Created with Snap

Entenda os grandes riscos de usar o celular no trânsito

Tempo de leitura: 5 minutos.

Quando o assunto é direção, segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Mas nem sempre é o que vemos quando saímos às ruas. Por mais que existam diversos fatores que possam causar acidentes envolvendo veículos, o principal deles é o descuido dos motoristas – especialmente o uso do celular no trânsito, uma das maiores causa de colisões e atropelamentos atualmente nas ruas e estradas brasileiras.

De acordo com o Detran, o uso de celulares no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes. Com a evolução da tecnologia e a presença cada vez mais constante dos aparelhos em nossas vidas, esse risco se torna cada vez maior.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre os riscos de usar o celular no trânsito. Fique atento!

Diminuição da atenção

Usar o celular ao volante reduz drasticamente a atenção do motorista

A capacidade que possuímos de realizar várias tarefas ao mesmo tempo é bem limitada. Por mais que seja possível coordenar certos movimentos corporais distintos, quando o assunto envolve nossa atenção, isso se torna quase impossível.

Ao desempenhar certos tipos de atividades que necessitam de nossa total atenção, é fundamental evitar qualquer atitude que desvie nosso foco. E isso torna o celular um grande inimigo do motorista consciente.

Dirigir com segurança exige total atenção do condutor. Ao utilizar o celular no volante, você não só desvia o foco da visão e da audição como diminui a percepção de possíveis riscos do trânsito.

Esse fator tem sido crucial para o alto índice de acidentes em todo o mundo. É importantíssimo investir na conscientização de todo motorista, pois não é apenas a sua própria vida que está em jogo.

Leia também:  Carros por assinatura são destaque na Globo News

O risco é de todos

Tanto motoristas quanto pedestres precisam estar cientes de que o trânsito exige uma ação colaborativa de todos aqueles que o formam. Motoristas devem seguir as leis, mas também estarem atentos ao ambiente ao seu redor. A qualquer sinal de imprevisto, uma manobra defensiva pode ser necessária para evitar um acidente.

E, assim, ao usar o celular no trânsito, o condutor coloca em risco não só a própria vida como a de todos aqueles ao seu redor. Rapidamente, sua atenção fica toda concentrada no aparelho, e o condutor pode acabar causando uma colisão ou mesmo um atropelamento, com grandes chances de haver vítimas, inclusive fatais.

Todo uso do aparelho celular no trânsito gera riscos

Todo uso do aparelho celular no trânsito gera riscos

Uma das maiores causas de acidentes envolvendo o uso de celular ocorre quando o motorista está digitando algo. Pode ser uma conversa por escrito ou mesmo acessando sites e redes sociais.

Porém, é importante saber que até mesmo funções que não exigem foco visual, como ligações, são perigosas.
Ao conversar com alguém pelo viva voz ou com fones de ouvido, você não perde apenas a noção auditiva do trânsito como desvia a atenção daquilo que está fazendo para o assunto da conversa.

Jamais realize ou receba ligações ao dirigir, e oriente os motoristas da sua frota a respeito desta atitude. Em casos de emergência, procure parar o carro em local apropriado antes de aceitar uma chamada.

Punições maiores

Multas mais caras para quem for pego usando o celular no volante

A partir de novembro de 2016, a multa para quem usa o celular no trânsito passa de R$ 85,13 para R$ 293,47. A medida foi tomada perante o alto índice de acidentes causados por essa prática.

Vale lembrar que é permitido o uso de aplicativos de GPS ou similares, desde que o aparelho esteja obrigatoriamente fixado em um suporte localizado no para-brisa ou no painel do veículo. Qualquer outra situação, mesmo para o uso de aplicativos de localização, pode comprometer a atenção do motorista e, consequentemente, será passível de multa.

Leia também:  Comportamento do condutor: premiar ou penalizar?

Mesmo com o carro parado no semáforo, o motorista que utilizar o celular estará cometendo uma infração. Portanto, crie hábitos que garantam a segurança daqueles que estão no seu carro e também ao seu redor. Lembre-se de que, ao usar o celular no trânsito, o motorista está colocando em risco a própria vida.

Continue acompanhando as matérias do Blog Unidas Frotas. Receba tudo em primeira mão pelas redes sociais seguindo nossos perfis oficiais na web!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados