Created with Snap
O que avaliar ao escolher uma empresa de terceirização de serviços?

O que avaliar ao escolher uma empresa de terceirização de serviços?

A terceirização de serviços tem se consolidado no mercado graças à possibilidade de economizar recursos, além de permitir que as empresas foquem inteiramente no seu core business (seu negócio principal). Desse modo, o que antes era tendência, agora já faz parte do cotidiano de muitas organizações, sejam elas grandes, médias ou pequenas.

No entanto, antes de contratar uma empresa terceirizada, é preciso tomar alguns cuidados, como analisar a reputação e o histórico da fornecedora dos serviços. Também é indicado levantar as necessidades reais do seu empreendimento, de modo que os ganhos futuros consigam ser mensurados e a terceirização de serviços possa valer a pena.

Conhecimento do negócio e aproximação com a necessidade da empresa

O conhecimento da área de atuação do seu negócio pela empresa de terceirização é um dos itens mais importantes a se avaliar. É vital que ela entenda do seu setor para que possa fornecer soluções compatíveis com suas atividades e necessidades, de modo que atuem como suporte para otimizar suas operações e não as atrapalhar.

No caso de terceirização de frotas, a destinação de veículos inadequados para tarefas críticas, especialmente aquelas que exijam maior desempenho, pode ser extremamente prejudicial à contratante. Por exemplo: automóveis com menores tarifas mas que representam maior custo de propriedade total (maior número de manutenções, maior consumo, etc), veículos que não possuem as características necessárias para atender diferentes demandas como transporte de cargas específicas, circulação em terrenos distintos, ou ainda automóveis que deixam a desejar em itens como conforto e segurança, essenciais a colaboradores de cargos mais altos na hierarquia da empresa.

Leia também:  Retenção de Talentos e a Terceirização de Frotas

Portanto, é importante que a terceirizada conheça as necessidades específicas de cada contratante, além de identificar corretamente quais automóveis selecionar para cada perfil de uso.

Possibilidade de personalização na terceirização de serviços

A locadora deve ter a capacidade de compreender a operação do cliente de modo a oferecer um escopo de serviços adequado e sob medida para suas necessidades.

Outro ponto a se observar é a flexibilidade de personalização dos serviços, já que, além do ramo de atuação, a empresa poderá crescer ou expandir seus negócios para outros mercados. Dessa forma, é importante que a terceirizada consiga acompanhá-la sem diminuir a qualidade das atividades prestadas – ou seja, precisa oferecer escalabilidade para atender bem a todo tipo de contratante.

Suponhamos que os automóveis da sua empresa exigem algum tipo de customização ou equipamentos operacionais a serem instalados. A empresa que fornece a frota terceirizada deve não só estar apta a fazer essas adaptações, como é desejável que ela possua experiência neste tipo de serviço para garantir a qualidade da sua entrega.

Histórico da empresa que fará a terceirização de serviços

Como mencionado acima, é importante que o histórico da empresa terceirizada seja levantado para que se avalie a qualidade dos seus serviços.

Nesse sentido, pode-se buscar informações com outras empresas que a contrataram para avaliar a forma como foram atendidas, quais resultados obtiveram, se indicam a prestadora dos serviços e outras informações que se façam necessárias. Obter um feedback é uma forma de diminuir os riscos de uma relação que poderá se estender por anos, evitando assim muitas dores de cabeça no futuro.

Busque empresas conhecidas, com experiência e tempo de atuação no mercado em questão. Avalie seu portfólio de clientes, uma ótima fonte de referências sobre nível de serviço oferecido por essa empresa enquanto fornecedora de produtos ou serviços.

Leia também:  Como a frota terceirizada pode aumentar a produtividade?

Essas informações podem demonstrar a capacidade da empresa no atendimento de demandas de diferentes setores em diferentes escalas, se tornando um parâmetro fundamental na hora de selecionar uma empresa de terceirização de serviços.

Capacidade financeira

É conveniente avaliar se a terceirizada possui boa capacidade financeira para suportar sua operação. Dessa forma, caso surjam imprevistos, ela poderá fornecer apoio e não desamparar o seu negócio.

Especificamente na terceirização de frotas, a robustez financeira da empresa também permite avaliar se ela conseguirá arcar com a renovação da frota no tempo estipulado no contrato; se poderá prover automóveis reserva dentro das necessidades do cliente; e ainda se será capaz de manter o serviço de terceirização com excelência ao longo da vigência do contrato.

Na seleção de uma empresa de terceirização de frotas, é importante avaliar alguns aspectos específicos, como a cobertura oferecia pela malha de fornecedores, a capacidade de atendimento e prazos para cada tipo de solicitação e se existe um serviço de atendimento ao cliente dedicado. Também é desejável que a terceirizadora de frotas corporativas forneça portal de atendimento online, assistência técnica 24/7, cursos, treinamentos e outros serviços complementares.

Vale lembrar que a terceirização de serviços não deve ser vista apenas como uma forma de economizar recursos financeiros, mas também como uma chance de conseguir uma parceria rentável e eficaz para o seu empreendimento.

As dicas acima sobre terceirização de serviços foram úteis para você e para sua empresa? Então siga as nossas redes sociais e não perca nenhuma atualização do Blog Unidas Frotas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados