Created with Snap
gerenciamento de motoristas

Como realizar o gerenciamento de motoristas? Confira 5 dicas práticas!

O desempenho da gestão de um negócio é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Quando o assunto é o gerenciamento de motoristas, a situação não é diferente — afinal, é preciso colocar em prática diversas técnicas e estratégias que estejam adequadas às necessidades do mercado e da empresa.

Entre as tarefas envolvidas nesse trabalho, está o controle de entrada e saída de veículos, a qualidade e a segurança dos profissionais, o aprimoramento dos processos e muito mais. Mas, afinal, como fazer isso de forma correta?

Neste artigo, você vai descobrir a importância de um bom gerenciamento de motoristas e as principais dicas para colocá-lo em prática. Acompanhe!

 

A importância do gerenciamento de motoristas

Ao fazer a gestão adequada dos profissionais de sua frota, não são poucas as vantagens que você poderá encontrar. O principal benefício é garantir a qualidade dos serviços prestados pela empresa, uma vez que todo o trabalho será feito com eficiência, dentro do prazo e de acordo com as expectativas do cliente.

Adotar atitudes corretas no dia a dia, baseadas em práticas atualizadas e eficazes, também é importante para que os resultados positivos sejam obtidos com naturalidade. Entre eles, custos menores, aumento da lucratividade e um maior número de clientes para o negócio.

Por outro lado, a falta de um bom gerenciamento está diretamente ligada ao aparecimento de diversos problemas que podem deixar seus negócios em maus lençóis. São eles: veículos avariados, processos desatualizados e profissionais inexperientes, por exemplo.

Leia também:  Aluguel de carro elétrico no Brasil: realidade ou ficção?

Além disso, um mau gerenciamento de motoristas pode resultar na ocorrência de acidentes, infrações e até mesmo gastos excessivos com combustíveis.

Tudo isso pode fazer com que o trabalho da frota seja afetado, contribuindo para atrasos nas entregas, maiores custos ao fim do mês e redução de clientes — afinal, a imagem da empresa também está atrelada ao perfil do condutor.

 

gerenciamento de motoristas

 

5 dicas práticas para o gerenciamento de motoristas

Agora que você já sabe o quanto o gerenciamento de motoristas é importante para a sua frota, é hora de descobrir como fazer isso de forma adequada. Acompanhe nossas 5 dicas, a seguir, e garanta a qualidade e a eficiência dos processos de sua empresa!

1. Esclareça os profissionais sobre a jornada de trabalho

Não é incomum que os motoristas de frota entrem em discussões com seus contratantes sobre o que deve ou não ser considerado na jornada de trabalho. Para tirar todas as dúvidas e descobrir o que está realmente correto, nada melhor do que recorrer à legislação, certo?

Por isso, conhecer todos os aspectos relacionados à jornada de trabalho é imprescindível para que não haja dúvidas. Abaixo, separamos os principais tipos de horas obrigatórias que devem ser observadas em viagens corporativas:

  • tempo de trabalho: período em que o motorista está, efetivamente, na estrada ou fazendo alguma entrega;
  • tempo de espera: tempo mínimo para carga, descarga ou fiscalizações. Nesse caso, as horas não são computadas na jornada de trabalho, mas são remuneradas em 30% do pagamento por hora;
  • tempo de descanso: momento de descanso diário do motorista. De acordo com a legislação, o profissional tem direito a 8 horas de pausa, ininterruptas, por dia;
  • hora extra: tempo de trabalho além da jornada diária, que não deve ultrapassar 2 horas por dia.
Leia também:  Como contratar motorista para frota: 6 dicas do que avaliar

2. Mantenha os registros atualizados

Você sabe quando os motoristas de sua frota partem para a estrada? E quanto ao horário em que eles voltam à empresa? Essas e outras informações são imprescindíveis para um bom gerenciamento de motoristas, entre elas a hora de almoço, o tempo de espera e o tempo de descanso. Portanto, o registro de jornada deve ser mantido sempre atualizado.

Para acompanhar o desempenho dos profissionais, outra dica é fazer uma planilha com os relatórios de gastos de combustíveis, prazo de manutenção e quilometragem. Assim, você consegue estabelecer uma média de consumo por quilômetro e pode verificar quais motoristas rodam mais.

3. Invista em tecnologia

Existem diversos sistemas inteligentes que podem ser adotados para minimizar o número de divergências nos registros, reduzir as chances de erros na gestão da jornada de trabalho e, claro, levar ainda mais qualidade para o serviço.

É possível utilizar tecnologias para melhorar o controle de entrada e saída de veículos, por exemplo, evitando que os motoristas fiquem ociosos por muito tempo. Além disso, você pode investir em equipamentos para controlar a rota percorrida pelos profissionais, ficando atento aos prazos e alertando sobre a necessidade de uma parada para descanso, quando necessário.

4. Conte com uma empresa especializada

Como o gerenciamento de motoristas envolve processos específicos, contratar profissionais capacitados para realizar esse trabalho é essencial. Afinal, uma empresa que esteja preparada vai ajudar você a colocar as atitudes certas em prática e livrá-lo das burocracias, evitando os riscos de uma gestão ineficiente e o surgimento de imprevistos.

5. Treine seus motoristas

Como você já deve ter percebido, existem diversas formas de gerenciar os motoristas de sua frota. No entanto, nada disso será possível se você se esquecer das pessoas mais importantes nessa história — os motoristas!

Leia também:  Unidas firma parceria com ABVE e ganha apoio na evolução da frota elétrica

Portanto, promova cursos e treinamentos de forma contínua com os profissionais, para que eles aprendam a dirigir de maneira segura e econômica e saibam como proceder ao realizar o trabalho. Além de aumentar o engajamento da equipe, isso vai melhorar o ambiente e elevar a produtividade de todos.

 

Benefícios de contar com a Unidas Frotas

Lembra-se de quando falamos sobre a importância de contar com uma empresa especializada para fazer o gerenciamento de motoristas? Saiba que a Unidas Frotas é a empresa certa para você!

Líder de locação de frotas para empresas e segunda maior locadora de veículos do Brasil, a Unidas Frotas conta com mais de 230 pontos de locação e mais de 150 mil veículos no país, oferecendo as melhores soluções quando o assunto é a terceirização de frotas. Portanto, ela pode ajudar muito na hora de fazer o gerenciamento de motoristas de sua empresa.

 

Ao lado do parceiro certo e com as dicas que você conferiu neste artigo, pode ter certeza de que você vai conseguir fazer uma gestão de condutores de maneira adequada e garantir o sucesso de sua empresa. Assim, vai alcançar lucros altos e a confiança dos clientes.

O que está esperando para entrar em contato com a Unidas Frotas? Acesse a nossa página e conheça todos os nossos diferenciais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados