Created with Snap
Entenda a importância da aplicação do DDS na gestão de frotas

A importância da aplicação do DDS na Gestão de Frotas

Tempo de leitura: 9 minutos.

Um tempo atrás, certo motorista estava a trabalho em meio ao trânsito da cidade. Percebeu, então, que o motor do veículo estava em uma temperatura além do normal. Ao parar e olhar embaixo do carro, notou que água do radiador estava vazando e, ingenuamente, decidiu abrir o reservatório. Talvez você já imagine o que aconteceu: uma grave queimadura.

Justamente neste dia, o tema para DDS da empresa foi “cuidados com o sistema de arrefecimento”. E, infelizmente, o funcionário não esteve presente durante o diálogo. Caso contrário, a situação poderia ter sido bem diferente.

Deu para perceber que a segurança é um dos elementos mais importantes para quem trabalha dirigindo. Mesmo em pequenos trajetos, qualquer ocorrência pode acabar comprometendo os funcionários e a empresa. Por isso, existem tantos procedimentos de prevenção aplicados diariamente. Um dos principais deles é o DDS, abreviação de “Diálogo Diário de Segurança”.

Esse diálogo, como o nome indica, é uma reunião diária entre um orientador de segurança e toda a equipe da frota. Neste momento, são dadas todas orientações de prevenção de acidentes, desde revisões simples na lei de trânsito até meios de dirigir em locais alagados com tranquilidade, além de discussões sobre temas relacionados à segurança dos profissionais envolvidos. Assim, se torna bem mais fácil garantir a segurança de todos os membros da equipe.

Para melhorar o seu DDS, listamos 5 dicas de como aplicá-lo em sua equipe com maior eficiência.

Além disso, trouxemos 30 sugestões de temas para DDS que farão com que a conversa com sua equipe seja um sucesso. Está pronto? Vamos começar!

1) Transmita informações objetivas sobre segurança

Evite reuniões de DDS longas ou com temas demais.
Evite reuniões de DDS longas ou com temas demais. Mantenha o foco e a objetividade sempre.

Uma reunião diária de segurança tem um tempo de duração estimado entre 5 e 15 minutos. Ir muito além desse período pode atrapalhar a atenção da equipe, já que os participantes ainda terão todo o dia pela frente. Reuniões e conversas excessivamente longas podem dificultar a assimilação do conteúdo.

Em vez de passar todos os detalhes de segurança possíveis, concentre-se apenas no essencial, destacando os pontos mais importantes para aquele momento. Foque em um tema para ser tratado em cada ocasião. Desta forma, você captura a atenção e obtém o melhor de todos os participantes do seu DDS.

Para conseguir maior objetividade, nada melhor do que contar com um profissional da área. Por isso, convide pessoas diferentes para ministrar o diálogo. Por exemplo, se o tema do DDS for sobre dicas de saúde, uma boa opção seria convidar um médico ou enfermeiro.

Leia também:  Conheça 8 medidas preventivas contra furto e roubo de veículos

A depender do tema e da situação, os próprios colaboradores podem conduzir o DDS. Essas mudanças na rotina farão com que a conversa com eles seja mais atraente e instrutiva.

Outra sugestão é conduzir a reunião em pé. Isso contribuirá para que o tempo estabelecido seja respeitado e, além disso, vai dar um ar mais dinâmico ao diálogo.

É importante fazer com que a equipe visualize o que está sendo transmitido. É possível fazer isso mostrando algumas imagens ou vídeos relacionados com o tema. Melhor ainda é trazer a aplicação do tema para as atividades que o funcionário realiza no decorrer do dia.

2) Mantenha um canal aberto para os funcionários

Mantenha um canal aberto para os funcionários

Além de transmitir orientações para a equipe, o DDS também serve para que os membros da frota informem problemas de segurança que tenham percebido, além de locais que possuam maior risco de acidentes, avarias nos veículos, entre outras situações afins.

Não há tempo para discutir vários assuntos com o devido aprofundamento durante a reunião. Mas os pontos levantados devem ser registrados e tratados internamente junto aos responsáveis de cada área, sempre que se torne necessário tomar uma atitude. Tirar dúvidas, especialmente as dos recém-chegados, também é uma tarefa muito importante.

É importante lembrar que o objetivo é que haja um diálogo. Por isso, faça com que todos os colaboradores tenham a oportunidade de se expressar durante o DDS, mas cuide para que isso não torne a reunião mais longa do que o estabelecido.

Incentivar a participação ainda traz outro benefício: ajuda a captar a atenção dos funcionários. Isso acontece porque eles estarão ouvindo alguém que passa pelas mesmas experiências do dia a dia.

3) Incentive a fiscalização mútua entre os colegas

Incentive a fiscalização mútua entre os colegas

Durante o DDS, pode ser uma boa ideia criar um sistema de feedback mútuo para funcionários que dividam o mesmo veículo.

Faça com que cada um cheque seu colega, de modo a verificar se todos estão seguindo adequadamente as normas de segurança, sem esquecer nenhum detalhe. Isso fará com que cada um tenha mais atenção às regras e não deixe de segui-las por negligência ou esquecimento.

Práticas simples como definir checklists para os motoristas e veículos pode reduzir muito os riscos de acidentes e outros imprevistos no trânsito.

Leia também:  Rastreamento e telemetria veicular: saiba as diferenças

4) Incentive checagens regulares nos veículos da sua frota

Incentive checagens regulares na sua frota

Tão importante quanto fazer o DDS com a equipe é checar os carros para garantir que estão seguros. Problemas nos freios, nas marchas e nos pneus só aumentam o risco de acidentes, o que não é nada promissor para a empresa.

Um veículo quebrado é um enorme custo para a companhia, enquanto um funcionário hospitalizado causa grande atraso nas rotinas de trabalho. Por isso, é muito importante fazer uma revisão rápida nos veículos, de preferência logo antes de iniciar o trabalho.

Inclua este assunto rotineiramente no seu DDS, aproveite para tirar as dúvidas que venham a surgir e divulgue boas práticas de prevenção a panes mecânicas, que podem ser aplicadas por todos os condutores.

5) Escolha temas para DDS atraentes

Quem gosta de sentar em uma cadeira para ouvir sobre aquele tema repetitivo e cansativo? Nem você, nem seus filhos e muitos menos os funcionários da empresa. O segredo, então, é usar temas para DDS que chamem a atenção e se encaixem nas necessidades de quem está ouvindo.

É muito importante falar sobre leis trânsito, direção defensiva, cuidar bem do veículo etc. Mas não se limite a usar temas que estejam diretamente ligados ao dia a dia da pessoa como motorista. Tente ajudá-lo na sua vida fora do trabalho, visto que, querendo ou não, ela vai impactar no seu comportamento enquanto motorista profissional.

É claro que a escolha destes temas deve vir acompanhada de uma boa dose de bom senso. Veja algumas categorias de temas para DDS que podem motivar seus funcionários:

Saúde é o que interessa

Se o colaborador não estiver saudável, a sua produtividade será prejudicada com toda certeza. Acontece que, às vezes, pequenas atitudes ao longo do dia contribuem para o declínio ou melhora da saúde. Por isso, aí vão algumas dicas de temas para DDS nessa área.

  • Quando você paga por um sorriso? Sorria mais!
  • (x) atividades físicas que você pode começar a praticar ainda hoje.
  • Você tem apenas 1 coluna. Cuide bem dela!
  • Como controlar o estresse?
  • Tenha bons hábitos de higiene corporal.
  • Como evitar o AVC?
  • (x) dicas para diminuir os riscos de lesões depois dos exercícios físicos.
  • A importância do descanso.
  • Os (x) piores alimentos para sua saúde.
  • Ficou bem fácil notar que estes temas vão mexer com a vida do colaborador na sua totalidade. Existem inúmeros temas que podem ser explorados nesta área de saúde. Por isso, seja observador e criativo na escolha dos temas.
Leia também:  Entenda como os carros autônomos funcionam

Administração financeira

O colaborador pode até estar bem de saúde. Mas, se as contas estiverem no vermelho, a situação se complica. Em especial, nesses tempos de crise econômica e oportunidades de crédito fácil, é preciso ser cauteloso. Oferecer boas dicas a esse respeito será muito útil:

  • ​Cuide bem da sua saúde financeira!
  • Cuidado com os cartões de crédito!
  • Como definir prioridades no pagamento de dívidas?
  • Você já tem uma planilha de orçamento mensal?
  • (x) formas para ensinar seus filhos a economizar dinheiro.

Direção defensiva e cuidados no trânsito

É importante estar atento às atitudes dos colaboradores durante o trabalho. Fazer uma análise das multas em veículos da frota também pode ser útil para detectar problemas específicos e tentar corrigi-los. Veja algumas sugestões de temas:

  • Como estar seguro ao dirigir nas estradas?
  • Todo cuidado é pouco ao transportar cargas.
  • Pare! Olhe! Escute!
  • Como dar a ré no carro com segurança.
  • Pratique a direção defensiva e não ofensiva.
  • Use da forma correta o cinto de segurança.
  • (x) motivos para não usar o celular ao dirigir.

Sustentabilidade na prática profissional

Falar sobre esse assunto é indispensável em qualquer empresa. Veja possíveis questões a serem tratadas:

  • Qual a importância da reciclagem — conheça e valorize!
  • (x) atitudes sustentáveis que você pode tomar para preservar o meio ambiente.
  • Como funciona a coleta seletiva?
  • Entendendo o aquecimento global.
  • Prevenção da Poluição — reduzindo acidentes, impactos e despesas.
  • Você tem hábitos sustentáveis?
  • Como tratar o óleo usado?
  • O que fazer para prevenir vazamentos de produtos químicos?
  • O que a minha maneira de dirigir tem a ver com a poluição do ar?

Como o exemplo mencionado no início do texto mostra, o Diálogo Diário de Segurança é fundamental para dar manutenção no espírito de prevenção de acidentes no pessoal da empresa. Como administrador, tenha certeza de que todos os profissionais da equipe estejam envolvidos no diálogo.

Esperamos que tenha gostado das nossas 30 dicas de temas para a aplicação do DDS na sua empres! Se quiser conhecer algumas sugestões de como treinar funcionários para serem melhores motoristas, sugerimos que leia o artigo sobre como treinar seus colaboradores na direção defensiva!

One thought on "A importância da aplicação do DDS na Gestão de Frotas"

  1. Brito Mesa disse:

    Adorei dos temas abordados neste manual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados

close
Thanks !

Thanks for sharing this, you are awesome !