7 dicas de como dar um bom feedback para os colaboradores
Se você quer aperfeiçoar os pontos fortes dos colaboradores de sua empresa, assim como orientar a equipe sobre os aspectos que precisam ser melhorados, dar feedback de maneira eficiente é muito importante.
O problema é que muitos gestores não entendem a importância de um bom feedback, e, quando arriscam colocá-lo em prática, fazem isso de maneira incorreta. Você não quer ser esse profissional, certo?
Por isso, continue com a gente e confira, neste post, qual é a importância do feedback e as 7 melhores dicas para fazer um assertivo e de qualidade às pessoas que trabalham ao seu lado. Boa leitura!
Índice
Afinal, qual é a importância do feedback?
Quando bem executado, o principal resultado proporcionado pelo feedback é o aumento do desempenho dos colaboradores. Afinal, eles se sentirão mais valorizados e motivados, tornando-se mais seguros para realizar suas atividades, inovar e otimizar o trabalho. A prática do feedback também vai ajudar você a:
- identificar os pontos fortes e fracos da equipe, evidenciando tanto as qualidades e o que está funcionando, quanto as falhas e o que precisa ser melhorado;
- incentivar o profissional a continuar aprendendo e se especializando para crescer ainda mais e melhorar seus resultados;
- aumentar a comunicação e a interação entre os líderes e os colaboradores, promovendo momentos de alinhamento sobre questões relevantes ao trabalho;
- fazer com que o colaborador tenha uma sensação de pertencimento e utilidade do negócio, já que ele perceberá que suas ações podem contribuir para o sucesso da empresa.
Como dar bons feedbacks?
Para que a conversa tenha os efeitos desejados, é essencial que o feedback seja feito de maneira construtiva. Da mesma forma, o modo como esse retorno é passado aos colaboradores também é muito importante e vai impactar diretamente em sua eficácia ou não.
Mas não precisa preocupar-se – separamos, a seguir, as 7 melhores dicas para dar bons feedbacks para os colaboradores. Acompanhe!
1. Crie um roteiro antes da conversa
O primeiro passo dessa jornada é fazer um pequeno roteiro com todos os pontos a serem abordados no feedback. Como essa conversa é muito importante para o desenvolvimento profissional do colaborador, ela nunca deve ser feita no improviso. Portanto, levante os tópicos importantes e, inclusive, as possíveis respostas no caso de a pessoa levantar alguma objeção.
2. Apresente um resumo sobre o que vai falar
Logo no início da conversa, a dica é passar ao colaborador um pequeno resumo sobre o que será conversado, para evitar que ele fique preocupado demais — já que muitas pessoas começam a tremer só de imaginar ter que conversar com um líder ou gestor.
Abordando os pontos principais do feedback no começo da conversa, o funcionário vai perceber que se trata de uma conversa construtiva, cujo objetivo é destacar sua atuação e o que ele precisa melhorar.
3. Comece pelos pontos fortes
Antes de partir para as críticas e orientações sobre o que o profissional precisa melhorar, uma boa dica é começar sempre pelos pontos fortes. Afinal, isso vai fazer com que ele receba melhor as más notícias quando elas vierem.
A ideia é, bem no início da conversa, listar todos os pontos em que o funcionário se destacada, que podem ser seu desempenho, sua habilidade, atitude, competência, e por aí vai. Só então deve vir alguma frase como: “mas você pode melhorar para continuar ajudando a empresa porque…”.
4. Seja sincero
É impossível dar um feedback e deixar a sinceridade de lado na conversa. Sabemos que apontar falhas de uma pessoa pode ser algo difícil, mas é essencial que isso seja feito. Contudo, a sinceridade deve ser acompanhada de sutileza e empatia, pois o profissional jamais deve sentir-se constrangido.
Na mesma linha, seja sincero também quanto às virtudes e qualidades do funcionário, reconhecendo esses pontos para fortalecer a relação entre vocês.
5. Mantenha o respeito
Muitos gestores acabam pecando nesse ponto, pois dão o feedback imediatamente após um erro ou equívoco cometido pelo colaborador, momento em que ele estará irritado. Lembre-se: nunca dê um feedback de correção em uma hora de estresse.
É imprescindível que, ao longo de toda a conversa, você mantenha o respeito e a calma, pois vai estar ali não para criticar a pessoa, mas para levantar pontos positivos e negativos e de como ela pode melhorá-los. Assim, atue como um líder e baseie todos os comentários no desenvolvimento pessoal do profissional.
Não é incomum que uma pessoa reaja mal frente a um ponto negativo apontado no feedback, mas, mesmo que ela apresente esse comportamento, você nunca deve deixar o respeito de lado.
6. Escute e tenha a mente aberta
O feedback é uma conversa, portanto, é um momento em que ambos os lados devem falar e ouvir-se. Se você apenas falar e não se preocupar em escutar o colaborador, com certeza, o feedback não terá os resultados esperados, pois a pessoa dificilmente se sentirá valorizada.
Dessa forma, jamais empregue uma comunicação unilateral e esteja sempre pronto a ouvir o outro lado. Também é importante que você se mostre aberto para trocar ideias, pois isso é necessário para entender se existem outros fatores que podem estar contribuindo para um mau desempenho, por exemplo.
7. Use dados reais como exemplo
Por fim, não se esqueça de reforçar sua fala com dados reais e exemplos concretos, pois, apenas assim, o colaborador entenderá na prática a importância de aperfeiçoar ou melhorar uma tarefa.
Imagine um funcionário de uma loja de peças de carros, por exemplo, que chega atrasado todos os dias. Na conversa, o gestor pode dizer que os atrasos comprometem as vendas e, ao fim do mês, resultam em uma queda de X% nos resultados, entre outras informações. Um líder de sucesso é aquele que sabe dar feedback construtivo e eficaz, método essencial para garantir que a equipe fique motivada, produtiva e tenha um bom desempenho.
Após conferir o nosso post, você tem as melhores dicas em mãos e está pronto para dar bons feedbacks com eficiência e assertividade!
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