Created with Snap
Medidas preventivas contra furto e roubo de veículos

Conheça 8 medidas preventivas contra furto e roubo de veículos

Tempo de leitura: 12 minutos.

A prática de furto e roubo de veículos no Brasil cresce a cada dia e deixa os motoristas em alerta. Segundo dados da Confederação Nacional de Seguros, em média, foram roubados 57 carros por hora nas capitais do Brasil em 2015.

Por isso, o gestor atento precisa prevenir sua frota desse perigo constante. Conheça 8 medidas preventivas contra furto e roubo de veículos que são bastante eficazes para minimizar essas ocorrências, garantir mais produtividade e menor sinistralidade para sua frota corporativa:

1) Equipe os veículos da sua frota com alarmes

Equipe os veículos da sua frota com alarmes

Essa é uma medida muito simples, porém essencial para proteger os veículos da sua frota. Alguns sistemas de alarme, além de chamar a atenção de todos ao redor se houver algo de errado com o carro, também são capazes de cortar a ignição do motor ao ser violado, impedindo o furto do veículo.

Aproveite também para equipar os veículos com travas e vidros elétricos. Essas medidas são de baixo custo, principalmente quando comparadas com a segurança que elas proporcionam. Além disso, fazem o condutor gastar menos tempo dentro do carro desligado, um grande fator de risco que os deixa vulneráveis aos bandidos na espreita.

2) Aplique películas escuras nos vidros

A película escura, mais conhecida como “insulfilm”, diminui consideravelmente a visão do interior do veículo para quem está do lado de fora. Isso faz com que pessoas mal-intencionadas não vejam bens que estejam dentro do lado de dentro, como mochilas, aparelhos eletrônicos e outros.

Aliás, não é recomendado deixar nada de valor dentro do carro quando for deixá-lo na rua, por exemplo, mas voltaremos a esse assunto mais adiante.

O gestor de frotas precisa apenas ficar atento à legislação que controla o uso de películas automotivas, que é a resolução nº 254/2007 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

O texto desta resolução diz que a quantidade de luz que passa através das películas não pode ser inferior a 75% no para-brisa dianteiro, 70% nas janelas das portas da frente e 28% nas demais janelas do veículo, que sejam indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Leia também:  Entenda como os carros autônomos funcionam

Transparência mínima para películas automotivas

Há ainda opções que reforçam os vidros, como a chamada película antivandalismo, que tem a vantagem de aumentar a resistência do vidro contra impactos. Assim, fica muito mais difícil acessar o interior do veículo, frustrando a ação de um ladrão que tente quebrar as janelas.

3) Personalize os veículos da sua frota

Todos sabem que os carros chamativos não são os preferidos dos ladrões. Isso porque são muito mais fáceis de serem identificados no meio de outros veículos em uma busca policial, por exemplo.

Customizar os veículos da sua frota é uma medida positiva não só para a prevenção de furtos e roubos, mas também para a imagem da sua empresa! Assim, você poderá, ao mesmo tempo, proteger seu patrimônio e divulgar sua marca.

Então, personalizar a sua frota certamente será de grande ajuda para prevenir furto e roubo de veículos. Além de diminuir o interesse dos ladrões e aumentar a segurança de seus colaboradores, essa é uma grande oportunidade de dar mais visibilidade ao seu negócio.

4) Aposte em um sistema de rastreamento

Caso você tenha um veículo da sua frota roubado, poucos recursos poderão te ajudar tanto como um rastreador veicular. Esse sistema é capaz de informar em tempo real a localização do veículo, auxiliando na sua recuperação. Além disso, um veículo identificado como rastreado fará o criminoso pensar duas vezes antes de tentar roubá-lo.

Aposte em um sistema de rastreamento

Essa tecnologia vem de encontro com as medidas de segurança necessárias para melhorar o dia a dia de quem está no trânsito e também para as companhias. Com os recursos de rastreamento é possível, inclusive, ao saber onde se encontra o veículo, ter mais flexibilidade para mudar as rotas em caso de imprevistos.

Há sistemas que, além de rastrear, fornecem um gerenciamento completo dos seus veículos, ideal para controlar os gastos com combustível, manutenção, rotas, motoristas e muito mais. São os chamados sistemas de telemetria veicular, muito úteis na gestão de frotas corporativas.

5) Instrua seus colaboradores contra furto e roubo de veículos

Instrua seus colaboradores contra furto e roubo de veículos

Equipar os veículos com dispositivos contra roubos e furtos é muito importante. Porém, é essencial que os motoristas de sua frota e outros usuários dos veículos também tomem algumas medidas preventivas no dia a dia.

Este é um tópico bem mais extenso, então vamos observá-lo aos poucos.

Veja, abaixo, as orientações que são mais importantes para agir contra furto e roubo de veículos:

Pertences no interior do veículo

Oriente seus colaboradores a nunca deixar pertences, documentos ou equipamentos à mostra no interior do veículo.

Leia também:  Saiba como fazer o controle de frotas da sua empresa!

Frequentemente, quando um assaltante não leva o veículo, o que ele busca é algum pertence de valor, seja para venda imediata, como um celular, ou para cometer outros crimes, como um cartão de banco.

Semáforos e regiões perigosas

Atenção ao parar em semáforos, principalmente em regiões mais perigosas, também é uma prática necessária. Pequenas distrações podem servir de convite aos criminosos. O ideal é se manter a uma distância razoável do carro à frente e não parar totalmente. Isso permite que, em caso de emergência, o motorista possa arrancar e evitar o assalto.

Local onde estacionar

Estacionar em um local seguro também é importante. O ideal é evitar áreas muito distantes, desertas ou mal iluminadas. Caso não tenha local próprio para estacionar os seus veículos, procure negociar com um estacionamento privado a guarda e pernoite de sua frota.

Cuidados ao trancar o veículo

É importante manter o veículo trancado sempre que não estiver em uso. Mesmo que o motorista saia por apenas um minuto, já é o suficiente para que um ladrão se aproxime e consiga levá-lo.

Portanto, todo cuidado é pouco, seja em uma simples parada no posto de combustível ou para fazer alguma entrega em portarias, entre outras atividades que costumam ser bem rápidas.

Reações em casos de assalto

Caso não seja possível evitar o assalto, é importante instruir os funcionários para que os danos sejam minimizados. Saber como se portar diante desse tipo de ameaça ajuda a preservar a integridade física do motorista, além de, em alguns casos, facilitar a recuperação completa do veículo, sem danos.

Não reagir é o primeiro passo para quem, inevitavelmente, tem de passar por esse tipo de situação.

6) Busque rotas mais seguras

Busque rotas mais seguras

Uma das principais causas de furto e roubo de veículos é a utilização de rotas que não possuem a devida segurança. Falta de iluminação, pouco ou nenhum policiamento, sinal de internet ou telefone fraco, entre outros fatores, contribuem para a vulnerabilidade de certas ruas e estradas.

Locais assim costumam atrair bandidos justamente por oferecerem o tempo necessário para uma fuga. Por isso, é de extrema importância que haja cautela, ainda que seja preciso mais tempo para se chegar a um destino. Isso sempre deve ser conversado com o gestor, a fim de achar a melhor e mais segura solução em termos de rotas.

Identificar esses locais e traçar rotas por ruas diferentes, certamente, vai proteger seus colaboradores e patrimônio. Caso não seja possível evitar a rota em si, escolha sempre os horários mais tranquilos e de menor trânsito, reduzindo o tempo de exposição.

Leia também:  Dirigir com sono: como evitar que isso aconteça na sua frota?

Pode parecer uma atitude pequena, mas, muitas vezes, é a diferença entre uma viagem segura e um veículo perdido.

7) Não utilize chaves fáceis de copiar

Às vezes, o furto e roubo de veículos não se dá por meio de um assalto, mas sim de uma ação planejada e organizada. Um bandido pode fazer uma cópia da chave enquanto ela está com algum manobrista ou frentista, ou mesmo interceptar o sinal emitido pela chave eletrônica. No próximo momento em que o veículo estiver desprotegido, poderá ser levado.

Para se contrapor a essa tecnologia de roubo, muitas empresas já estão optando por chaves codificadas, que são mais difíceis de copiar do que os modelos antigos. É importante frisar que todas as chaves devem ser únicas.

Considere isso na hora de selecionar os veículos ideais para sua frota corporativa. Se todos vierem de fábrica com chaves codificadas, melhor para a segurança dos seus veículos.

8) Tenha seguro para todos os veículos

Infelizmente, não é possível evitar todo e qualquer furto e roubo de veículos. O melhor é sempre prevenir. É preciso se preparar e buscar formas de minimizar as chances desse tipo de evento acontecerem com a sua frota.

A contratação de um seguro é feita justamente para esse tipo de incidente. Assim, é possível contar com a reposição do veículo perdido, além de cobrir os danos causados ao motorista. Frequentemente, a perda financeira de não ter um veículo é maior do que o custo de um seguro.

Vantagem para empresas que contratam frotas terceirizadas, pois o seguro frequentemente é item presente nos contratos deste tipo de serviço. Isso sem mencionar vários outros recursos muito eficientes na prevenção contra furto e roubo de veículos, como rastreadores e telemetria veicular, carro reserva e outros.

Ao equipar adequadamente os veículos de sua frota e treinar seus motoristas, você reduz os índices de roubos e furtos de veículos da sua frota e tem mais tempo para se preocupar com o que importa para o seu negócio crescer — ou seja, o seu core business. Esse é um ganho enorme tanto para a segurança da sua frota quanto para a operação da sua empresa como um todo.

Se você gostou das nossas dicas preventivas contra furto e roubo de veículos e não quer perder nenhum de nossos posts, siga nossos perfis nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades e das melhores práticas na gestão de frotas corporativas!

3 comentários em "Conheça 8 medidas preventivas contra furto e roubo de veículos"

  1. rubens disse:

    existem câmeras de monitoramento para instalar em veículos

  2. Wanderson disse:

    Gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.

  3. Ana Da Silva disse:

    Aqui é a Ana Da Silva, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados