toda a gestão da sua frota para você se preocupar apenas com o negócio principal da sua empresa.

Frotas terceirizadas normalmente são contratadas a partir de um valor mensal fixo, que evita a descapitalização que ocorreria caso a empresa fosse adquirir esses veículos novos. Os contratos de terceirização geralmente têm duração de 24 meses, e a renovação dos veículos é feita em cada renovação.

Isso significa que, além de privilegiar o planejamento financeiro em médio e longo prazos, a troca dos veículos é feita sem custo adicional para a empresa, que conta sempre com veículos novos e adequados a cada tipo de atividade.

Assim, você poderá contar sempre com veículos novos e eficazes para atender às necessidades da sua frota, sem descapitalizar a sua empresa e sem ter que dedicar sua equipe à seleção, preparação, aquisição e customização dos carros.

Além do mais, sabemos que a economia gerada por uma frota terceirizada pode chegar a 25% se comparada à operação de uma frota própria. Ao terceirizar sua frota, você ainda tem a opção de gerar caixa com a venda dos veículos da frota própria!

Leia também:  Como contratar motorista para frota: 6 dicas do que avaliar

Tudo isso, somado aos recursos que não foram empregados na compra na nova frota, representa um capital que pode ser direcionado para outros investimentos mais estratégicos para sua empresa, focando na satisfação do seu cliente e em mais lucratividade para sua operação.

Gostou dessas dicas? Então deixe pra gente seu comentário e aproveite para sugerir novos assuntos para tratarmos no Blog Unidas Frotas. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados