Created with Snap
Dia da Sustentabilidade Unidas: compromisso com as futuras gerações

Dia da Sustentabilidade Unidas: compromisso com as futuras gerações

Hoje, 01/07, celebramos o Dia da Sustentabilidade Unidas, um marco muito importante em nossa história com a comemoração das conquistas das agendas social e ambiental que demonstram nosso engajamento e o propósito em fazer a diferença e contribuir com as futuras gerações.

Também estamos lançando hoje o Programa Carbono Neutro, que é um dos destaques da estratégia de sustentabilidade da Unidas e atende a um compromisso material de atuar contra a mudança global do clima.

Quando se fala em sustentabilidade empresarial, um dos grandes desafios é a redução das emissões de carbono na atmosfera. Por isso, alinhamos o nosso compromisso com a agenda climática e demos passos importantes nessa direção.

Conheça os detalhes do Programa Unidas Carbono Neutro e como estamos trabalhando em favor de um mundo melhor para todos!

O que é o Programa Unidas Carbono Neutro?

Dia da Sustentabilidade Unidas: compromisso com as futuras gerações

 

Sabemos que as empresas têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico e possuem grande papel nas transformações do planeta como um todo.
O Programa Unidas Carbono Neutro integra, de forma consistente, a agenda de mudança climática à operação da Unidas, como parte do esforço mundial pela redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera.

Acreditamos que a transição para uma economia de baixo carbono é um dos principais desafios desta década. Nesse sentido, alinhamos as nossas ações aos movimentos globais com o objetivo de controlar o aumento da temperatura na Terra em 1,5°C evitando consequências graves para a humanidade.

Estamos crescendo como nunca e, por isso, nos dedicamos a garantir que esse crescimento seja sustentável e responsável. Já compensamos 143.180 toneladas de CO2 e o nosso compromisso é de sermos Carbono Neutro até o ano de 2028.

Leia também:  Unidas é Patrocinadora Master da Jaguar Parade BH 2021

Este é um forte traço do DNA da Unidas.

Agora, entenda melhor como é possível equilibrar o crescimento com responsabilidade através da redução do CO2 liberado na atmosfera:

Como funciona a mitigação das emissões dos gases de efeito estufa?

Com o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, diversos setores da sociedade têm mobilizado recursos para reduzir suas emissões através de programas específicos de mitigação de GEE.

O primeiro passo para a implementação do Unidas Carbono Neutro foi organizar o inventário de emissões, identificando exatamente quais são as fontes de GEE na nossa operação e qual é a sua contribuição anual em toneladas de dióxido de carbono equivalente. Assim, foi desenvolvida a estratégia de redução e compensação considerando, inclusive, a utilização dos carros pelos nossos clientes.

O inventário de 2019 e 2020 da Unidas seguiu as normas do GHG Protocol e da NBR ISO 14064-1.

Compensamos, por meio da compra de crédito de carbono, 143.180 mil toneladas de CO2, considerando os ciclos de 2019 e 2020. Atingimos a marca de mais de 167 mil carros e temos um papel cada vez mais relevante na preservação do meio ambiente.

Frota Flex Unidas

Além da estratégia de compensação das emissões de CO2, optamos por uma composição de frota com 93% dos veículos movidos a motores flex – aqueles que funcionam com gasolina ou etanol. Fomos também a primeira empresa no Brasil a disponibilizar a locação de 200 carros elétricos.

A gasolina é um combustível que causa maior impacto ambiental. O álcool é um combustível ecologicamente mais correto por ser obtido de fontes renováveis. A diferença já começa na sua produção e vai até a sua queima; por ser derivado da cana-de-açúcar e não do petróleo, o etanol emite menos gases poluentes na atmosfera.

Leia também:  Realizando sonhos com as Cartinhas de Natal na Unidas!

Possibilitar que os nossos veículos rodem utilizando o etanol é mais uma alternativa para garantirmos uma operação sustentável, causando menos danos ao meio-ambiente.

Outras iniciativas

Adquirimos energia renovável para doze lojas no estado de Minas Gerais (MG) e adotamos a lavagem a seco em 30% das lojas de Rent a Car (RAC).

Assumimos compromissos globais que contribuem para a busca de soluções para uma sociedade mais justa e um planeta ambientalmente equilibrado. Somos signatários do Pacto Global, das Nações Unidas (UNGC), e dentro da Rede Brasileira do Pacto Global (RBPG) integramos a plataforma Ação pelo Clima. Aderimos ao movimento Ambição pelos ODS, que incentiva as empresas a implementarem metas ambiciosas para impulsionar o alcance da Agenda 2030, na “Década da Ação” – movimento que busca acelerar o alcance dos ODS no mundo todo, sendo o ODS 13, um dos objetivos priorizados.

Esses esforços foram recompensados ao integrarmos o Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3, bolsa de valores brasileira. Sendo assim, ingressamos no ecossistema global de Companhias que aliam o crescimento econômico ao desenvolvimento social e à preservação ambiental.

Você também pode fazer parte deste movimento!

Na Unidas, estamos fazendo a nossa parte ao contribuir para uma sociedade mais justa e acolhedora. Nossas ações são ampliadas a cada dia, e convidamos você a participar deste movimento para construir um mundo melhor para todos.

Abastecendo seu carro com etanol, você contribui enormemente no combate às mudanças climáticas, pois sua queima emite 111 vezes menos gases de efeito estufa por quilômetro rodado, em comparação à gasolina.

Uma atitude simples, mas que nos ajuda a caminhar em direção a um futuro mais sustentável.

Conta pra gente nos comentários o que você achou do Programa Unidas Carbono Neutro 😉

Leia também:  Unidas é primeira empresa brasileira a receber selo EV100

Aproveite e conheça também as nossas outras ações de Responsabilidade Social Corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados