Created with Snap
A terceirização dos veículos não substitui o trabalho do Gestor de Frotas

O papel do Gestor de Frotas na Terceirização

Praticamente toda empresa exige um gestor para cada processo, seja para coordenar assuntos internos, gerir a equipe, fazer o controle operacional, negociação com fornecedores etc. E quando falamos de empresas que dependem de veículos para executar suas atividades, essa gestão pode se tornar bastante delicada, exigindo práticas e metodologias específicas para garantir produtividade e eficiência operacional. É aí que entra o Gestor de Frotas, um profissional dedicado à coordenação de todos estes veículos e reúne habilidades fundamentais para o cumprimento dessas funções.

Existe uma ideia equivocada de que, ao optar por uma frota terceirizada, o cargo de Gestor de Frotas perderia sua importância no processo em algumas empresas. Porém, como veremos a seguir, o Gestor de Frotas assume um papel ainda mais relevante quando ocorre o processo de terceirização de frotas, que representa uma verdadeira evolução para esse profissional e para a empresa onde ele trabalha.

Qual é o papel do Gestor de Frotas na terceirização?

Negociação de contrato de terceirização de frotas

Pode até parecer que a terceirização torne o trabalho do Gestor de Frotas irrelevante ou redundante, já que a própria terceirizada faz o trabalho de administração dos veículos, incluindo o controle de toda a documentação e pagamento de impostos, gestão da manutenções, multas, fornecedores, sinistros, assistência técnica e outros.

Porém, o que de fato acontece é uma mudança em sua perspectiva de trabalho, transformando esse gestor em um profissional de atuação cada vez mais estratégica e menos operacional.

Isso ocorre porque o trabalho burocrático e operacional é transferido para a locadora, permitindo ao gestor que se concentre em aumentar a eficiência de cada processo da área.

Em outras palavras, o Gestor de Frotas vai deixar de “apagar incêndios”, e passa a se preocupar com questões mais táticas e estratégicas, tais como: É possível implementar um planejamento de rotas? Como reduzir o volume de acidentes? Como reduzir os gastos com combustível? Qual o ganho teremos com o uso do rastreador e da telemetria? Nossa política de frotas está adequada? Como reduzir custos e melhorar a eficiência da frota?

Leia também:  Rastreamento e telemetria veicular: saiba as diferenças

O papel estratégico do Gestor de Frotas

O papel estratégico do Gestor de Frotas

Empresas com frotas próprias geralmente não controlam as informações básicas dos seus veículos, como quantidade de quilômetros rodados, manutenções realizadas, quantidade de multas, etc. A falta dessas informações não permite que a empresa adote ações direcionadas para tornar a operação de veículos mais eficiente.

No modelo de terceirização, a locadora consegue fornecer informações dos veículos com o máximo de detalhes, permitindo que a empresa tenha acesso rapidamente aos principais indicadores da frota.

A terceirização de frotas permite que a empresa obtenha uma redução significativa de custos, além do aumento da disponibilidade dos veículos, entre vários outros benefícios da terceirização. Porém, melhorar a eficiência da frota deve ser feita com ações tanto da locadora quanto da empresa contratante.

O papel do Gestor de Frotas na terceirização, portanto, ganha em importância na medida em que torna os processos mais eficientes e sustentáveis, agregando mais assertividade e profissionalismo a todo o fluxo de atividades que envolve a operação da frota corporativa.

Além disso, o Gestor de Frota normalmente assume o papel de principal interlocutor entre a empresa e a locadora, cuidando pessoalmente de questões que venham a reduzir os custos e aumentar a eficiência operacional da empresa. Ou seja, a função do Gestor da Frota com uma abordagem estratégica somada às soluções da Terceirização de Frotas forma uma parceria capaz de gerar muito mais eficiência e produtividade.

Quer receber mais artigos e novidades sobre as funções do gestor de frotas dentro das empresas? Leia também Gestor de frotas: habilidades indispensáveis para este profissional e não deixe de seguir os perfis da Unidas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados