Created with Snap
Frotas leves: entenda o conceito e aposte na mobilidade corporativa

Frotas leves: entenda o conceito e aposte na mobilidade corporativa

Tempo de leitura: 8 minutos.

A agilidade de uma empresa faz toda a diferença em sua eficiência e na qualidade do serviço. Especialmente quando seus colaboradores precisam se deslocar em centros urbanos muito movimentados ou visitar outras cidades constantemente. São em situações assim que surge a necessidade de adotar frotas leves como principal meio de transporte.

Como o nome indica, trata-se de uma frota composta por veículos leves, como carros de passeio. Nem todos os seus negócios vão exigir o transporte de muitas pessoas simultaneamente ou de grandes cargas. Para tarefas menores e deslocamentos de rotina, vale mais a pena ter veículos práticos e eficientes.

Ainda tem dúvidas sobre adotar veículos leves para sua frota? Então, continue acompanhando e entenda como essa escolha pode melhorar a mobilidade da sua empresa.

Quais são as vantagens das frotas leves para o seu negócio?

Mais adequadas para o transporte de equipes

Frotas leves: Mais adequadas para o transporte de equipes

Muitas empresas possuem equipes técnicas que circulam por diferentes localidades. Algumas atendem os clientes diretamente, sendo relacionadas ao seu core business.

Outras atuam em diferentes filiais, na medida do necessário, fazendo vistorias e manutenção em equipamentos. Em ambos os casos, elas não devem precisar de um veículo muito grande. Pelo contrário, quanto mais prática for a opção, melhor, pois será algo que a maioria colaboradores já estarão habilitados a dirigir.

Além disso, veículos leves são mais práticos para serem utilizados no dia a dia da equipe, demandando apenas os cuidados básicos que qualquer pessoa deve ter com um carro particular. E ainda é possível transportar boa variedade de equipamentos necessários ao trabalho sem dificuldades.

Leia também:  Como garantir a escalabilidade dos processos da sua empresa

Mais flexibilidade na escolha de rotas

Outra vantagem das frotas leves é que as opções de rotas que você terá serão bem maiores. Muitas vias são bloqueadas para veículos de grande porte em determinadas horas do dia, enquanto carros mais pesados podem ter dificuldades para circular por certas ruas.

Pode parecer uma diferença pequena a princípio, mas essas situações podem se acumular e reduzir bastante sua eficiência operacional. Pensando nesse quesito, utilizar veículos de menor porte proporcionará mais flexibilidade na hora de escolher as rotas devem ser utilizadas pelo pessoal sua empresa.

Será possível evitar diversos problemas, como vias congestionadas, além de poder circular livremente a qualquer hora do dia e diminuir bastante o tempo de deslocamento. Logo, você verá como essa agilidade se reflete na produtividade do seu time.

Modelos de carros mais econômicos

Frotas leves: Modelos de carros mais econômicos

O custo total gerado por carros de menor porte é consideravelmente pequeno quando comparado a frotas mais pesadas. Primeiramente, o consumo de combustíveis é bem menor, pois os motores não precisam da mesma potência para transportar um pequeno número de pessoas do que precisariam para levar grandes quantidades de carga.

Segundo, estes veículos também geram menos gastos secundários, como pedágios, desgaste de pneus e mesmo o treinamento da equipe para prevenção de acidentes, pois estes carros são mais práticos e fáceis de utilizar.

Em médio e longo prazo será possível aumentar consideravelmente seus lucros apenas pela redução do custo de manutenção da frota.

Perfeitas para o trânsito em grandes cidades

O deslocamento nos centros urbanos é bastante caótico hoje em dia. O volume de carros circulando durante o horário comercial tende a atrasar bastante qualquer viagem que normalmente duraria poucos minutos. E o problema se torna mais grave quando são utilizados veículos de grande porte, que demandam mais espaço que o normal para se deslocarem.

Leia também:  Perfil do condutor: quem pode dirigir sua frota?

Ao utilizar veículos de pequeno porte, que manobram facilmente e podem estacionar em praticamente qualquer vaga disponível, você resolve boa parte desses problemas.

Junto ao benefício de não estarem restritos a faixas e horários específicos, estes carros também podem atender a diversas demandas a qualquer momento do dia, sem grandes dificuldades.

Como administrar frotas leves?

Utilize sistemas de rastreamento

Utilize sistemas de rastreamento

Acompanhar os veículos da sua frota é indispensável, mesmo que os carros em questão sejam modelos populares leves. Afinal, se um deles sair da rota planejada ou se envolver em um acidente, você deve tomar uma atitude rapidamente. Para isso servem as ferramentas de rastreamento, monitoramento e telemetria de veículos.

Há vários propósitos para este tipo de recursos, além do que já citamos. Por exemplo, suas ferramentas de monitoramento podem ajudar a gerar métricas para sua empresa, entendendo quanto de combustível foi consumido ou se houve alguma falha mecânica.

Estes dados vão te ajudar a entender o desempenho da sua frota e a tomar melhores decisões para o futuro do seu negócio.

Dimensione a frota de acordo com suas necessidades

Um erro que você não deve cometer é subestimar ou superestimar a quantidade necessária de veículos para que as metas diárias da empresa sejam atingidas. Mesmo que adotar frotas leves seja uma opção com melhor custo-benefício, você não pode arcar com excesso de veículos parados ou com um número insuficiente para atender a todos os seus pedidos.

Antes de se comprometer com um investimento, faça um levantamento interno na sua empresa e verifique como otimizar o uso dos seus veículos. Dessa forma, você não precisará contratar mais ou menos carros do que o necessário. E se a demanda da sua empresa mudar, é importante que você revise suas contas e redimensione a frota de acordo.

Leia também:  Quando vale a pena investir na terceirização de frotas?

Considere a possibilidade da terceirização

Terceirização de frotas para médias e pequenas empresas

Uma alternativa que pode resolver vários dos seus problemas é terceirizar sua frota de veículos leves. Além de proporcionar economia de até 25% nos custos operacionais da sua frota, você deve considerar as outras vantagens que estão relacionadas ao aluguel de frotas corporativas, como:

  • Não ter que lidar com os processos burocráticos da gestão de veículos;
  • Alterar o tamanho da frota sob demanda quando julgar necessários;
  • Ter a garantia de que a empresa contratada cuidará da revisão e manutenção dos veículos;
  • Contar com mais opções de veículos disponíveis, além da customização e preparação para cada situação de uso;
  • Saber que os carros que apresentam defeito podem ser substituídos por veículos reserva rapidamente;
  • Contar com ferramenta de rastreio, monitoramento e telemetria para acompanhar a rota dos seus veículos;
  • Poder se concentrar no seu core business e aumentar sua lucratividade.

Agora que você entende melhor o conceito de frotas leves, é hora de considerar essa solução para sua mobilidade corporativa. Solicite uma cotação e descubra como é fácil contar com uma frota de veículos leves terceirizada com a empresa líder do ramo no Brasil.

Quer aprender um pouco mais como aumentar a eficiência dessa área da sua empresa? Então leia o nosso artigo sobre redução de custos pela terceirização de frotas e entenda melhor os benefícios de uma frota terceirizada para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados