Created with Snap

Dicas para a gestão de pneus da sua frota corporativa

Tempo de leitura: 4 minutos.

A gestão de frotas corporativas é feita de vários aspectos que precisam ser acompanhados de perto para garantir a produtividade e a qualidade das suas atividades. Um desses detalhes é a gestão de pneus dos veículos da frota, já que negligenciar este item pode trazer desde prejuízos e ociosidade de veículos até a ocorrência de acidentes e consequências negativas no âmbito legal e financeiro para a sua empresa.

Vejamos então algumas dicas para uma gestão eficiente de pneus da sua frota:

O controle de rotas é benéfico para a gestão de pneus da frota

Fazer o controle de rotas significa planejar os melhores trajetos e horários do dia para que seus veículos gastem menos tempo e rodem menores distâncias para cumprir as suas atividades.

A relação aqui é bem simples: trajetos mais curtos e menos tempo em trânsito = menor consumo de pneus, o que leva, consequentemente, a menores custos operacionais da frota.

Este controle é muito aplicado principalmente nos veículos da frota operacional e da força de vendas, atividades em que a melhor rota pode ser determinante para garantir os resultados dessas áreas.

controle-de-rotas-ajuda-economizar-pneus

O controle de rotas pode ser feito de várias formas.

Antigamente, havia duas ferramentas básicas para se traçar rotas no trânsito: mapas de papel e a intuição do motorista.

Hoje, temos ferramentas digitais como aplicativos de mapas e trânsito, simples o bastante para ser usados por qualquer condutor, e também sistemas complexos e especializados em gestão de frotas corporativas, usados para gerenciar centenas ou milhares de veículos e suas respectivas rotas em várias cidades do mundo, simultaneamente.

A melhor solução para você depende da natureza da sua atividade e do tamanho da sua frota. Quer entender melhor sobre o controle de frotas para a sua empresa? Fale com um dos nossos consultores e tire as suas dúvidas.

Leia também:  A terceirização de frotas e o conhecimento

Controle datas e quilometragem para guiar a troca periódica de pneus

Cada frota tem a sua política específica quando se fala da troca periódica de pneus. Normalmente, carros de passeio têm seus jogos de pneus trocados a cada 40.000 quilômetros rodados, variando de acordo com o uso e o perfil de cada veículo.

Não importa a política de substituição de pneus da sua frota; se a quilometragem definida não for acompanhada de perto, de nada adianta.

É necessário o registro periódico do odômetro de cada veículo da sua frota para que as trocas possam ser planejadas com antecedência, garantindo a segurança de condutores e demais colaboradores envolvidos com estes veículos.

odometro

Poucos sabem, mas os pneus também possuem data de validade, que normalmente é de 5 anos. Seu controle deve contemplar um campo para acompanhamento da validade desses pneus, sob o risco ter de veículos rodando com equipamentos fora das especificações do fabricante.

Assim como as rotas, o controle da quilometragem dos veículos pode ser feito de várias maneiras, usando métodos tradicionais como cadernos ou planilhas de Excel ou sistemas avançados de gestão e controle de frotas.

Esses sistemas relacionam seus dados à programação das trocas de pneus, assim como todo o tipo de manutenções preventivas, de maneira completamente automatizada.

Para saber melhor sobre as ferramentas de controle de frotas corporativas para a sua empresa,  entre em contato com um dos nossos consultores.

Outros cuidados com os pneus

Calibrar os pneus é mais importante do que se imagina

A gestão de pneus envolve algumas boas práticas por parte dos condutores e o acompanhamento de alguns pontos específicos para garantir a precisão do controle da frota, como a calibragem dos pneus, rodízio de pneus e observação técnica do TWI, que é o “indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”. Conhecer e entender cada uma dessas práticas é essencial para uma boa gestão de pneus da sua frota.

Leia também:  Como reduzir os custos da sua frota corporativa

Por exemplo, você sabia que pneus vazios podem aumentar o consumo de combustível em até 25%? Isso pode representar um impacto de centenas de milhares de Reais, dependendo do tamanho da frota em questão – isso sem falar da redução de um terço da vida útil de cada um desses pneus, que não são baratos. Portanto, é necessário manter os pneus sempre calibrados de acordo com as especificações de cada fabricante.

Veja mais detalhes no infográfico abaixo:

Infográfico: Dicas para aumentar a durabilidade dos pneus Unidas Frotas

Clique para visualizar em tamanho completo

Restou ainda alguma dúvida sobre a gestão de pneus da sua frota corporativa? Deixe sua dúvida no campo de comentários abaixo e não deixe de acompanhar a Unidas Frotas nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados

close
Thanks !

Thanks for sharing this, you are awesome !