6 dicas para melhorar a sua gestão de frotas
Todo ano, gestores de frotas corporativas procuram superar os obstáculos e problemas encontrados com o passar do tempo. Agora não será diferente; este será um ano bastante desafiador para as empresas, que deverão buscar cada vez mais controle dos seus custos administrativos. Mas alguns aspectos deste ano peculiar podem fazer a diferença na eficiência de uma frota. Listamos aqui 6 dicas para melhorar a sua gestão de frotas, otimizando ações que deram certo e eliminando pontos negativos. Confira:
1) Avalie os resultados do ano anterior
A primeira coisa a se fazer é analisar os resultados recentes, entrando em alguns detalhes específicos que vão auxiliar bastante nos primeiros meses do ano:
- Veículos mais eficientes e econômicos – Quais os modelos presentes na sua frota que menos gastam combustível, pneus e manutenção corretiva? A resposta deve revelar o caminho a seguir na ocasião da renovação da sua frota;
- Condutores mais eficientes – Quem levou menos multas, obteve menor média de consumo de combustível e causou menos sinistros na frota? Incentive e premie esses condutores, e faça deles bons exemplos para os demais;
- Centros de distribuição mais ativos – Se a sua empresa trabalha com centros de distribuição, dê mais atenção a aqueles com maior volume de movimentação. Verifique a capacidade de circulação de mercadorias e armazenamento, e considere fazer ajustes estratégicos que podem resultar em mais economia e agilidade no seu fluxo logístico.
Cada negócio tem as suas particularidades. Portanto, dentro do perfil da sua empresa e da área de atuação, há outros fatores a serem analisados antes de colocar a mão na massa e iniciar os trabalhos neste ano. Fique de olho e não perca nenhum detalhe! Ser minucioso é necessidade permanente na gestão de frotas, então atualize-se antes de olhar para a frente.
2) Reduza a velocidade
Esta é uma tendência mundial e não apenas reduz o consumo de pneus e de combustível como também melhora os níveis de segurança, minimizando o número de vítimas e o prejuízo financeiro relacionado a acidentes de trânsito.
Ideias como a Zona 30 crescem pelo mundo e demonstram grande eficiência ao reduzir a quantidade de batidas e atropelamentos em zonas urbanas. Portanto, ações de conscientização e treinamentos de direção defensiva, telemetria e medidas administrativas podem ser usadas para reduzir a velocidade média dos seus condutores.
Ao contrário do que se pensa, correr pelas ruas não garante maior produtividade para a sua frota. O tempo ganho com o excesso de velocidade é perdido em acidentes e problemas com a polícia e guardas de trânsito; a lucratividade desaparece com o aumento de manutenções e consumo de peças e combustível; e motoristas “pé de chumbo” costumam ser mais estressados e sofrerem mais com problemas de saúde, isso obviamente sem falar da ociosidade causada por ferimentos e suspensões causados pela imprudência.
3) Monitore
Para se alcançar maior eficiência operacional em frotas corporativas é necessário acompanhar todos os detalhes da operação, se possível em tempo real.
O monitoramento veicular tem vários níveis. Pode contemplar apenas a localização e velocidade média de um veículo, ou captar inclusive dados de telemetria que auxiliam na prevenção de panes e medição do desgaste de pneus e outros itens mecânicos e elétricos.
Se você ainda não conta com um sistema de monitoramento que se adeque às suas necessidades, fique de olho. Crimes como roubos de cargas, por exemplo, são um risco constante e colocam em risco não apenas a sua frota como as mercadorias que estarão transportando, e o monitoramento é uma das poucas maneiras de se prevenir contra este tipo de situação. Não se esqueça de ter tudo coberto por um seguro especializado neste tipo de atividade.
4) Controle os custos
Os custos da operação de uma frota estão diretamente ligados à sua eficiência operacional. É necessário acompanhar bem de perto alguns dados específicos a partir de informações como:
- Custo médio por viagem
- Combustível: custo por KM rodado
- Depreciação dos veículos
- Custo manutenções preventivas
- Custo manutenções corretivas
- Sinistros
- Seguro
O Custo médio por veículo/ mês é um KPI derivado de todos os custos mensais da frota, que serve para acompanhar variações de custos de cada veículo. É composto dos itens listados acima, além de qualquer custo operacional que pode ser atribuído a cada um desses veículos separadamente.
Dependendo das especificidades da sua empresa, outros tipos de custos podem ser controlados para se garantir uma operação eficiente. Além disso, este acompanhamento servirá para a realização de diagnósticos e identificação de possíveis rupturas no seu fluxo logístico ou em processos internos.
E não se esqueça de entender melhor os custos ocultos da sua frota corporativa – e tentar eliminá-los, obviamente. Continuará sendo imprescindível ter controle total sobre os custos da operação da sua frota. Só assim é possível identificar oportunidades de economizar recursos.
5) Minimize a ociosidade
Veículos parados continuam acumulando gastos. Uma frota ociosa reduz a sua lucratividade e denuncia algum problema no seu dimensionamento.
Certifique-se de que a sua frota conta com veículos reserva, e prepare-se para gastos surpresa se houver alguma limitação para seu uso. Quando a frota é terceirizada, é muito comum haver limite para o carro reserva, o que pode se tornar um verdadeiro problema para a empresa – contratar uma frota terceirizada com veículos reserva ilimitados é a saída mais indicada. Com veículos prontos para serem usados no caso de pane ou sinistro de algumas unidades, você garante mais produtividade e pode eliminar a ociosidade da frota causada por essas ocorrências.
6) Conte com o suporte adequado
Se a sua empresa tem outra atividade que não seja a de frotas corporativas, seu core business não está relacionado à gestão desta frota. Sendo assim, é mais indicado delegar esta gestão a um parceiro que tenha a experiência necessária para esta atividade. Apenas desta maneira é possível focar no seu negócio principal e aumentar sua eficiência e sua lucratividade relacionadas à cadeia logística de operações.
Este ano pode ser positivo para sua empresa, desde que iniciado com um bom planejamento e direcionamento estratégico. Se tiver qualquer pergunta sobre a gestão de frotas corporativas ou sobre as dicas acima, solicite o contato de um especialista em frotas. Teremos prazer em ajudar!