Created with Snap
diversidade nas empresas

Qual a importância de promover diversidade nas empresas?

Com a ampliação dos meios de comunicação e as mudanças nos direitos civis, a diversidade tem se tornado uma qualidade cada vez mais desejada em qualquer ambiente, felizmente. A diversidade nas empresas, em particular, já é um objetivo para muitos empreendedores e por bons motivos. Porém, ainda existem aqueles que não entendem sua real importância e seu valor.

Além de todos os componentes sociais, de igualdade de oportunidades e de aceitação, ainda devem ser levados em conta os benefícios associados ao desempenho de negócio. A longo prazo, o investimento em um ambiente de trabalho mais diverso também contribui para os resultados obtidos.

Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe e entenda mais sobre a diversidade nas empresas, sua importância e como promovê-la!

O que significa ter diversidade?

Como o nome já deixa a entender, um ambiente de trabalho diverso é aquele que tem colaboradores com vários perfis diferentes, incluindo cor, gênero, classe social, religião, áreas de conhecimento, idade, entre outros fatores. Em outras palavras, é um espaço que conta com pessoas de diferentes bagagens culturais e emocionais.

Obviamente, não se trata de ter uma ou outra pessoa LGBT e todo o resto dominado por um mesmo perfil. É importante que haja uma distribuição, de modo que todos tenham o mesmo espaço e a mesma aceitação dentro do grupo. Só assim será possível promover a verdadeira igualdade dentro da companhia.

Por que a diversidade nas empresas é tão importante?

Como mencionamos, um ambiente diverso tende a ser bem mais produtivo a longo prazo, além de contribuir com a igualdade de oportunidades para diferentes grupos sociais. Veja aqui alguns dos benefícios que você tem ao promover a diversidade:

Leia também:  Cultura e clima organizacional: saiba como incentivá-los na prática

Promove uma maior perspectiva

Quando uma pessoa está há muito tempo em um projeto e fica com o olhar viciado, é comum que ela peça a opinião de alguém de fora, com uma perspectiva diferente. O mesmo vale para todas as equipes dentro da sua empresa e para a combinação de perfis que elas apresentam.

Com inúmeras pessoas pensando de formas diferentes sobre as mesmas questões, é fácil ter um entendimento amplo. Mesmo em tarefas mais práticas, ter o olhar de alguém diferente pode ajudar a revelar aspectos que você não imaginava.

Promove uma imagem mais positiva

Além de ser um objetivo das organizações, a diversidade nas empresas também é algo que muitos clientes buscam nas marcas que compram. Afinal, o consumo consciente também é uma forma que o consumidor encontrou de promover a conscientização e ajudar na melhora da qualidade do ambiente de trabalho dentro das empresas. Naturalmente, seu negócio também precisa se adaptar a essa demanda.

Isso vale tanto para o público consumidor quanto para o processo de contratação. Ao investir em diversidade, você também melhora a imagem do seu negócio enquanto contratante, o que ajuda a atrair e reter profissionais mais capacitados na empresa.

Incentiva a criatividade e a inovação

Promover a inovação é importante para a maioria das empresas hoje em dia, pois o mercado é altamente competitivo e exige que um negócio se destaque dos demais. Porém, é bem difícil ter ideias novas se as mesmas pessoas estão sempre fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito que sempre fizeram.

Injetar diferentes perspectivas em uma equipe, introduzindo alguém com um histórico diferenciado, por exemplo, pode fazer uma grande diferença no seu índice de inovação. Com um pouco de planejamento e estratégia, você fará com que novas ideias sejam implementadas de forma consistente.

Leia também:  7 ideias infalíveis para aumentar o engajamento de colaboradores

Melhora o clima organizacional

Algumas pessoas acreditam que, ao promover a diversidade nas empresas, haverá invariavelmente mais atritos entre os diferentes perfis. Pode até ser que isso aconteça no começo, mas não é o que ocorre a longo prazo. Não se você fizer a implementação dessa prática da maneira correta.

A verdade é que, com o tempo e a convivência, sua equipe tende a se tornar mais tolerante em relação a essas diferenças, aprendendo a apreciá-las. O resultado é que, depois de bastante tempo, será fácil manter um clima organizacional positivo com a entrada de colaboradores de diferentes perfis.

diversidade nas empresas

Como promover a diversidade nas empresas?

Considerando os pontos acima, conseguimos entender como a diversidade pode contribuir com sua empresa. A questão agora é: como colocá-la em prática? Para ajudar com isso, listamos aqui algumas dicas simples que você pode aplicar no seu dia a dia. Confira:

Programas de inclusão

Se fosse fácil criar uma equipe diversa, não seria necessário nem mesmo pensar em promoção da diversidade, pois ela surgiria espontaneamente. Porém, devido a vários fatores externos à empresa, não é isso que acontece. O setor de RH precisa ter um posicionamento ativo se deseja promover a diversidade.

Um programa de inclusão é um bom primeiro passo, no qual a empresa busca ativamente pessoas com perfis mais diversos para adicionar ao seu quadro. Pessoas com deficiências, de diferentes origens, entre outras características, podem ser recrutadas sob esse viés.

Recrutamento inteligente

Existem várias estratégias que ajudam a evitar a estagnação da empresa, promovendo a diversificação da equipe. Uma delas é implementar métodos de recrutamento mais inteligentes que evitam atitudes tendenciosas.

Um exemplo disso é o recrutamento às cegas, em que um colaborador passa por todas as avaliações sem menção de sua aparência física ou posição social, deixando que suas capacidades falem mais alto. Também é uma boa ideia avaliar como os candidatos lidam com diferentes grupos, assegurando que eles também ajudarão a promover a diversidade no futuro.

Leia também:  Como fazer cálculo de folha de pagamento corretamente? Descubra!

Comitês de diversidade

Criar um comitê para a promoção da diversidade é a melhor forma de manter um esforço ativo e bem direcionado. Para isso, é necessário reunir pessoas de diferentes grupos e perfis, as quais reconheçam essa necessidade e, de preferência, representem esses outros grupos. Dessa forma, você sempre terá uma voz ativa dentro da empresa para avaliar e promover a diversificação da equipe.

Agora que você entende melhor a importância da diversidade nas empresas e como pode promovê-la, é hora de elaborar suas estratégias e colocá-las em prática. A longo prazo, essas atitudes trarão mais produtividade e harmonia para seu negócio.

Quer mais dicas para destacar sua empresa? Então veja também nosso artigo sobre como aumentar a produtividade agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados