Created with Snap

Dimensionamento de frotas: como saber se preciso de mais veículos?

É fato: quem trabalha com gestão em empresas sabe que há diversos custos envolvidos nesse tipo de trabalho, sendo os relacionados a transportes um dos mais expressivos. Por esse motivo, é importante que as organizações saibam dimensionar sua frota corretamente, de modo a evitar despesas desnecessárias e aumentar seu potencial competitivo.

No entanto, adequar o número de veículos à real demanda da empresa pode representar um grande desafio para os gestores. Por isso, entender como é feito esse dimensionamento e como as locadoras de veículos podem ajudar nesse processo é imprescindível.

Se esse é um problema que você enfrenta na sua empresa, fique atento, pois é justamente o assunto que abordaremos neste post. Siga com a gente e saiba mais sobre o dimensionamento de frotas!

O processo de dimensionamento de frotas

Muitos gestores não se atentam a esse detalhe, mas a quantidade de carros de uma empresa traz impactos diretos em seus lucros e resultados.

Imagine, por exemplo, uma empresa com mais carros do que precisa. Veículos parados na garagem representam despesas constantes, principalmente devido à necessidade de manutenção e à imobilização de capital que poderia ser aplicado em outras áreas.

Da mesma forma, frotas menores do que o necessário também trazem prejuízos financeiros, pois se há veículos faltando, sem dúvida a organização ficará impossibilitada de fazer todas as entregas previstas. Consequentemente, a perda de dinheiro será inevitável.

Nesse sentido, o dimensionamento de frotas é um método essencial, pois possibilita que os gestores se planejem e possam otimizar as práticas de transporte da empresa. E isso é importante independentemente do tamanho da frota e da categoria dos veículos, sejam eles carros ou caminhões.

Leia também:  Unidas Bestfleet, a solução de veículos premium para empresas

A execução do procedimento

Para colocar o dimensionamento de frotas em prática, é necessário que os gestores estejam atentos a diversos aspectos. Entre eles, os mais importantes são as características da frota, o peso e volume da carga e o percurso a ser percorrido pelos motoristas. A ociosidade dos veículos e o custo operacional são outros elementos a serem observados.

Quando o gestor opta por veículos sem considerar esses aspectos, ele está cometendo um erro grave. Além de os veículos serem inadequados para as demandas do negócio, os danos financeiros serão significativos.

Os desafios de dimensionar a frota

Assim como outros processos da gestão de frota, o dimensionamento pode não ser nada muito fácil de ser executado. Isso porque o gestor deve estar atento a diversos aspectos e, caso algum ponto seja deixado de lado, todo o planejamento pode ser prejudicado.

Muitas vezes, as estimativas elaboradas pela própria empresa podem estar equivocadas, pois os profissionais não têm a expertise necessária para efetuá-las. Com isso, um simples erro de cálculo pode provocar resultados desastrosos, como a compra de veículos em uma quantidade maior do que o necessário, o que pode representar um grande prejuízo financeiro.

Além disso, trabalhar com o dimensionamento de frotas requer que a empresa administre uma série de burocracias — como a busca por fornecedores, a escolha pelos melhores preços, o fechamento de contratos, entre outros.

Como saber se sua empresa precisa de mais veículos?

Uma dúvida muito comum entre os gestores é quanto ao momento ideal de adquirir novos veículos para a frota. Aqui, a dica é ter bom senso e adquirir novos automóveis apenas quando necessário.

Para tomar essa decisão, o principal ponto a ser observado é se a quantidade atual de veículos está sendo suficiente para atender à demanda da empresa. Além disso, a renovação da frota envolve uma boa gestão do caixa da empresa, pois apenas assim será possível efetuar o processo sem impactar negativamente o setor financeiro.

Leia também:  Adaptação de carros funerários: como escolher um para sua funerária?

A locadora como parceira estratégica para dimensionamento de frotas

Como já abordamos, o dimensionamento de frotas pode não ser fácil de ser encarado pelas empresas, sobretudo por profissionais que nunca lidaram com esse processo. Assim, um caminho possível para quem deseja fazer o dimensionamento de frotas é contar com a ajuda de uma locadora de veículos.

Existe uma série de vantagens para quem opta por essa solução. A principal delas é o fato de que as locadoras poderão usar o seu know how (ou seja, seu conhecimento prático sobre o assunto) para fazer o dimensionamento de maneira mais eficiente. Isso vai agregar mais agilidade e efetividade ao processo e reduzir as chances de erros.

Além disso, você também vai poder contar com outras soluções que vão além da aquisição ou locação de carros para a frota. Uma delas é o carsharing, uma modalidade de aluguel de automóveis que funciona em intervalos mais curtos do que o usual, como por apenas algumas horas.

O carsharing pode ser bem vantajoso em relação ao modelo tradicional, principalmente para empresas de pequeno porte. Isso porque, por meio dele, você vai conseguir eliminar a necessidade de ter uma frota muito grande, evitando gastos e manutenção em tempo ocioso. Afinal, é possível alugar modelos apenas durante o expediente e em alguns dias da semana.

Entre as outras vantagens proporcionadas pela terceirização da frota e que tornam essa opção tão atraente para as empresas nos dias de hoje, estão:

  • A locadora analisa suas necessidades e oferece os automóveis mais adequados para a atuação de sua empresa. Além disso, os carros são entregues imediatamente, sem ser necessário esperar longos dias para receber um modelo;
  • o valor a ser pago pelo serviço é previsto em contrato e geralmente cobre diversas despesas, como manutenção e combustível. Sem contar, é claro, que é muito mais baixo do que o da compra de um carro;
  • você não vai precisar enfrentar as diversas burocracias envolvidas na aquisição de veículos, podendo direcionar seu trabalho para o core business da empresa;
  • recursos tecnológicos são imprescindíveis para garantir a segurança e o conforto dos motoristas da frota, e você pode contar com tudo isso se optar por locadoras que invistam em novas tecnologias. Por outro lado, não é nada barato adquirir modelos com alta tecnologia embarcada por conta própria.
Leia também:  Alugar ou financiar carro para empresa: qual a melhor opção?

O dimensionamento de frotas é um processo muito importante nas empresas, pois apenas assim você vai conseguir entender as reais necessidades de seu negócio e ter uma frota de tamanho adequado. Assim, independentemente se você escolher ter uma frota própria ou alugada, o dimensionamento é imprescindível.

Se você gostou deste artigo, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba todas as novidades de nosso blog diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados