Created with Snap
engajamento de colaboradores

7 ideias infalíveis para aumentar o engajamento de colaboradores

Se você quer manter os funcionários de sua empresa motivados, produtivos e comprometidos com o trabalho, saiba que investir em práticas de engajamento é algo muito importante. Isso porque esse tipo de iniciativa da gestão vai contribuir diretamente para o sucesso da empresa, pois as equipes tendem a se empenhar ainda mais e ajudar no alcance dos resultados.

Uma boa notícia é que práticas de engajamento de colaboradores não são difíceis de serem implantadas. O importante é que elas sejam únicas, adaptadas à realidade do negócio e, claro, demonstrem que a empresa se importa com seus profissionais.

Neste post, separamos as 7 melhores ideias para ajudar você a aumentar o engajamento de colaboradores em seu negócio. Acompanhe e confira!

1. Disponibilize benefícios

Essa é uma das principais ações de engajamento nas empresas, pois sua capacidade de motivar as equipes é bastante alta. Afinal, quem não gosta de trabalhar em uma companhia que disponibiliza uma série de benefícios aos colaboradores?

Um exemplo é o carro corporativo, um ótimo benefício presente em muitas companhias. Além de não precisarem usar seu carro próprio para ir ao trabalho, as pessoas podem até mesmo utilizar o veículo em casos de deslocamentos pessoais. Oferecer convênios com academias, planos de saúde e outros serviços, além de bonificações de acordo com o desempenho também são boas ideias para proporcionar bem-estar e motivar o time.

2. Desenvolva uma liderança inspiradora

Você sabia que uma liderança ruim é um dos principais motivos para que os profissionais se sintam desmotivados e improdutivos? Portanto, se você quer aumentar a motivação na empresa, o segredo é saber liderar de maneira eficiente.

Leia também:  Armazenagem de produtos perecíveis: como fazer até o transporte?

Para isso, é preciso entender que um líder não é aquele responsável apenas por dar ordens, mas o que investe tempo em entender as necessidades dos funcionários e faz com que eles se sintam parte do negócio. Essa é a chamada liderança inspiradora, que só é alcançada quando o gestor é capaz de atuar de forma competente e proativa.

3. Ofereça oportunidades de crescimento na carreira

Não há nada mais desanimador do que atuar em uma empresa sem plano de carreira e que não ofereça nenhum tipo de incentivo à capacitação profissional. Isso é um problema tanto para os colaboradores, que vão acabar indo atrás de outros desafios para crescer profissionalmente, quanto para o negócio, que não conseguirá reter talentos e verá seus resultados caírem dia após dia.

Para evitar esse cenário, é muito importante contar com um plano de carreira estruturado e mostrar as possibilidades de evolução dentro da empresa. Assim, as pessoas se sentirão motivadas o suficiente para entregar o melhor trabalho e alcançar um novo cargo.

4. Aplique uma cultura organizacional voltada para pessoas

Os colaboradores são o maior patrimônio de uma empresa, e entender esse fato também é algo essencial para aumentar o engajamento deles. Para esse fim, a cultura organizacional deve promover ações como:

  • mostrar que é possível equilibrar a vida pessoal e profissional;
  • balancear o trabalho com momentos de descontração e diversão;
  • incentivar a troca de ideias e sugestões relacionadas ao negócio;
  • ouvir os colaboradores e entender suas responsabilidades e necessidades.

engajamento de colaboradores

5. Estimule o sentimento de propósito

Quando um profissional entende seu lugar e sua importância na empresa, as chances dele se sentir mais motivado serão muito maiores. A situação é bem diferente quando a pessoa tem a sensação de que não está realizando nada na empresa e que todo o seu trabalho duro não faz a menor diferença.

Leia também:  Como fazer cálculo de folha de pagamento corretamente? Descubra!

Nesse momento, o papel dos gestores é imprescindível. Eles devem mostrar constantemente que os funcionários têm um papel fundamental em toda a cadeia do negócio, contribuindo diretamente para os bons resultados e o sucesso da companhia. Uma boa dica é criar metas e objetivos e incentivar os times a atingi-los por meio de recompensas.

6. Estabeleça mecanismos de diálogo

O diálogo é outra prática essencial para quem deseja aumentar o engajamento de colaboradores, pois uma simples conversa entre o líder e seus liderados vai ajudar a reconhecer possíveis problemas e entender o nível de satisfação da equipe. Aqui, entra o importante papel do feedback, que nada mais é do que fazer uma avaliação do desempenho, exaltar pontos positivos, oferecer palavras de apoio e dar dicas de melhoria aos colaboradores.

Abordar pontos negativos só é interessante se a conversa for acompanhada por orientações de como contornar determinada situação, pois o feedback jamais deve ser considerado como um sinônimo de crítica e reclamação. Com tudo isso em mente, os líderes não podem se esquecer de sempre demonstrar que estão abertos ao diálogo e de deixar claro que a comunicação na empresa é uma via de mão dupla.

7. Promova eventos de integração

O trabalho duro é indispensável para que a empresa tenha bons resultados e alcance o sucesso, mas quando o assunto é motivar as equipes, voltar seus esforços para a promoção de atividades além do profissional também é primordial. Se você quer propiciar um ambiente amigável e gerar um vínculo emocional entre as equipes, lembre-se de criar um calendário de eventos ao longo do ano e envolver todos os colaboradores.

Quando falamos em eventos, logo vem à mente o famoso happy hour, que realmente tem uma grande capacidade de engajamento de colaboradores. Mas é importante ir além e promover outros tipos de iniciativas, como comemorações em datas temáticas, mutirões de trabalho voluntário e até mesmo coisas mais simples, como mudar o local de uma reunião mensal para um bar, um restaurante ou outro ambiente descontraído, por exemplo.

Leia também:  5 cuidados com o carro da empresa em tempos de COVID-19

Depois de conferir todas essas dicas para aumentar o engajamento de colaboradores, deu para perceber que manter as equipes sempre motivadas é algo essencial para o negócio. Se colocar as ideias que conheceu neste post em prática, você conseguirá alcançar grandes resultados, aumentar a produtividade e conferir um diferencial competitivo ao negócio.

Caso você esteja pensando em implantar esses novos benefícios em sua empresa, que tal investir no carro corporativo? Como abordamos, esse diferencial pode trazer muitos benefícios para o dia a dia dos profissionais. Entre em contato com a Unidas Frotas e veja como podemos ajudar você na adoção de uma frota corporativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados